Como estudar online respeitando sua personalidade.

Recebemos muitas perguntas sobre este assunto e a verdade é que não existe uma fórmula única para o sucesso.
Vamos falar sobre alguns pontos principais neste blog para que você encontre o que funciona melhor para sua personalidade, seu ambiente, sua disponibilidade de tempo e seus objetivos pessoais.

Estudar não é uma tarefa fácil! Aprender coisas novas requer planejamento, consistência e persistência, mesmo para os assuntos que nos interessam muito.
Abaixo vou descrever um pouco sobre o método que usei, e ainda uso para aprender algo novo.
Vamos começar com as quatro categorias que observo sempre antes de começar uma nova rodada de estudos. Repare que sempre me refiro a cada uma delas como variáveis mutantes de uma equação, estas categorias podem mudar com o tempo.

Sua Personalidade Estudantil
Cada pessoa funciona de uma maneira única, devemos nos conhecer primeiro, para que possamos encontrar nossos limites iniciais e a partir daí, expandir nossa capacidade respeitando sempre nossa individualidade.
Para simplificar vamos falar de apenas das duas personalidades mais extremas:
A primeira, vamos chamar de “inquieta”, aquela pessoa que não consegue parar no mesmo lugar por mais de dez minutos, ela se entedia facilmente e sente que precisa sempre de uma mudança de assunto ou ambiente.
A segunda, vamos chamar de “concentrada”, aquela pessoa que não tem nenhum problema em sentar-se em algum lugar tranquilo e ler um livro por duas horas ou mais.
Obviamente existe uma quantidade infinita de pessoas entre estas duas personalidades descritas acima, inicialmente tente entender se você está mais perto de “inquieta” ou de “concentrada”.
Não existe uma fórmula mágica para tirar o melhor proveito de sua personalidade estudantil, vai levar tempo demandar trabalho de verdade de sua parte. O que posso garantir é que você é capaz de mudar e certamente pode melhorar muito!
Não existe uma personalidade boa ou ruim, o que precisamos é simplesmente encontrar nossos pontos fracos e fortes para dar uma atenção maior onde precisamos reforçar.
Uma personalidade “inquieta” provavelmente assimila dados em uma velocidade muito alta e isso é uma excelente característica! Ao mesmo tempo, a sua dificuldade de concentração em uma única tarefa por períodos de 40 a 60 minutos pode prejudicar bastante.
Já uma personalidade “concentrada” tem como ponto positivo esta habilidade natural de “desligar-se” do mundo exterior e concentrar-se em uma única tarefa por longos períodos de tempo. O cuidado aqui tem que ser para não ficar muito tempo detido em algum conceito ou exercício.
É muito importante entender todos os principais conceitos em uma aula online mas, em geral, é muito difícil chegar lá na primeira leitura, ou assistindo certa aula apenas uma única vez.
O aprendizado não é linear em nosso cérebro e as vezes a melhor coisa que podemos fazer é seguir em frente.
Eu gastei muitas madrugadas forçando desnecessariamente um aprendizado, ficando extremamente frustrado por não encontrar uma resposta, ou não conseguir rodar um simples código de programação por exemplo.
Vou te contar um segredo que provavelmente custou todos os cabelos da minha cabeça: Depois de anos de estresse e sofrimentos tentando aprender coisas rápido, notei que muitas respostas aparecem magicamente quando estou dormindo, ou logo depois de uma ótima noite de sono!
E tudo isso na verdade não tem nada a ver com mágica. Quando estamos estressados nosso cérebro entra em um modo de “sobrevivência” e todo o foco se concentra em tarefas que podem nos tirar de algum perigo iminente. Aprendemos com muito mais eficiência quando estamos relaxados.
Para o “inquieto”, por exemplo, coloque seu relógio para medir quanto tempo seguido você geralmente estuda, quando achar sua média, comece a aumentar 5 minutos por semana. Digamos que em média você consegue estudar 15 minutos seguidos, na próxima semana coloque o objetivo como 20 minutos, resista ao máximo sua vontade de se levantar ou trocar de tarefa. Se você fizer este exercício a semana inteira, ao final, vai perceber que não é mais tão difícil se concentrar por 20 minutos por vez. Siga em frente com o aumento nas próximas semanas até que alcance 50 minutos seguidos.
Para o “concentrado” a idéia é a mesma, coloque seu relógio para te lembrar de dar uma pausa a cada 50 minutos, levante-se, tome água, alongue seu corpo e tente olhar uma paisagem do lado de fora.
Este esquema de trabalhar 50 minutos e pausar por 10 minutos (50/10) é muito utilizado por estudantes de medicina, engenheiros e programadores em todo o mundo.
A princípio pode parecer difícil chegar aos 50 minutos para os “inquietos” ou até mesmo parar por 10 minutos para os “concentrados”, mas em minha experiência, esta divisão é a que me permite ser o mais eficiente estudando continuamente, até mesmo por várias horas. Em tempos de grandes desafios e necessidade de aprender rápido chegava a aplicar esta técnica por 8 a 14 horas seguidas.

