Como criar uma cultura de sucesso na sua startup | Platzi

Cultura é a junção de particularidades e atitudes compartilhadas que expressam a personalidade de uma empresa/conjunto de pessoas. Vai além de ter uma sala com mesa de ping pong, happy hour gratuito na sexta feira, etc.

Cultura, na verdade, é em um conjunto de crenças, valores e ritos. Você pode observar a cultura de uma empresa a todo momento, por exemplo:

  • Análise de Problemas: como as pessoas respondem em frente aos desafios – têm uma atitude positiva frente a esses desafios? São estimulantes ou desestimulantes?

  • Tomada de decisão: quem toma as decisões – uma pessoas tem a palavra final ou funciona com um sistema de consenso?

  • Atividades Sociais: no final do happy hour, quem limpa a mesa? Tem rodízio ou sempre são as mesmas pessoas? Todos colocam a mão na massa?

Por que é importante ter uma cultura efetiva e forte?

Cultura é importante a nivel estratégico, garante que as coisas caminhem
na direção desejada de forma rápida e transparente com cada um sabendo a sua responsabilidade dentro do todo.

Como construir uma cultura de sucesso?

1. Defina sua cultura através de valores

Determine quais são as valores que definem o jeito de trabalhar de sua equipe. Os valores precisam ser consistentes e definidos de maneira clara para assegurar que todos irão entender o significado e o comportamento esperado de acordo com os valores. Na Platzi os nossos valores são:

  • Never stop learning
    Buscamos pessoas com uma inesgotável curiosidade intelectual, que estejam com constante fome de conhecimento e demonstre isso. Que o tempo todo estejam lendo, investigando e evoluindo. Que nunca param de aprender.

  • Our community comes first
    Nossos estudantes estão em primeiro lugar. A comunidade é o super poder da Platzi. Cuidar das pessoas que formam parte dessa comunidade e assegurar que tenham êxito é a nossa prioridade.

  • We don’t give up
    O que fazemos é difícil. Estamos criando algo novo. Inovar em uma área em que ninguém tem respostas e tudo precisa ser inventado, experimentado, falhado, medido, iterado. Isso requer a força de não desistir e aprender com nossos erros. Você sempre tem que ter um plano B.

  • Honest feedback needs courage
    Ao inovar podemos cometer erros, tomar decisões ruins ou só precisar de ajuda. A chave é dizer o que pensamos e nos ajudar mutuamente. O feedback positivo e construtivo envolve lidar com conflitos. Não ter uma comunicação passivo-agressiva e, acima de tudo, ter a coragem de sempre dizer a verdade. O passado não importa mais do que aprender com ele.

  • Teams > Heroes
    O mundo não é mudado por pessoas, mas por equipes. Grandes coisas exigem grande colaboração e não há heróis épicos, mas grupos épicos de pessoas que constroem o futuro. O trabalho em equipe sempre derrota qualquer heroísmo individual.

  • In metrics we trust
    Nós medimos tudo. Você é o que mede e é essa métrica em que você se concentra que o faz crescer. A escolha das métricas corretas é importante. E o que não é medido não cresce.

Para levar em conta:

“Seus valores só importam se você vivê-los diariamente. Não deixe espaço para exceções.”
(Carolina Schulz, CEO Pontte)

2. Garanta que sua cultura seja detalhada e de maneira transversal

A cultura deve ser representada:

  • No comportamento das pessoas:
    Como as pessoas interagem entre elas? Qual é a atitude que esperamos dessas pessoas?

  • No desenvolvimento do seu Produto/Serviço:
    Quais são as features que vamos priorizar?

  • Na seleção de seus processos:
    Como as decisões são tomadas? Quais são os KPIs? Quais são as ferramentas que o time precisa usar?

3. A cultura deve ser forte e um pilar da construção da sua equipe

Cultura forte e clara é a melhor forma de trazer as pessoas certas – e afastar as erradas. Assim, no seu processo de recrutamento, recomendamos ter uma prova ou entrevista que ajude você a determinar se o candidato combina com a sua cultura. Exemplo de pergunta que podem te ajudar nesse sentido:

  • O que você (o candidato) não é?
  • Em que coisas você acredita que poucas pessoas acreditam?
  • O que você gosta de fazer? O que você não gosta de fazer?
  • Se você pudesse desenvolver sua própria cultura de empresa, como seria e por quê?

Também no processo de avaliação de progresso dos membros da sua equipe (que normalmente se faz 2-3 vezes por ano), é uma boa ideia avaliar a performance da pessoa não unicamente baseada em seus resultados mas também de acordo com os valores da empresa.

Você não vai construir um negócio. Você vai desenvolver pessoas e essas pessoas vão construir o seu negócio.

4. Os fundadores e líderes devem ser os embaixadores dessa cultura

Não importa a efetividade dos valores que você escolheu. Se você não for lido como exemplo, a cultura nunca vai se espalhar. Igualmente o mais seu negócio vai crescer, o mais importante é ter líderes que atuam e lideran como embaixadores da sua cultura. Na aula sobre cultura a Caroline Schulz, CEO da Pontte, explica que: “80% de de sua empresa é definida pelos seus líderes. Times incríveis colocam energia tanto em melhorar seus produtos quanto em melhorar sua cultura.”

Cultura é um elemento muito importante para o sucesso de seu negócio. A cultura tem um impacto direto nos talentos que você vai conseguir atrair. São essas pessoas que vão ter a missão de executar o “plano” para chegar na visão. A cultura deve ser um código de conduta e princípios para assegurar que seu time reme na direção certa com a técnica correta e em coordenação perfeita para não afundar o barco.

Para saber mais sobre tema cultura, te convido a assistir as aulas da Carolina Schulz, fundadora de Pontte, no curso do Startup Academy – aqui (é gratuito�)

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