Cultura é a junção de particularidades e atitudes compartilhadas que expressam a personalidade de uma empresa/conjunto de pessoas. Vai além de ter uma sala com mesa de ping pong, happy hour gratuito na sexta feira, etc.
Cultura, na verdade, é em um conjunto de crenças, valores e ritos. Você pode observar a cultura de uma empresa a todo momento, por exemplo:
Análise de Problemas: como as pessoas respondem em frente aos desafios - têm uma atitude positiva frente a esses desafios? São estimulantes ou desestimulantes?
Tomada de decisão: quem toma as decisões - uma pessoas tem a palavra final ou funciona com um sistema de consenso?
Atividades Sociais: no final do happy hour, quem limpa a mesa? Tem rodízio ou sempre são as mesmas pessoas? Todos colocam a mão na massa?
Cultura é importante a nivel estratégico, garante que as coisas caminhem
na direção desejada de forma rápida e transparente com cada um sabendo a sua responsabilidade dentro do todo.
Determine quais são as valores que definem o jeito de trabalhar de sua equipe. Os valores precisam ser consistentes e definidos de maneira clara para assegurar que todos irão entender o significado e o comportamento esperado de acordo com os valores. Na Platzi os nossos valores são:
Never stop learning
Buscamos pessoas com uma inesgotável curiosidade intelectual, que estejam com constante fome de conhecimento e demonstre isso. Que o tempo todo estejam lendo, investigando e evoluindo. Que nunca param de aprender.
Our community comes first
Nossos estudantes estão em primeiro lugar. A comunidade é o super poder da Platzi. Cuidar das pessoas que formam parte dessa comunidade e assegurar que tenham êxito é a nossa prioridade.
We don’t give up
O que fazemos é difícil. Estamos criando algo novo. Inovar em uma área em que ninguém tem respostas e tudo precisa ser inventado, experimentado, falhado, medido, iterado. Isso requer a força de não desistir e aprender com nossos erros. Você sempre tem que ter um plano B.
Honest feedback needs courage
Ao inovar podemos cometer erros, tomar decisões ruins ou só precisar de ajuda. A chave é dizer o que pensamos e nos ajudar mutuamente. O feedback positivo e construtivo envolve lidar com conflitos. Não ter uma comunicação passivo-agressiva e, acima de tudo, ter a coragem de sempre dizer a verdade. O passado não importa mais do que aprender com ele.
Teams > Heroes
O mundo não é mudado por pessoas, mas por equipes. Grandes coisas exigem grande colaboração e não há heróis épicos, mas grupos épicos de pessoas que constroem o futuro. O trabalho em equipe sempre derrota qualquer heroísmo individual.
In metrics we trust
Nós medimos tudo. Você é o que mede e é essa métrica em que você se concentra que o faz crescer. A escolha das métricas corretas é importante. E o que não é medido não cresce.
Para levar em conta:
“Seus valores só importam se você vivê-los diariamente. Não deixe espaço para exceções."
(Carolina Schulz, CEO Pontte)
A cultura deve ser representada:
No comportamento das pessoas:
Como as pessoas interagem entre elas? Qual é a atitude que esperamos dessas pessoas?
No desenvolvimento do seu Produto/Serviço:
Quais são as features que vamos priorizar?
Na seleção de seus processos:
Como as decisões são tomadas? Quais são os KPIs? Quais são as ferramentas que o time precisa usar?
Cultura forte e clara é a melhor forma de trazer as pessoas certas - e afastar as erradas. Assim, no seu processo de recrutamento, recomendamos ter uma prova ou entrevista que ajude você a determinar se o candidato combina com a sua cultura. Exemplo de pergunta que podem te ajudar nesse sentido:
Também no processo de avaliação de progresso dos membros da sua equipe (que normalmente se faz 2-3 vezes por ano), é uma boa ideia avaliar a performance da pessoa não unicamente baseada em seus resultados mas também de acordo com os valores da empresa.
Você não vai construir um negócio. Você vai desenvolver pessoas e essas pessoas vão construir o seu negócio.
Não importa a efetividade dos valores que você escolheu. Se você não for lido como exemplo, a cultura nunca vai se espalhar. Igualmente o mais seu negócio vai crescer, o mais importante é ter líderes que atuam e lideran como embaixadores da sua cultura. Na aula sobre cultura a Caroline Schulz, CEO da Pontte, explica que: “80% de de sua empresa é definida pelos seus líderes. Times incríveis colocam energia tanto em melhorar seus produtos quanto em melhorar sua cultura.”
Cultura é um elemento muito importante para o sucesso de seu negócio. A cultura tem um impacto direto nos talentos que você vai conseguir atrair. São essas pessoas que vão ter a missão de executar o “plano” para chegar na visão. A cultura deve ser um código de conduta e princípios para assegurar que seu time reme na direção certa com a técnica correta e em coordenação perfeita para não afundar o barco.
Para saber mais sobre tema cultura, te convido a assistir as aulas da Carolina Schulz, fundadora de Pontte, no curso do Startup Academy - aqui (é gratuito😉)