Você já deve ter ouvido falar sobre branding. É uma das palavras que está mais em alta no mundo do marketing no momento. Mas você sabia que são conceitos diferentes?
Branding é um tipo de gestão empresarial voltado para a criação de valor e desenvolvimento da imagem da marca no mercado. Então, o que ela tem a ver com Marketing?
BRANDING E MARKETING
O Marketing também é um tipo de gestão empresarial. A sua diferença para o branding é que o seu foco é em praça, preço, produto e promoção (4Ps), enquanto no branding, o foco é criar valor.
As duas formas de gestão empresarial são independentes e não se anulam. Ambas podem coexistir na mesma empresa. Juntas, elas se tornam imbatíveis e tornam a marca mais forte e preparada para atuar no mercado.
CRIAÇÃO DE VALOR POR MEIO DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Com a internet e as mídias sociais, a relação entre marca e consumidor mudou. Antes, o consumidor não tinha um canal de comunicação para interagir diretamente com as publicidades das marcas. A sua única opção era aceitar a mensagem transmitida e decidir se compraria aquele produto ou não.
Graças às mídias sociais, cada consumidor agora tem a sua própria plataforma de comunicação e uma voz capaz de alcançar e influenciar outras pessoas. Essa oportunidade de interação mudou a forma das marcas se comportarem e de fazerem publicidades.
Agora, se o consumidor não concorda com o que a marca está dizendo e vendendo, ele consegue emitir a sua opinião e exigir uma mudança da marca. O consumidor tem acesso à mais informação e a mais escolhas no mercado, o que acaba tornando o ato da compra mais difícil.
Por ter tantos produtos semelhantes, o consumidor busca investir naquela marca que ele se identifica, ou seja, aquela marca que oferece algum valor na sua vida além da utilidade do produto.
Esse valor oferecido será percebido pelo cliente a partir da criação de conteúdo constante que a marca produz nos seus canais de comunicação, sejam elas online ou offline.
O conteúdo atua como uma ferramenta para fortalecer e consolidar o branding da marca, podendo influenciar e definir a experiência do seu potencial consumidor.
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE CONTEÚDO
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia menos invasiva e que permite aproximar o consumidor da marca. Por trabalhar com um discurso menos comercial e mais carregado no apelo emocional, o marketing de conteúdo permite que o consumidor enxergue a marca de uma forma mais humanizada e próxima da sua realidade.
Quando o conteúdo está alinhado ao branding, o posicionamento da marca é fortalecido e sua imagem e reputação no mercado ganham mais visibilidade e credibilidade, aumentando a procura e o desejo das pessoas de se tornarem clientes.
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