O processo de construção de uma marca é muito mais do que a criação de um nome de um logo: envolve palavras, cor, cheiro, som, atitude e todas as formas de expressar-se que a sua empresa tiver acesso. Cada detalhe da sua marca deve estar pensado para reforçar um conceito, uma ideia central que comunique de forma simples o que torna o seu negócio único e especial.
Mas como chegar nessa ideia central? Autoconhecimento da sua empresa, do que você quer vender e do seu público-alvo. A Platzi, por exemplo, resume o seu conceito central perfeitamente no lema Nunca pare de aprender, pois somos apaixonados pela educação e em te ajudar a aprender cada vez mais.
Pegando outro exemplo, o que o clássico lema Amo muito tudo isso diz sobre a Coca-Cola? Que o que a empresa oferece é muito mais do que refrigerantes, são momentos de felicidade seja numa festa entre amigos ou no natal com a família. Não é à toa que eles sempre trazem aqueles comerciais com o Papai Noel na época de Natal. �
O conceito da sua empresa vai explicar o que torna a sua marca única e por que ela melhora a vida do consumidor. Quais são os valores principais associados à sua marca? Tranquilidade, compromisso, saúde, rapidez, integridade, consciência ambiental? Será que uma empresa de colchões e uma de artigos esportivos compartilharia dos mesmos valores? Provavelmente poucos, porque a experiência que cada uma oferece é diferente e isso tem que estar refletido na sua marca.
Depois de encontrado os conceitos e os valores, podemos escolher as cores, o logo, a embalagem, o estilo de escrita, a fonte do texto, jingles e até efeitos sonoros, tudo para deixar o nosso conceito o mais claro possível e, principalmente, despertar emoções ao nosso cliente. É importante agregar significado a tudo o que tiver relacionado a sua empresa, pois assim melhora as chances de ela estar sempre na mente do seu público.
Você quer aprender mais sobre como construir uma marca de sucesso? Acesse agora o Curso de Construção de Marca da Platzi pelo link abaixo!