5 dicas para incrementar experiências na web com animação

A cada dia que passa, é mais difícil manter nossas atenções em apenas uma tarefa. Trabalhando com design há mais de dez anos, encaro diariamente o desafio de planejar interfaces, me focando principalmente no usuário final, quem vai utilizar aquela interface – isso se aplica para web, mobile, smartwatches e muitas outras interfaces. A animação sempre foi uma ferramenta aliada para guiar o usuário através da jornada que planejamos a ele. Neste artigo, apresento cinco dicas práticas que vão melhorar a navegabilidade do seu projeto.

Animações funcionais e na hora certa

Se tem algo que aprendi, é que animações devem ser usadas na hora certa. Elas têm a capacidade de atrair a atenção do usuário a qualquer elemento que você planeje, porém, se as animações forem excessivas, seu projeto pode causar confusão ao usuário, e estas aliadas podem tomar a direção oposta ao que você pensava. O truque aqui está em classificar quão funcional é cada animação e, possivelmente, até descartar algumas. Foque nas ações principais do seu usuário a cada tela. Um botão de ‘adicionar ao carrinho’ pode ter efeitos diferentes, além de ter a oportunidade de indicar qual seria o próximo passo na jornada.


Decida qual tipo de animação se adequa a cada situação

Hoje em dia, são comuns três tipos de aplicação para animação web. Eles são: vídeos, usando código e GIFs. Com vídeos, você aperfeiçoa a qualidade gráfica, mas os projetos podem ficar mais lentos; use com sabedoria. Usando código, apenas a imaginação é o limite, pois é possível animar tanto elementos de interface (como formulários e botões) até logos e personagens vetorizados em SVG. Caso você precise de uma animação rápida, repetida e não necessita qualidade fotográfica, os GIFs são ótimos – e leves – aliados.

Nada de ‘reinventar a roda’

Simplesmente não perca tempo de desenvolvimento fazendo tudo do zero. Existem diversos padrões de boas práticas que já são usadas em animação web, e isso envolve CSS, JavaScript e muito mais. Sites como Animista.net e bibliotecas como o GreenSock.com oferecem animações otimizadas pré-prontas para inserir nos projetos.


Utilize as mesmas características em um projeto

Usar animações em páginas web é um ótimo modo de apresentar a característica de uma marca. Algumas propriedades que são manipuladas em animação podem ser modificadas para passar as impressões que você deseja. O tempo da animação, o tipo de easing e as transições são ferramentas principais para dar estas características.


Não pare de aprender

Essa dica tem menos a ver com animação, mas você pode levar isso como lema de vida: continue aprendendo. Principalmente trabalhando com tecnologia, há sempre novos métodos de trabalho que podem otimizar seu tempo (e dinheiro!), então eu sempre recomendo estudar e se manter atualizado. Verifique o que outros desenvolvedores estão fazendo e troque experiências!

Se você se interessa em animação web e deseja impactar milhões de pessoas que usam internet todo dia, já pode conferir o meu curso de Animação para Web onde, da teoria à prática, demonstro como desenvolver e aperfeiçoar diversas práticas de animação. Pronto para aperfeiçoar a experiência dos seus usuários?

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que