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9 passos para criar um e-commerce de sucesso

2022Pontos

hace un mes

Curso de Marketing para E-commerce
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Curso de Marketing para E-commerce

Quão efetivo em vendas é seu e-commerce? Neste curso te ajudaremos a desenvolver uma estratégia sólida de marketing digital para seu e-commerce, para que você pode implementar boas práticas que vão gerar mais visitas ao seu site, mais conversões e mais retorno ao investimento.

Quer saber como fazer uma loja online ou e-commerce do zero? Já decidiu que o próximo passo do seu negócio é o comércio eletrônico? Se sim, existem elementos básicos que você precisa considerar na sua trajetória, por isso trouxemos 9 passos essenciais para criar um e-commerce de sucesso.

Qualquer empreendimento leva consigo uma mistura de sentimentos: emoção, incerteza, medo, alegria, entre outros, especialmente quando se enquadra em uma área desconhecida para a gente.
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Por exemplo, você tem mais de 20 anos em um comércio/loja tradicional, que faz parte de toda sua família a vida toda e de repente, você decide partir para uma loja virtual, com certeza a adrenalina de estar começando algo novo estará presente, mas junto com ela vem uma série de questionamentos a responder, então vamos por partes.

Como criar um e-commerce desde zero?

Uma vez que você já decidiu pelo comércio eletrônico, as primeiras perguntas são: por onde devo começar? Que elementos preciso levar em conta? Como qualquer negócio tradicional, o primeiro passo com certeza é determinar o(s) produto(s) que você vai oferecer, no entanto, a logística para começar esse negócio vai pedir muito de você.

Passos para criar um e-commerce

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O planejamento da criação, lançamento e funcionamento de sua loja online é indispensável, então sugiro que você considere os passos a seguir para começar seu e-commerce:

1. Defina o produto ou serviço a ser oferecido

Não podemos dar nenhum passo sem saber o que é aquilo que vamos vender, é um produto ou um serviço? Que características tem? É essencial porque dele depende o modelo do negócio, se você terá um estoque ou se vai fazer dropshipping (seu produto estará estocado no depósito de marketplaces), assim como determinar as características que seus envios terão.

Além disso, você poderá conhecer e avaliar sua concorrência, ver quem é seu público-alvo, quais são suas características demográficas, necessidades, o que gostam, entre outros.

2. Escolha o CMS

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Antes de qualquer outro passo, você deve escolher o CMS (Content Management System ou sistema de gerenciamento de conteúdos) no qual você vai criar sua loja online. Inclusive antes disso, você deve escolher o tipo de e-commerce que você pretende desenvolver. Como escolher o CMS? Primeiro você deve estabelecer quais são os requerimentos de seu comércio eletrônico, quantidade de produtos, seu corpo de funcionários. Você tem pessoas desenvolvedoras na sua equipe? Ou tem designers? Qual é seu orçamento? Conhece as plataformas de e-commerce mais populares para seu negócio?

A escolha do CMS depende de todas essas perguntas, lembre-se que existem alternativas gratuitas e outras pagas; os mais conhecidos no mercado são:

  • Shopify
  • Woocommerce
  • Magento
  • Prestashop
  • Lojas em nuvem, entre outros. Também existem os marketplaces para e-commerce.

3. Leve em considereção a estratégia SEO

Quando você está construindo seu e-commerce é uma excelente ideia ter um SEO perto de você. Às vezes, o SEO é usado quando a loja online está instalada e funcionando e queremos atrair tráfego orgânico, entretanto, se o que você deseja é um comércio eletrônico de sucesso, você deve ter uma pessoa especialista em SEO desde a criação do site. Ela vai guiar as categorias e a estrutura do site, assim você terá uma loja otimizada desde o começo.

4. Pense em escabilidade

É possível que, ao começar, não tenhamos claro até onde podemos ou desejamos que chegue nosso comércio eletrônico, ainda assim todos queremos que tenha sucesso e seja rentável, então considere a escabilidade em todo o processo, estamos falando de um pensamento a futuro, com visão.

Desde seu site até a logística que você elabore para sua loja online, deve estar preparada para crescer, que seja viável vender de um até mil ou mais produtos.

5. Invista tempo nos envios e sua logística

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Uma vez que você já fez todos os passos anteriores, deve ter claro qual será a logísitca da loja, que processos devemos estabelecer para que tudo funcione a tempo e da forma adequada. Um dos elementos que mais pode causar conflito e problemas são os envios.

Deixá-los ao final o dar menos importância é um erro comum e muito perigoso. A base do e-commerce se encontra emgrande parte nos tempos e métodos de envio. Considere quais são as melhores opções para o produto que você oferece, delimite um território no início, se for necessário, e depois expanda-o. Analise custos e busque qualidade no serviço que você contratar.

6. Elabore políticas

Não inaugure sua loja sem antes criar suas políticas; seja claro, coloque-as ao alcance dos usuários e cumpra com elas. Faça políticas em quanto às formas de pagamento, envios, devoluções, privacidade, termos e condições. Sem dúvidas, você terá muito menos complicações.

7. Boas imagens e descrições

Outro ponto-chave para um e-commerce de sucesso são as imagens e descrições. Não use somente as imagens que um banco de imagens pode te proporcionar, muito menos as descrições. As imagens não são ilustrativas, mas sim informativas, é a maior aproximação que os usuários terão com seu produto, elas devem transmitir aquilo que deseja e devem permitir que o usuário conheça bem o produto.

Quanto às descrições, novamente conte com um especialista em SEO. Muito importante: não minta, nem exagere as qualidades ou características de um produto, seja o mais claro e descritivo que possa ser, para que o comprador saiba exatamente o que vai adquirir. Boas imagens e descrições vão te poupar dores de caeça em relação a estornos.

8. Elabore uma estratégia de marketing

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Independente ao orçamento que você tenha, deve considerar criar uma estratégia de marketing, selecionar os canais com os quais você pode trabalhar e que sejam mais adequados para seu público-alvo. Sempre tenha em mente que existem estratégias de marketing pagas que você pode implementar mas também existem aquelas que não vão te gerar custo.

9. Crie uma comunidade

Por fim, uma excelente alternaiva é criar comunidade, certifique-se de se conectar com pessoas que têm afinidade com seu produto; ao criar uma comunidade, é mais fácil estabelecer comunicação, aproximar-se deles e inclusive fidelizar clientes.

Com esses passos simples, será muito mais simples saber por onde você deve começar seu caminho na criação de sua loja on-line. Para te ajudar nessa jornada, comece nosso Curso de Marketing para E-commerce. Boas vendas!

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Quão efetivo em vendas é seu e-commerce? Neste curso te ajudaremos a desenvolver uma estratégia sólida de marketing digital para seu e-commerce, para que você pode implementar boas práticas que vão gerar mais visitas ao seu site, mais conversões e mais retorno ao investimento.
Ana Lucía
Ana Lucía
Anilu

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