3

5 dicas para cuidar do bem-estar de sua equipe em tempos do COVID-19

5746Pontos

hace un año

Startup Academy by Platzi
Startup Academy by Platzi

Startup Academy by Platzi

Aprenda com os fundadores das principais startups brasileiras a tirar sua ideia do papel e transformá-la em uma startup unicórnio. Startup Academy by Platzi é um curso online e gratuito que te ensina todos os conceitos envolvidos na criação, gestão e fundraising de uma startup.

1. Saúde é prioridade - #FicamosEmCasa

👉🏾 Idealmente, sua equipe deve trabalhar em casa. #TrabalheDeCasa

Caso o trabalho remoto não seja uma possibilidade, verifique se sua equipe segue os Padrões Sanitários Básicos:
Regra nº 1: "Lave as mãos com sabão" — quando você começa a trabalhar, antes e depois de comer, quando vai ao banheiro, etc.
Regra nº 2: "Se você se sentir mal, fique em casa". Isso mostra bravura!

Siga os padrões de saúde recomendados pela OMS.

Como fundador, chefe ou líder é seu dever assegurar que as medidas sanitárias e de proteção de seus funcionários sejam respeitadas. Assim como que eles tenham um espaço de trabalho adequado (boa internet, luz, cadeira de trabalho, etc). Por exemplo, na Platzi, a nossa equipe de People Op criou um formulário para entender melhor seu espaço de trabalho em casa e procurar opções sobre como podemos melhorá-lo.

2. Aja com empatia

Você, como fundador, ou algum membro da sua equipe pode ficar doente ou talvez já esteja. Você também pode ter alguns amigos ou familiares próximos contaminados pelo COVID-19. Então, é duro ter que adotar, repentinamente, um distanciamento social, ficar em casa (pense que nem todo mundo tem uma bela casa com um jardim), cuidar das crianças enquanto trabalha, sofrer incertezas, ter que ganhar dinheiro para compensar demissão na família, etc. Lembre-se que serão tempos difíceis, portanto, tenha e promova empatia dentro da cultura da sua startup.

Não seja muito emocional/sensível, porém coloque-se no lugar do outro e veja como você pode ajudá-los a superar a situação dele!

Não seja egoísta!

3. Lembre a visão

A situação atual não deve mudar a visão da sua startup. O caminho para a visão final pode ser iterado. Mais do que nunca, a visão da sua startup deve ser clara e forte. Lembre-a quantas vezes sua equipe precisar!

4. Seja honesto

Lembre-se de que em todos os lugares as notícias falam sobre recessão e demissão. Seja honesto com sua equipe e compartilhe com eles:

  • Qual é a pista da empresa?
  • Quais foram as consequências do COVID-19 nos nossos negócios até agora?
  • Como você vê o futuro?
  • Quais são as ações que serão implementadas?
  • Como sua equipe pode ajudar?
  • Dê à equipe um espaço para fazer suas perguntas.

5. Tente manter os laços sociais.

Envie mensagens de grupo no Slack, Telegram o qualquer app de comunicaçåo interna que você usa. Faça isso com frequência. Pode ser para:

  • dar o seu reconhecimento: "Obrigada pelo seu trabalho essa semana. Fiquei orgulhoso da nossa capacidade de adaptação".
  • compartilhar anúncios importantes sobre resultados, partida e chegada de novas pessoas no time, etc.
  • lançar chuva de idéias para resolver um problema: "Temos que melhorar a nossa retenção. Vamos pensando juntos! Quais são os experimentos que poderíamos fazer nesse sentido?"

Proporcione um espaço para compartilhar dúvidas, fazer perguntas etc. Por exemplo, Horatiu, líder de pessoas da Seedstars, uma aceleradora global, organizou um webinar para a equipe da Seedstars discutir como lidar com o isolamento e o COVID-19:

Pense em organizar atividades de grupo. O happy hour da sexta-feira pode ser feito online 😉 mas também pode ser atividades físicas ou promover a saúde mental. A minha colega de trabalho Caro Bautista organiza todo dia às 18h sessões de meditação para a nossa equipe!.

platzi medit.png

Para mais dicas, baixe o nosso Guia de Sobrevivencia para Startups em tempos do COVID19 aqui.

Startup Academy by Platzi
Startup Academy by Platzi

Startup Academy by Platzi

Aprenda com os fundadores das principais startups brasileiras a tirar sua ideia do papel e transformá-la em uma startup unicórnio. Startup Academy by Platzi é um curso online e gratuito que te ensina todos os conceitos envolvidos na criação, gestão e fundraising de uma startup.
juliane
juliane
Escreva o seu comentário
+ 2