3 dicas para deixar a sua arte quase irresistível

Cada dia que passa, o Marketing Digital tem conquistado o seu espaço entre empresas e profissionais que almejam resultados maiores, melhores e, principalmente, mais consistentes em suas campanhas. Com a ajuda de plataformas cada vez mais independentes que auxiliam e até mesmo criam campanhas e estratégias de marketing, precisamos investir em algo que de fato nos diferencia perante toda essa concorrência.

Você já deve ter se deparado com a seguinte situação: um conteúdo A melhor que o conteúdo B, mas o conteúdo B gera um engajamento muito superior. Isso se dá simplesmente pelo fato do conteúdo A não ser tão bom esteticamente.

E é exatamente nesse ponto que entra a criatividade e o design gráfico. Com ele, você conseguirá transformar seu conteúdo e deixa-lo com aspecto mais atraente e consequentemente um engajamento muito melhor.

crawford-jolly--gFxMygtgsg-unsplash.jpg

Quando desenvolvemos um conteúdo, precisamos pensar em quem o vai consumir e principalmente, como vai ser consumido. Um exemplo, se você está gerando conteúdo para o público mais jovem, possivelmente, a grande a maioria desse público irá consumir esse conteúdo através de um celular ou em tablet. Logo, você precisa ficar atento em como criar e desenvolver esse conteúdo para sistemas mobile.

Ser um bom profissional nesta area é essencial para a criação desse tipo de material, uma vez que já está comprovado que uma arte bem feita, com imagens que chamem a atenção, geram no mínimo o dobro de engajamento.

Aqui vão algumas dicas para deixar a sua arte quase irresistível:

1. Fonte

As fontes são de extrema importância na sua criação, uma vez que sua aplicação for errada, pode dificultar a sua leitura ou até mesmo o seu entendimento. Em relação com esse tópico, leve em conta:

  • Evite usar fontes muito rabiscadas em textos mais longos.

  • Não tenha medo de combiner mais de uma fonte. Usada com moderação, essa tática funciona muito bem.

  • Saia do senso comum e evite usar as fontes que geralmente são utilizadas, como Verdana ou Arial. Ao vez disso, tente utilizar fontes com serifa e verá que elas darão um ar de requinte a sua arte.

  • Tome cuidado com a fonte Comic Sans: ela passa uma característica bem infantil a sua criação.

Em alguns sites é possível baixar fontes que são disponibilizadas gratuitamente. Perca um tempo para olhar modelos e testar em suas artes. Isso fará muita diferença!

2. Imagens

As imagens chamam muito a nossa atenção dentro de um conteúdo. Por este motivo, elas devem ser impecáveis.

Tome o máximo de cuidado com a sua resolução ou qualidade, porque usar uma imagem desfocada ou até mesmo desproporcional, pode por todo o seu trabalho a perder. Agora vamos com umas dicas:

  • Utilize imagens com excelente qualidade gráfica.

  • Existem diversos bancos de imagens gratuitos onde você poderá baixar e compor o seu projeto.

  • Utilize sempre fotos que possam ilustrar aquilo que está falando.

E lembre-se, uma imagem vale mais que mil palavras!

neven-krcmarek-V4EOZj7g1gw-unsplash.jpg

No nosso caso, uma imagem vai acrescentar mais mil palavras ao seu conteúdo. Não disperdice essa oportunidade com imagens ruins.

3. Ferramentas

De nada vai adiantar saber todas essas técnicas e não conseguir dar vida a isso tudo: dominar o software que está utilizando para criar suas artes é essencial.

Vou listar as duas principais ferramentas do mercado para este tipo de aplicação.

  • Illustrator: Um dos softwares mais utilizados da Adobe para criação de artes gráficas e ilustrações.
  • Photoshop: Com toda a certeza o aplicativo mais potente para edição de imagens e criações de artes em geral.

Seja um ou o outro, torne-se um especialista. Dominar a ferramenta em que trabalha vai facilitar e muito seu trabalho na hora de desenvolver e criar projetos gráficos, além, é claro, de diminuir consideravelmente o seu tempo de trabalho uma vez que você já conhece o programa.

Vejo você no Curso de Illustrator da Platzi, onde vamos fazer isso último: dominar a ferramenta para começar a criar projetos incríveis.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que