Entenda a diferença entre bitmap e vetor

Quando se trabalha com imagens gráficas em computador, é importante e necessário entender como o conteúdo da imagem será apresentado. Uma boa resolução é imprescindível para mostrar a qualidade, não só da imagem, mas da marca que está fazendo tal trabalho.

Mas então, por que algumas imagens ficam com baixa resolução quando apresentadas em certos locais?

Uma das respostas está na utilização de imagens como bitmap. Mas afinal…

O que é bitmap?

BITMAP significa mapa de bits, isto é, um conjunto de pontos (pixels) que são responsáveis por carregar uma informação: a cor. Cada pixel carrega uma cor e o agrupamento desses pixels é que permite que nossos olhos identifiquem um elemento ou imagem.

Mas, o que isso tem a ver com a resolução de uma imagem?

A qualidade e também nitidez de uma imagem é medida em DPI (dots per inch), ou pontos (pixels) por polegada.

Se uma polega tem sempre a mesma medida (2,5 cm), o que vai fazer diferença na qualidade de uma imagem é a quantidade de pixels que estão nessa polegada. Vamos pensar um pouco…

Uma imagem que contém 300 DPI, isto é, 300 pixels em uma polegada, contém o dobro de pontinhos comparada a uma imagem com 150 DPI. O dobro de pixels significa o dobro de informações (cores). Por isso, ao dar zoom em ambas as imagens, é perceptível que a primeira será mais nítida que a segunda.

O perigo de trabalhar com bitmap é o redimensionamento da imagem:

  • se você reduzir um bitmap, pixels serão eliminados, isto é, informações serão perdidas e, com isso, qualidade.
  • se você ampliar um bitmap, os novos pixels serão preenchidos com novas informações, ou seja, cores que são resultado de uma interpolação de outras cores. E por mais que os softwares hoje já façam uma ótima interpolação, o resultado não apresenta boa qualidade.

Vetores

Diferente de bitmaps, vetores guardam outras informações além da cor: dimensão, linha, curvas… Essas informações são representadas por expressões matemáticas. Cabe ao software transformar essas expressões em vetor, e é isso o que o Illustrator faz!

Ao redimensionar um vetor, o software irá repetir ou reduzir o padrão matemático, de forma que não aconteça a perda de qualidade e nitidez da imagem.

Por serem representadas por expressões matemáticas, um vetor pode guardar muitas informações, assim, é possível criar formas diferentes e orgânicas. Essa característica faz com que os vetores sejam amplamente utilizados para criar logotipos de marcas.

Utilizando o Illustrator

Manipular vetores no Illustrator é fácil: o software possui diversas ferramentas que permitem criar máscaras de recorte, além de criar formas orgânicas, elementos tridimensionais, gerar gradientes, entre outros. Você ainda pode converter um bitmap em vetor!

Aprenda a usar essas ferramentas no curso Básico de Adobe Illustrator e a criar um pôster para um festival de música!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que