Descobrindo a marca do seu negócio

O processo de construção de uma marca é muito mais do que a criação de um nome de um logo: envolve palavras, cor, cheiro, som, atitude e todas as formas de expressar-se que a sua empresa tiver acesso. Cada detalhe da sua marca deve estar pensado para reforçar um conceito, uma ideia central que comunique de forma simples o que torna o seu negócio único e especial.

Mas como chegar nessa ideia central? Autoconhecimento da sua empresa, do que você quer vender e do seu público-alvo. A Platzi, por exemplo, resume o seu conceito central perfeitamente no lema Nunca pare de aprender, pois somos apaixonados pela educação e em te ajudar a aprender cada vez mais.


Pegando outro exemplo, o que o clássico lema Amo muito tudo isso diz sobre a Coca-Cola? Que o que a empresa oferece é muito mais do que refrigerantes, são momentos de felicidade seja numa festa entre amigos ou no natal com a família. Não é à toa que eles sempre trazem aqueles comerciais com o Papai Noel na época de Natal. �

O conceito da sua empresa vai explicar o que torna a sua marca única e por que ela melhora a vida do consumidor. Quais são os valores principais associados à sua marca? Tranquilidade, compromisso, saúde, rapidez, integridade, consciência ambiental? Será que uma empresa de colchões e uma de artigos esportivos compartilharia dos mesmos valores? Provavelmente poucos, porque a experiência que cada uma oferece é diferente e isso tem que estar refletido na sua marca.

Depois de encontrado os conceitos e os valores, podemos escolher as cores, o logo, a embalagem, o estilo de escrita, a fonte do texto, jingles e até efeitos sonoros, tudo para deixar o nosso conceito o mais claro possível e, principalmente, despertar emoções ao nosso cliente. É importante agregar significado a tudo o que tiver relacionado a sua empresa, pois assim melhora as chances de ela estar sempre na mente do seu público.

Você quer aprender mais sobre como construir uma marca de sucesso? Acesse agora o Curso de Construção de Marca da Platzi pelo link abaixo!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que