Ensino on-line: mais uma oportunidade de mergulhar no aprendizado contínuo

O cenário altamente competitivo da atualidade, independente do segmento de atuação, exige profissionais cada vez mais qualificados e atualizados, capazes de atender grandes desafios e mudanças bruscas no mercado de trabalho e na sociedade.

Neste novo mundo, não apenas o conhecimento, mas também a capacidade de aprender a aprender, tornam-se fatores críticos para o sucesso profissional, e o conceito de lifelong learning (aprender para a vida) torna-se fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Durante décadas, o ensino formal (graduação, pós-graduação, etc.) foi considerado suficiente para assegurar o desenvolvimento de uma carreira no ambiente empresarial. Na nova economia e na sociedade do conhecimento, que surge a partir do advento da internet, nos anos 90, o processo educacional segue uma nova lógica, onde a educação é um processo contínuo e interminável. Ou seja, é preciso estar sempre aprendendo (lifelong learning) para assegurar o potencial de interagir e crescer neste novo cenário.


Diante dessa realidade, o ensino on-line, viabilizado pela internet nos anos 90, assume um papel crucial para estudantes e profissionais na busca pela atualização permanente, coerente com a proposta do aprendizado ativo e contínuo.

O ensino à distância não é propriamente uma inovação. Há mais de 100 anos o uso de correspondência já era utilizado como mecanismo educacional. No século passado, tanto o rádio, quanto a TV, foram mídias que potencializaram o ensino à distância em todo o mundo. Entretanto, foi apenas após a massificação da internet que esta modalidade de ensino alcançou patamares únicos, impactando de forma definitiva como aprendemos e ensinamos.

Foi com a internet que a interatividade e atividades síncronas entre professores e aprendizes tornaram-se possíveis. Além de recursos visuais, sonoros, fóruns de discussão e um alcance nunca antes visto na história da educação mundial.

Por que o ensino on-line é tão importante para o lifelong learning?

Nas duas últimas décadas parece existir um consenso de que o ensino formal acadêmico não é mais suficiente para subsidiar os profissionais modernos com as competências (técnicas e comportamentais) exigidas por um mercado de trabalho que muda com velocidade e intensidade. A educação continuada torna-se um imperativo em nossos dias.

Neste cenário, o ensino on-line vem de encontro às principais demandas da educação profissional contemporâneas onde a transmissão de conhecimento de forma rápida, flexível e com atualização permanente são indispensáveis para o ambiente empresarial e a sociedade como um todo.

O ensino on-line pode atingir alunos em lugares distantes de grandes centros urbanos, ser mais acessível e fazer uso de recursos midiáticos (som, imagens, vídeos, etc.) sofisticados, além de democratizar o acesso à educação de boa qualidade com uma excelente relação investimento/benefício, se consolida cada vez mais como a modalidade de ensino na era do Lifelong Learning.

Com a evolução do ensino on-line no Brasil é gratificante observar o crescimento das chamadas Edtechs, startups de educação, como a Platzi Brasil que aliam conteúdos atuais, metodologias modernas e tecnologia amigável para proporcionar as melhores condições de aprendizagem para os alunos, viabilizando, desta forma, o seu desenvolvimento profissional.

Num mundo de tantas incertezas e transformações, o Lifelong Learning por meio do ensino on-line aparece como um processo irreversível?

Então, vamos aproveitar esta oportunidade? Comece agora o Curso de Estratégias para Aprender Online!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que