Os bancos de dados se encontram em todos os lados da sua vida, mesmo que você não saiba. Seja ao entrar no supermercado, onde haverá um banco com cada produto, quantidade e preço; ao olhar o celular, haverá vários bancos de dados: dos seus contatos, das configurações do sistema operacional, de mensagens no Whatsapp; ao fazer uma pesquisa no Google, serão usadas as palavras-chave que você usou e todas as informações que a plataforma tem de você para buscar os melhores sites dentro de uma base de dados gigante de websites.
Não há como escapar, eles vieram para ficar e tem tornado a coleta de informações mais rápida, fácil e segura do que nunca. Mas, apesar de parecer um bicho de sete cabeças, eles (os relacionais pelo menos) são baseados num conceito bem simples, chamado CRUD.
Mas o que é CRUD?
CRUD é um acrônimo dos termos em inglês: Create (criar), Read (ler), Update (atualizar) e Delete (remover) e é a base na qual os bancos de dados relacionais se guiam. Ele diz que você dever ser capaz de criar informações, lê-las, atualizá-las e removê-las.
Isso é simples de visualizar, pois numa base de dados você tem que criar tabelas ou um registro, que poderia ser a ficha de um cliente; ler sua informação, para saber os dados de cobrança ou o seu tipo de plano; atualizar seu registro, por exemplo, se você mudar de endereço e precisar informar à instituição para enviar a correspondência a outro lugar; e encerrar o serviço com a empresa causaria que o seu registro fosse removido (boa sorte com o SAC até conseguir fazer isso).
E para que posso usar os bancos de dados?
Muitas coisas! Se você quiser montar uma empresa, você precisará registrar suas finanças, dados de clientes, fornecedores e todos os detalhes para mantê-la funcionando (e lucrando). Apesar de que algumas coisas se podem fazer no papel ou em uma planilha de Excel, uma base de dados permite você ter toda a informação organizada e de fácil acesso.
Você também pode cruzar dados e achar informações muito relevantes para descobrir se a sua estratégia de negócios está dando certo ou não e planejar para o futuro tendo todo o conhecimento de que você precisa.
Mesmo que não faça a sua própria empresa, o lugar onde você vai trabalhar muito provavelmente vai ter um banco de dados próprio e está se tornando uma habilidade valiosa dentro do mercado de trabalho.
O que você está esperando?
A Platzi tem o Curso de Introduçāo a Banco de Dados esperando por você, onde você aprenderá a dominar essa tecnologia como um campeão.