Nossa presença na rede de computadores é muito importante. As estratégias e ferramentas de Marketing Digital nos dão muitas possibilidades não só para ficarmos um pouco mais conhecidos, como chamar a atenção do nosso público, aumentar as nossas vendas e crescer profissionalmente.
O Marketing Digital não só funciona para empresas grande e multimilionárias. Todos nós temos essas mesmas oportunidades.
Com certeza você é uma especialista na sua área, agora assegure-se de que todos saibam disso! Aplicando uma boa estratégia de Marketing Digital, você vai demonstrar aos seus clientes que você é o que eles estão buscando. Além disso, você vai incrementar as vendas dos seus produtos e serviços.
Toda a estratégia de Marketing Digital tem a sua personalidade, cada ferramenta funciona de uma determinada maneira e nos oferece opções diferentes na hora de cumprir os nossos objetivos. Vamos analisar algumas destas ferramentas e os benefícios que elas oferecem para a nossa Marca Pessoal.
Defina seus objetivos
O primeiro que você deve fazer para começar a criar a sua marca pessoal é identificar esses valores que te definem ou que você quer que te definam. Lembre-se que os objetivos de uma estratégia de marketing é gerar mais vendas, chamar a atenção do público e a geração de leads.
Acumular seguidores, conseguir muito dinheiro ou usar as redes sociais apenas porque “todo o mundo está usando” não são os objetivos corretos. O objetivo, no final das contas, é poder se mostrar como a pessoa correta para a oportunidade que se apresenta.
Os objetivos devem ser muito específicos e estar claramente definidos para que qualquer um possa entender. Seus objetivos devem ir de mãos dados com o propósito da sua marca.
Dicas para definir seus objetivos:
• Seja realista e ambicioso
• Calcule os recursos de que você vai precisar
• Mantenha-os como um guia
• Revise-os a cada três meses, no mínimo
Escolha dos canais de marketing
O primeiro passo para trabalhar em meios sociais é entender quais canais de distribuição você vai usar para promover a sua marca. Lembre-se de começar de pouco a pouco, ao escolher os seus canais, é importante começar com menos para ir aumentando, além de entender os fatores fundamentais como o tempo e o dinheiro das suas estratégias.
Dicas para escolher os seus Canais de Distribuição:
• Seu público tem que estar ali
• Os formatos tem que se adaptar aos seus objetivos
• Você tem recursos suficientes para manter vivo o seu ecossistema?
• Você deve coletar métricas que sirvam para a sua marca
• Tenha uma papel claro. Qual é o papel deste canal em particular para a sua mistura de comunicação e marketing?
Marketing de conteúdos
Marketing de Conteúdos é uma estratégia de Marketing Digital que se baseia na criação e distribuição de conteúdo relevante para o público-alvo. O objetivo desta estratégia é impulsionar futuros clientes e fidelizar os fãs que já temos.
Há uma série de fatores que vocês tem que considerar para que o seu conteúdo seja um bom conteúdo:
• Quais são as mensagens que a sua marca quer transmitir?
• Considere quais são os interesses de seu público-alvo
• E, é claro, você deve estar atento às tendências
• O ponto médio entre esses fatores é o que chamamos de “conteúdo ideal” e sempre devemos buscá-lo.
O seu público NÃO PODE SER TODO O MUNDO
É muito importante ter um público muito bem definido para as suas estratégias de Marketing. Tome o tempo necessário para criar a suas buyer personas, ou seja, os seus clientes ideias. Pesquise quais são os gostos e interesses do seu público. O seu produto e/ou serviços resolve esses problemas?
Lembre-se, #NuncaPareDeAprender! Se você se interessa por este tema e quer crescer profissionalmente, recomendo fazer o Curso de Introdução ao Marketing Digital, onde você aprenderá com detalhes como e para que funciona cada plataforma.
Traduzido do blog em espanhol: https://platzi.com/blog/aprende-marketing-digital-y-haz-crecer-tu-marca-personal/