Seus Objetivos
A razão pela qual você está estudando um assunto online também influencia muito a maneira como pode se dedicar. Se você está estudando para uma prova de concurso, terá uma prioridade bem diferente de alguém estudando para se atualizar em um assunto que se interessa por hobby.
O que vai te ajudar bastante aqui é ser muito honesto com você mesmo!
Se está estudando para mudar de carreira, por exemplo, você terá que fazer sua rotina regular e ainda achar tempo para estudar os novos assuntos.
Faça uma revisão honesta de seus objetivos e coloque lembretes em lugares que você acessa constantemente. Assim, quando alguma distração aparecer, você poderá se lembrar do porque está dedicando seu tempo e atenção à estes estudos.

Seu Ambiente
O lugar físico onde você estuda pode contribuir muito para o seu sucesso estudando online.
Aqui, novamente, não existe um lugar único, ideal a todas as pessoas. Tem gente que prefere um lugar super silencioso, sem nenhuma distração. Outros preferem um ambiente mais vivo, com pessoas em volta se movimentando, e realmente não se incomodam com um pouco de barulho. É o caso das bibliotecas públicas ou até mesmo os cafés.
Novamente, o que você precisa é experimentar! Tente os lugares calmos, veja como se sente, veja como a técnica (50/10) funciona por algumas horas e também experimente com outros lugares mais movimentados. No meu caso, o lugar não importa muito contanto que haja segurança para deixar meus pertences nos meus 10 minutos de pausa. Outra dica seria um bom fone de ouvido que bloqueia o som externo.
Lembre-se de tomar cuidado com sua postura, iluminação e consumo de água. Pense no longo prazo, estudar é uma atividade que devemos fazer para a vida toda e a falta de atenção nestes detalhes pode te causar dores e problemas de saúde, limitando suas horas de estudo.

Sua Disponibilidade
Seja realista com o tempo que você pode dedicar a cada sessão de estudos!
É muito comum colocarmos um objetivo para nós mesmos muito além das nossas reais capacidades. Conhecer sua personalidade e encontrar o seu melhor ambiente para estudar certamente te ajudarão você a calcular sua real disponibilidade de tempo para dedicar-se aos estudos online.
Algumas pessoas podem separar um dia inteiro só pra estudar online e outras podem separar minutos algumas vezes por semana. O segredo aqui é consistência!
Se, por exemplo, você tem um único dia por semana e pode dedicar-se 4 horas ou mais, use a técnica dos (50/10) e não pule nenhuma sessão. Se algo extraordinário acontecer, tente alocar outro dia ainda naquela semana para se dedicar pelo menos metade do tempo regular.
Se a sua disponibilidade é menor em tempo, e mais frequente durante a semana, por exemplo 30 minutos todos os dias na hora do almoço, tente não pular nenhuma das sessões. Se perceber que depois de algumas semanas você está sempre pulando um dia ou dois não se culpe, mude sua rotina de 5 para 4 dias por semana por exemplo, assim você foca nos seus estudos sem preocupação, sabendo que em um dia específico vai ter tempo para executar outras tarefas.
Na minha experiência, achar 2 horas três ou quatro vezes por semana traz os melhores resultados. Os assuntos ficam ativos na memória, o que me dá tempo para digerir os assuntos estudados com calma e com mais profundidade. Também me gera oportunidades de trocar idéias e fazer/responder perguntas a outros estudantes ou profissionais.

Conclusão
Você é uma pessoa única e não existe uma maneira certa ou errada de estudar e aprender.
Aqui na Platzi construímos nossas metodologias, cursos e nossas plataformas visando a flexibilidade, pois entendemos muito bem as necessidades únicas de nossos estudantes.
Se respeite, teste sua personalidade, meça sua capacidade e tenha clareza nos seus objetivos.
Mantenha sempre um histórico de sua evolução, de preferência semanalmente, assim pode ir se adaptando aos novos cenários de vida.
Crie o seu espaço, separe o tempo que é só seu. Avalie constantemente seus objetivos para ter certeza de que você está caminhando na direção que vai te trazer o melhor resultado e consequentemente mais felicidade!
Acima de tudo “Nunca Pare de Aprender”!

Ainda tem alguma dúvidas? Precisa de ajuda com seus estudos na Platzi? Fale com a gente! [email protected]

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que