Desde o início do século XX, com a chegada dos computadores, o mundo vive a Era da Informação.
Neste período, a livre circulação de conhecimento e know-how tornou o mundo mais competitivo e neste mercado de constantes novidades, as empresas que mais se destacam são as que melhor se organizam e otimizam os recursos que possuem.
Se você está pensando em abrir uma empresa, saiba que pensar o negócio é importantíssimo para ter sucesso, mas se você já tem uma empresa, não se preocupe, organização e planejamento são fundamentais para melhorar a administração de um negócio já constituído.
As grandes empresas são grandes porque entendem que para sobreviver e se destacar, devem estar em constante inovação, investindo em diversos meios ao mesmo tempo, diversificando e remanejando seu esforço ocioso. Porém estas empresas tem um movimento mais lento, assim como um grande navio que para fazer qualquer mudança de direção leva bem mais tempo e esforço, diferente de uma pequena lancha.
Atualmente vivemos o tempo das startups que já nascem rápidas e inovadoras com foco em “pivotar” seus negócios para validar o quanto antes e escalar ao máximo.
Sendo uma grande empresa ou uma startup, é preciso que organização não desperdice os recursos disponíveis, sendo essencial um Planejamento Estratégico bem feito. Muitas startups já nascem fracas por não terem uma visão de planejamento clara.
O nome parece complicado, mas seguindo algumas diretrizes é possível elaborar um bom Planejamento Estratégico. Ele serve como um guia importante na definição de quais projetos devem ser executados para que a empresa concretize sua Missão e Visão.
Outro ponto importante é acompanhar periodicamente os projetos definidos no Planejamento Estratégico.
Atrasos e gastos excessivos, por exemplo, devem ser prontamente identificados e, nesse momento, é preciso ter um plano de ação para correção da rota da empresa.
Para ter êxito, deve-se acompanhar um ciclo que tem por objetivo organizar a empresa e seus processos para melhor performance, de acordo com os seus objetivos estratégicos que são os resultados que a organização pretende atingir dentro de uma perspectiva de tempo.
Além disso, qualquer organização deve ter bem claros as suas metas que apontam o desempenho desejado para um determinado indicador. Estes indicadores mostram se os esforços para alcançar os objetivos estão indo de acordo com o esperado.
E uma forma muito utilizada para desenvolver objetivos estratégicos são os projetos. Um projeto é um esforço temporário empreendido exclusivamente criar um produto, serviço ou resultado único. Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.
Com a mudança de mindset que vem junto com as novas gerações, também ganham força os métodos ágeis como uma alternativa à gestão tradicional de projetos.
Eles nasceram nos braços do desenvolvimento de software, mas hoje podem ser aplicados a qualquer tipo de projeto, inclusive os que não se remetem ao software. Os métodos ágeis vem ajudando muitas equipes a encarar a imprevisibilidades dentro de um projeto através de entregas incrementais e ciclos iterativos.
Os métodos ágeis buscam promover um processo de gerenciamento de projetos que incentiva a inspeção e adaptação frequente. É uma quase uma filosofia que acaba por incentivar o trabalho em equipe, a auto-organização, a comunicação frequente, o foco no cliente e a entrega de valor.
Essa visão de otimização não abandona os preceitos da gestão de projetos, mas basicamente, propõem práticas eficazes que se destinam a permitir a entrega rápida e de alta qualidade do produto, tendo uma abordagem de negócios que alinha o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente e os objetivos da empresa.