E-commerce x Marketplace: características, benefícios e desafios

Começar no e-commerce requer análise, planejamento, ideias, observação e foco. Além de tomadas de decisão variadas sobre os mais diversos e diversificados aspectos do negócio.

Uma decisão que afetará todas as demais decisões da operação envolve onde e como colocar a loja, onde construir as vitrines digitais que irão expor o produto e atrair e conquistar os consumidores. Para isso, existem soluções muito diferentes e diferenciadas no mercado, que classificamos como os marketplaces e o e-commerce.

Marketplaces

tienda en linea.png

Marketplaces são grandes espaços comerciais na internet, onde lojistas e vendedores de vários segmentos podem ofertar seus produtos e conteúdos para o mercado, contando com soluções de exposição, pagamento e logística já estabelecidos, além de um conjunto amplo de consumidores que terão fácil e rápido acesso ao que está vendendo.

Exemplos de marketplaces são o Mercado Livre e a Amazon, tradicionais players do mercado, onde vendedores de produtos dos mais variados segmentos, de tecnologia à moda, de informática à cosméticos, de eletrodomésticos à eBooks, encontram soluções completas de venda, com integração de pagamentos, acordos de logśtica estabelecidos, e tudo o que um pequeno, médio ou mesmo iniciante comerciante precisa para vender online.

Junto com isso também vem, claro, as ferramentas de gestão, que auxiliam o empreendedor na compreensão dos seus resultados e esforços e na tomada de decisões sobre as ações e os próximos passos.

E-commerce

estrategias-marketing-ecommerce-cover.png

Já o e-commerce, entendemos como lojas independentes, que mesmo que utilizem plataformas estabelecidas na rede, especificamente para esse fim, se apresentam com características e formatos definidos pelo empreendedor. Assim, o lojista tem a liberdade de estabelecer o formato de sua loja, as formas de disposição dos produtos nas páginas, a organização das seções, e mais.

Também é normal que as plataformas para o desenvolvimento de lojas online ofereçam os recursos e o acesso aos meios de pagamento e a segurança de transações, mas não raro, cabe ao lojista estabelecer os contratos e acordos com os bancos, as bandeiras de cartão de crédito, etc.

A grande diferença entre um marketplace e uma loja independente está na liberdade de decisões por parte do lojista e o envolvimento com atividades cotidianas e com a gestão do empreendimentos.

Um marketplace tem políticas e formatos estabelecidos nos quais cabe ao lojista se adaptar a elas; respeitando as regras e atendendo às políticas, sob o risco de ser suspenso ou mesmo desligado do ambiente. Além de cobrar taxas e comissões sobre as vendas. Mas também assume grande parte do risco do negócio, como a logística de entrega e a segurança da cobrança. Já a loja independente, oferece maior liberdade, bem como demanda maior envolvimento.

Dicas se você está começando

Minha recomendação: se você está começando no e-commerce, escolha um marketplace, pois isso dará tempo para aprender como gerir as ações e atividades junto ao mercado. E a rentabilidade das vendas será interessante, vai compensar seu trabalho. Assim que aprender tudo, ou se já tem experiência, avalie uma solução de loja independente, pensando nos custos, nas regras e nos benefícios.

Finalmente, não podemos esquecer da venda de infoprodutos, como cursos, músicas e eBook, que contam com plataformas específicas e que devem ser avaliadas tendo em foco o que está sendo vendido. Um curso precisará de estabilidade para transmissão de vídeos, enquanto um eBook tende a necessitar de recursos antipirataria. Pense nisso!

Essas e outras recomendações eu te apresento no Curso de Marketing para E-commerce: os detalhes de cada plataforma, como promover seus produtos e como fazer com que sua loja seja encontrada pelo seu público-alvo… As informações importantes para levar seu e-commerce para outro nível! �

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que