Como hospedar um website de graça com GitHub Pages

Se você acabou de criar a sua primeira página web utilizando HTML e CSS deve estar se perguntando, como faço para publicar isso para que o mundo possa ver e ter meu primeiro website online? Nesse blogpost o professor Otacilio Maia vai explicar o passo a passo de como hospedar gratuitamente um website utilizando o GitHub Pages.

Git o quê?

Se você ainda não sabe o que é o Git e o GitHub, saiba que você está prestes a aprender uma das ferramentas mais poderosas e fundamentais na carreira de uma pessoa desenvolvedora de software, e para dominar esta ferramenta te recomendamos o curso profissional de Git e GitHub (https://platzi.com.br/cursos/git-github/).

Mas mesmo que você não conheça ou saiba utilizar Git e GitHub com este tutorial será possível prosseguir e hospedar sua primeira página, afinal utilizaremos apenas a interface web do GitHub. Basicamente o que você precisa saber é que:

  • Git é uma ferramenta incrível de versionamento de códigos e arquivos de texto, que permite com que você mantenha um histórico de alterações no seu código, gerenciando o desenvolvimento em equipe e permitindo o resgate de versões anteriores

  • GitHub é uma plataforma que permite hospedagem e compartilhamento de códigos e arquivos de texto utilizando git, além de ser uma rede social para desenvolvedores.

  • GitHub Pages é uma ferramenta do GitHub que permite hospedar páginas estáticas, ou seja, páginas que não se conectam diretamente com um banco de dados para gerar seu conteúdo de forma dinâmica.

Com a teoria em mãos, vamos à prática

Crie sua conta no GitHub

A primeira coisa que iremos precisar é de uma conta no https://github.com/ que pode ser feito da maneira gratuita, ao criar a conta tenha em mente o nome de usuário que você escolheu para a sua conta, este nome de usuário irá aparecer no canto superior esquerdo da página. No meu caso, o nome de usuário da conta que é “OtacilioN”:


Criando repositório

Na imagem anterior, podemos ver abaixo do nome do usuário o campo “Repositories”. Clique no botão verde escrito “new” e, no campo “repository name”, preencha com

.github.io, substituindo

pelo seu nome de usuário criado para a conta, por exemplo:
OtacilioN.github.io.

Preencha uma descrição (description) para seu site e clique em “Add a README file”, como no exemplo abaixo:


Então clique em “Create Repository”, assim criamos o nosso repositório no GitHub, que será responsável por hospedar os arquivos do website.

Faça upload dos arquivos

Falta apenas realizar o upload destes arquivos, neste momento temos dois cenários possíveis para isto:

  1. Realizar o versionamento do projeto com git utilizando este repositório criado, criar os commits e enviar para o branch main remoto utilizando o comando git push ou através de Pull Requests. Esta é a maneira mais profissional mas requer um conhecimento de git.

  2. É possível realizar o upload direto dos arquivos através da página web, este fluxo funciona caso você não conheça git, mas perderá todo o poder de versionamento que seria possível com o domínio da ferramenta, para permitir que mesmo que você não conheça git, possa hospedar o website, seguiremos com este fluxo.

Neste momento temos um botão na barra superior do repositório escrito “Add File”, ao clicar selecionaremos a opção “Upload files”:


Na tela de “Upload files” podemos arrastar os arquivos do nosso projeto, como o index.html, styles.css e assets para a janela do GitHub, ou clicar no botão “choose your files” e selecionar os arquivos no computador, obtendo o seguinte resultado:


Faça commit

Após o upload dos arquivos, será possível clicar no botão “Commit Changes”, então assim subimos o arquivo ao repositório, e sua página deverá estar disponível em https://

.github.io em poucos minutos. Por exemplo, a minha está em
https://OtacilioN.github.io/

Está pronto!

O GitHub detecta que ao criar um repositório com o nome

.github.io este repositório será configurado para utilizar o
GitHub Pages para a hospedagem de seu website. O próprio GitHub pages disponibiliza o domínio “
github.io” de maneira gratuita ao usuário e disponibiliza o seu website de maneira segura através do https. Para saber mais sobre o GitHub Pages acesse a
documentação oficial.

Parabéns, nesse momento seu website está disponível para o mundo todo, e inclusive, após algum tempo poderá ser indexado por buscadores como o Google se boas práticas de adicionar meta tags corretas, semântica e acessibilidade foram seguidas durante o desenvolvimento.

Para entender os fundamentos do desenvolvimento web, criar suas primeiras páginas e projetos, e finalmente começar sua carreira desenvolvendo para a web, aprenda com o nosso Curso de HTML e CSS.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que