Bruna Guimarães, fundadora da Gupy e professora do Startup Academy, nos fala sobre empreender

A Bruna Guimarães, nossa professora na Startup Academy, nos deu uma entrevista sobre sobre empreendedorismo, educação e o lugar das mulheres nisso tudo. Confira abaixo a entrevista:

Platzi: Em algum momento da sua vida você imaginou que estaria à frente de uma startup? Qual é o sentimento disso?

Bruna: Eu nunca pensei em empreender. Eu fui desenvolvida em toda minha carreira para ser diretora ou vice presidente. Até que em determinado momento eu encontrei uma oportunidade de negócio junto com os meus sócios e eu decidi resolver um problema real que a gente enfrenta hoje na área de recrutamento.

Platzi: Nós sabemos que empreender é uma luta diária. Conta pra gente qual é o seu maior desafio na Gupy hoje.

Bruna: Meu maior desafio aqui na Gupy hoje dentro de um cenário onde a gente está escalando o negócio é manter a cultura dessa organização. Lá no início, quando éramos em 4, era muito fácil discutir, alinhar e realinhar as coisas. Agora somos mais de 150, então fica muito mais difícil. Que redes a gente vai construir pra manter todo mundo olhando o mesmo ponto, com o mesmo foco e remando para o mesmo lado?

Platzi: Mulher, startup, tecnologia, mundo corporativo, machismo. Quais foram e são os desafios na sua jornada como mulher empreendedora?

Bruna: O que me blinda nesse ecossistema onde a gente percebe que tem muito mais homens do que mulheres são algumas convicções que eu tenho muito fortes dentro de mim. Como eu quero enfrentar tudo isso? Eu quero ser exemplo pra outras mulheres de que a gente pode ser quem a gente é e fazer o que a gente tem convicção. A gente com certeza ainda vai mudar muitas realidades ainda daqui pra frente.

Platzi: Qual a sua rotina de educação hoje, dado que você é uma pessoa extremamente ocupada? Como você faz para nunca parar de aprender?

Bruna: Uma vez um empreendedor me falou que neste mundo a gente tem que desaprender, aprender e reaprender. Eu levo essa frase pra minha vida. Hoje eu uso várias formas de desaprender, aprender e reaprender. Mentorias, benchmarkings, podcasts, livros, sites, cursos. Eu utilizo todo e qualquer meio pra me manter atualizada. Até porque em uma startup de alto crescimento, se você não evolui você fica pra trás.

Gostou da visão da Bruna? Ela é uma das nossas professoras do curso 100% gratuito Startup Academy. Se inscreve lá! Tem muita aula boa pra você assistir.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que