Como definir a cultura da sua startup para criar uma equipe de alto impacto

A cultura da sua startup não é algo que deve estar desenhado na parede ou colocado na landing da sua empresa, é um conjunto de ações, comportamentos e motivações que impulsionam sua empresa a cumprir a própria missão.

Neste blog post, vou te falar porque é importante que você defina a cultura da sua startup para que pessoas que você contrate façam um fit cultural para ter equipes eficientes e de alto impacto.

Cultura e valores

Os valores são todos os princípios que regem o comportamento de sua empresa e das pessoas que a compõem. Eles, os valores, são a definição da cultura, é o que motiva a sua equipe a fazer o que fazem e a trabalhar da maneira em que trabalham.

Missão vs. Visão

A missão é o objetivo principal da sua startup e é o motivo pelo qual trabalham para cumpri-lo. Por exemplo, a missão da Platzi é:

Ajudar aos países em desenvolvimento a transformarem-se em economias digitais, capacitando a próxima geração de profissionais em programação, marketing, design e tudo relacionado a tecnologia.

Enquanto que a visão é aquilo que você alcança ao cumprir com a missão, podemos dizer que é uma relação de causa e efeito ao cumprir a missão de sua empresa. Por exemplo, a visão da Platzi é:

Transformar a América Latina e Espanha, capacitando o próximo milhão de profissionais e empreendedores em tecnologia.

Fit cultural com sua startup

Criar uma cultura forte e flexível em sua empresa não é uma tarefa simples. Siga algumas dessas ações chaves para alcançá-lo:

  • Recrutamento: assegure-se de avaliar não somente as competências técnicas, mas também se o candidato dão match com sua cultura, por exemplo:

  • Fazendo perguntas behavorial: “Como você tomaria uma decisão se tem que escolher qual features do app temos que desenvolver no próximo trimestre” – A resposta pode te indicar se o candidato é mais analítico ou emocional, se está cômodo ao tomar decisões ou se prefere perguntar a opinião dos demais, etc.

  • Inclua provas técnicas reais no seu processo de contratação, pode usar um caso real que passou ou esteja passando em sua empresa e mostre a pessoa para ver como é seu processo de trabalho. Isso te ajuda a identificar se a pessoa se encaixará tranquilamente na equipe e somará para alcançar a missão da sua empresa.

  • Feedback: o processo de feedback radical deve ser contínuo em sua startup. Use seus valores quando der feedbacks para que sua equipe possa entender as expectativas e adotar a cultura, por exemplo:

  • Se alguém da equipe de success conseguiu aumentar a meta diária dos tickets a responder e também a nota de satisfação de seus usuários, graças a um trabalho rigoroso em equipe, você poderia dizer: “Parabenizo a equipe de success por realizações neste mês! Aumentamos nossa meta diária de tickets e a satisfação dos nossos usuários. Isso é fruto de um grande trabalho de equipe e de uma alta disciplina, 2 de nossos valores”.

Se você está no processo de criar sua startup, se já criou, mas não definiu a cultura dela ou se você está numa empresa que ainda não tem isso bem definido, te recomendo que tome o Curso de Introdução à Criação de Startups e o curso gratuito Startup Academy onde você aprenderá:

  • Como definir a cultura de sua empresa.
  • Erros comuns sobre cultura nas startups.
  • Como montar sua equipe.
  • Pontos principais do processo de recrutamento.
  • Como praticar o propósito da sua startup.

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