Pense rápido: qual foi o último produto que você comprou? Ou o último que você pesquisou na internet?
Quando fez essa pesquisa, você estava buscando um produto genérico como tênis, camisa, smartphone, ou estava procurando algo específico, como um tênis de corrida de uma marca específica, uma camisa social de um tecido, ou um smartphone com um sistema determinado?
Não raro, bastante comum, aliás, desenvolvemos preferências por marcas, por produtos com determinadas características específicas, por algo que gere um significado em nossa realidade. Mas como ficamos sabendo desses valores, desse significado específico?
Comunicação como ferramenta de venda
Nosso ambiente social, ou nossa rede de relações, oferecem muito impacto nessas decisões e escolhas. Mas a comunicação é fundamental, decisiva no processo de conhecimento e de desenvolvimento de interesse por marcas, produtos, serviços, pela atribuição de valor e pela percepção de benefícios.
Sim, ter um amigo que usou, um conhecido que procurou, ou uma celebridade que atestou que determinado produto ou serviço é bom, positivo, entrega as características e qualidades que desejamos. É uma boa forma de ter segurança em relação à compra.
Em tempos de redes digitais, de informação livre e circulando por sites, blogs, facebook, instagram, tik tok, etc., a atenção do consumidor está cada vez mais saturada e dispersa. Então, levar mensagens que informem o valor, os benefícios, diferenciais, o que um produto, marca, loja ou serviço tem a oferecer é essencial para a busca do sucesso e a concretização de metas e resultados comerciais.
Comunicar é construir pontes
Comunicar é construir pontes. É estabelecer e construir relacionamentos. É informar e construir diferenciais. É obter a atenção e a preferência do consumidor. E por isso precisa ser compreendida, planejada, analisada e monitorada permanentemente.
Como? Com objetivos e metas claros, e com ferramentas de gestão, como Google ADS, Google Analytics, entre outras. E com o foco nos objetivos, desejos e necessidades do consumidor, do seu público-alvo.
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