Vivemos em um momento de mercado em que as pessoas esperam que as marcas se comuniquem de maneira personalizada. Com a ferramenta de e-mail marketing existem milhares de maneiras de segmentar sua base para personalizar seu conteúdo. Sabendo disso eu separei 4 maneiras de segmentar sua base que podem ajudar a melhorar o seu resultado!
Antes de falarmos sobre as maneiras de segmentar, eu gostaria de lembrar que a classificação dos seus usuários deve começar no momento que eles se cadastram na sua ferramenta… pense à respeito disto quando estiver montando um formulário. Que informações dos usuários podem te ajudar a melhorar sua linguagem? Sabendo disso procure criar formulários que te auxiliem na hora de dividir os receptores da sua mensagem (mas atenção, nada de formulários muito grandes tá bem?)
Geograficamente: Agrupar seus contatos por estado, cidade, país pode te ajudar a pensar em comunicações diferentes.
Olha esse exemplo do cabify que fez um envio especial para o estado de minas e aproveitou os regionalismos para criar proximidade com os usuários
Idade: Saber a idade do seu público pode te ajudar a criar peças diferentes com a linguagem mais adequada para cada uma das faixa-etárias
Interesses: Fãs de aventura, jogadores de rpg, apaixonados por livros de ficção cientifica, admiradores de arte moderna, aficcionados por quadrinhos… os interesses de uma pessoa podem dizer muito sobre o comportamento de consumo dela, e se você consegue descobrir quais as paixões de um usuário ele provavelmente vai se apaixonar por você também!
Compras anteriores ou frequencia de compra: Se você possui um e-commerce, pensar em estratégias de email com base nas compras anteriores ou na frequencia de compra do seu público pode ser muito legal e te trazer um resultado muito bom
A segmentação e sua criatividade devem andar juntas e sempre levar em consideração o que pode trazer mais resultados para sua empresa.
Pense de maneira estratégica, cruze dados e analise os números para saber se está funcionando e aproveite para criar uma relação mais próxima com seu público.