No mundo do marketing, é muito comum o conceito do funil de marketing ou funil de conversão para fazer referencia às etapas que um cliente atravessa até chegar no momento da compra.
As etapas são:
– Etapa 1: Reconhecimento
Neste momento, o principal objetivo é mostrar o negócio, que os potenciais clientes saibam da tua marca ou produto.
– Etapa 2: Consideração
O teu objetivo é criar uma legião de fãs, possibilitar uma interação entre eles, que compartilhem e batam papo sobre o teu conteúdo ou que sejam visitantes da tua web site.
– Etapa 3: Conversão
Nesta etapa o teu objetivo será fazer o maior número possível de conversões, o passo de potenciais clientes a clientes efetivos. A tua audiência será menor, mas a qualidade será melhor.
Vamos indicar algumas dicas para que você consiga criar seu próprio funil, utilizando ferramentas de segmentação e os objetivos de campanha que o Facebook Ads facilita para ti. Mas, primeiro devemos responder às seguintes perguntas:
Qual a etapa atual do teu negócio?
A primeira coisa que deve ser feita é definir em qual etapa do funil está o teu negócio atualmente.
Quem é o teu buyer persona ou cliente ideal?
Chegamos no momento de definir qual é a tua audiência ou cliente potencial. Para o processo de segmentação, o Facebook Ads oferece três tipos de audiências potenciais:
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Segmentação nativa: baseada no gênero, idade, localização, interesses de consumo, comportamentos.
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Públicos personalizados: pessoas que interagem entre elas, movimento da web site, bases de dados.
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Públicos semelhantes: Nós criamos antes um público personalizado com aqueles clientes que interagiram com e são próximos da sua marca. Agora queremos fazer um público semelhante que, como o nome indica, é um público com características muito similares àquelas das pessoas que se engajaram com a sua marca. Esta opção permite encontrar novas pessoas no Facebook que sejam semelhantes aos públicos personalizados.
Qual deve ser o objetivo inicial da sua campanha?
Após a definição da tua audiência, vamos ver os objetivos ou tipos de campanha que Facebook oferece. Se você conhece o Curso de Facebook Ads, com certeza você é experto nos tipos de campanha, se você ainda não os conhece, pode conferi-los entrando no curso da Platzi.
O Facebook divide os tipos de campanha seguindo o funil de marketing. Isso ajuda na escolha de um objetivo adaptado à etapa atual da tua empresa, ideia de negócio ou startup.
A criação do funil
Se você já respondeu às perguntas anteriores, conhece a etapa atual do funil para o momento atual do seu negócio, conhece quais são os potenciais clientes e sabe quais serão seu objetivos, então, você está no momento certo para a criação do funil!
O seguinte modelo pode ser efetivo para a construção do seu funil e pode ser adaptado a qualquer modelo de negócio:
Etapa 1: Reconhecimento
Nesta etapa vamos selecionar um objetivo e vamos utilizar a segmentação nativa para ser mais específicos na delimitação da audiência.
Etapa 2: Consideração
Neste ponto temos uma audiência mais qualificada. Os nossos objetivos de campanha a serem utilizados devem ter mais foco na consecução de uma ação. O que você quer é uma ação do seu cliente, que ele compre. A audiência deverá estar composta de pessoas que já se engajaram e demonstraram algum interesse na primeira etapa.
Etapa 3: Conversão
Na última etapa do nosso funil vamos alcançar à audiência que de fato tem interesse na aquisição do nosso produto ou serviço. São pessoas que já adicionaram o produto ao carrinho ou iniciaram o processo da compra. O objetivo definido previamente vai nos permitir fazer um estudo das compras efetivas.
O mais importante é estudar nossas métricas e realizar as optimizações necessárias segundo o objetivo de cada etapa. Por exemplo, se na primeira etapa o objetivo era gerar maior alcance, as nossas optimizações devem ser feitas em função do alcance.
O posicionamento do anuncio no Facebook é uma função dentro do gerenciadodor de anúncios que permite indicar onde serão expostos os anúncios.
Os anúncios podem aparecer em vários lugares do Facebook, por exemplo no feed, no Instant Articles, Video In-Stream, Coluna da direita, Vídeos sugeridos. Mas, também podem aparecer no Instagram, na Audience Network e no Messenger. Para identificar os anúncios pagos do Facebook, você pode procurar o ícone de “Patrocinado”.
O que você está aguardando para aproveitar as funções do gerenciador de anúncios e aumentar as suas vendas com o Facebook Ads? É o momento para posicionar sua marca ou produto no mercado mais indicado e alcançar às pessoas certas!