As bases do banco de dados

Os bancos de dados se encontram em todos os lados da sua vida, mesmo que você não saiba. Seja ao entrar no supermercado, onde haverá um banco com cada produto, quantidade e preço; ao olhar o celular, haverá vários bancos de dados: dos seus contatos, das configurações do sistema operacional, de mensagens no Whatsapp; ao fazer uma pesquisa no Google, serão usadas as palavras-chave que você usou e todas as informações que a plataforma tem de você para buscar os melhores sites dentro de uma base de dados gigante de websites.

Não há como escapar, eles vieram para ficar e tem tornado a coleta de informações mais rápida, fácil e segura do que nunca. Mas, apesar de parecer um bicho de sete cabeças, eles (os relacionais pelo menos) são baseados num conceito bem simples, chamado CRUD.

Mas o que é CRUD?

CRUD é um acrônimo dos termos em inglês: Create (criar), Read (ler), Update (atualizar) e Delete (remover) e é a base na qual os bancos de dados relacionais se guiam. Ele diz que você dever ser capaz de criar informações, lê-las, atualizá-las e removê-las.

Isso é simples de visualizar, pois numa base de dados você tem que criar tabelas ou um registro, que poderia ser a ficha de um cliente; ler sua informação, para saber os dados de cobrança ou o seu tipo de plano; atualizar seu registro, por exemplo, se você mudar de endereço e precisar informar à instituição para enviar a correspondência a outro lugar; e encerrar o serviço com a empresa causaria que o seu registro fosse removido (boa sorte com o SAC até conseguir fazer isso).

E para que posso usar os bancos de dados?

Muitas coisas! Se você quiser montar uma empresa, você precisará registrar suas finanças, dados de clientes, fornecedores e todos os detalhes para mantê-la funcionando (e lucrando). Apesar de que algumas coisas se podem fazer no papel ou em uma planilha de Excel, uma base de dados permite você ter toda a informação organizada e de fácil acesso.

Você também pode cruzar dados e achar informações muito relevantes para descobrir se a sua estratégia de negócios está dando certo ou não e planejar para o futuro tendo todo o conhecimento de que você precisa.

Mesmo que não faça a sua própria empresa, o lugar onde você vai trabalhar muito provavelmente vai ter um banco de dados próprio e está se tornando uma habilidade valiosa dentro do mercado de trabalho.

O que você está esperando?

A Platzi tem o Curso de Introduçāo a Banco de Dados esperando por você, onde você aprenderá a dominar essa tecnologia como um campeão.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que