6 conselhos para ser melhor estudante

Estamos enfrentando uma das maiores crises dos nossos tempos e ainda não sabemos até onde ela vai durar. No entanto, se você está aqui é porque acredita em um melhor amanhã e ainda tem esperança. Na Platzi, temos certeza que se você aposta na sua educação, seu futuro não será o mesmo. Então, mais do que uma lista de “tarefas a fazer”, minha intenção é mostrar as práticas para ser um melhor estudante.

O que você deveria estar fazendo para ser melhor estudante?


Tenha uma imagem clara do sucesso:

Como é o sucesso para você? Qual é a sensação de estar naquele lugar? Como você pode descrever isso?

Enquanto você não tem uma imagem clara de aonde você quer chegar, você estará caminhando sem rumo. Mas espera, isso não é de todo mal. Mesmo que não tenha claro seu destino, aproveite para experimentar e aprender e, se algo te dá medo, faça com mesmo medo!

Já tem uma imagem clara? Nesse caso, escreva os passos que você considera necessários para chegar neste destino.

Na Platzi, te ajudamos, criamos rotas de aprendizado, cursos, sistema de discussões, etc.

Seja dono de seu aprendizado

Ninguém cuidará de seu pet como você cuida. É uma verdade universal. Ninguém pode cuidar, fazer crescer, guiar, alimentar o que você aprender, melhor do que você. As e os melhores estudantes sabem disso e se apossam de sua aprendizagem e, então, tomam as ações necessárias para seguir construindo seu futuro.

Com isso, não digo que não aceite conselhos ou mentorias, mas que ninguém pode te dizer o que você pode ou não aprender. Não importa quão difícil, ou a quantidade de vezes que tente. Você pode aprender tudo o que quiser. Tudo!

Aprenda a aprender

Com música? De noite? De dia? Tomando notas? Buscando mais recursos e desafios?

Há certos padrões que te ajudam a aprender. Encontre os seus e aprenda o que quiser! Descubra como seu cérebro aprende e você terá encontrado uma estrada que te levará a nunca parar de aprender.

Pergunte e responda muitas perguntas

Mais importantes que as respostas, são as perguntas. Se você não está fazendo perguntas, é provável que não esteja aprendendo. Parte do mais valioso que temos na Platzi é a comunidade e a comunidade faz muitas perguntas e também te ajuda a encontrar respostas. Essa é uma excelente estratégia para aprender. Perguntar e responder perguntas em nosso fórum são uma forma de confirmar seu aprendizado.

Resolva e crie problemas

Em outras palavras: pratique o que aprender e faça agora mesmo!

Imagine se Ada Lovelace não tivesse aplicado o que aprender, que não tivesse feito perguntas, que não tivesse publicado – certamente com medo – suas “notas”. Nada do que você conhece como tecnologia existiria. Nada.

Arrume o que não está bagunçado.

Procure soluções alternativas.

Melhore processos.

Hoje, mais que nunca, propor é uma das melhores ferramentas para fazer o mundo te conhecer.

Procure motivação e mantenha a disciplina

Se você procura fora de você, pode encontrar vídeos, música, livros, conversas, etc. que te motivam a seguir lutando por seus sonhos. Se procurar dentro de você, encontrará essa força e o impulso para alcançar as metas que você se propôs. O importante é que procure e encontre sua motivação. Logo, é momento de criar sua rotina, encadear hábitos, se recompensar a cada conquista e estabelecer estratégias de como recomeçar quando passar por adversidades.

E quando tudo isso falhar? Vai ficar a disciplina. A disciplina não é o fim, é o meio. A disciplina vai te ajudar a fazer o necessário para chegar aonde você quer quando a motivação não é o suficiente.

Agora você já tem os 6 conselhos para ser melhor estudante.

Qual você vai praticar a partir de hoje e como?

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que