Aprenda como programar do zero: conceitos básicos e passo-a-passo

Neste guia sobre como aprender a programar do zero, queremos dar a você as ferramentas necessárias para que você possa iniciar sua empreitada no mundo dos códigos! Evite cometer os mesmos erros que muitos de nós cometemos ao começar, perca o medo e descubra qual é o melhor caminho para você.

Nossa jornada começa pelos conceitos básicos, passando por linhas de código e linguagens, até os cursos que você pode fazer para se aprofundar no assunto. Vamos começar! �

Conheça os conceitos básicos da programação

Aprender a programar requer que você se arme de conhecimentos iniciais para que sua carreira em desenvolvimento web e outros tipos de programação seja uma experiência enriquecedora.

Afinal, o que é programação?

Programação é a criação de uma série de instruções que serão interpretadas por algum equipamento eletrônico para funcionar e realizar as tarefas que lhe atribuímos. Assim, o conjunto de convenções criadas para escrever esses códigos é o que conhecemos como linguagem de programação.

Menos complexo do que você imaginava, certo?

Agora vamos aos conceitos usados na programação!

Algoritmos

Algoritmos são sequências de comandos independentes das linguagens de programação, pois determinam todo o projeto do programa e os códigos de programação a serem executados. Eles são uma parte fundamental no aprendizado da programação.

Você deve ter em mente que eles são finitos, definidos, precisos e devem produzir resultados. Em muitos casos, a lógica dos fluxogramas é usada para projetar algoritmos.

Variáveis e Vetores

Variáveis e vetores são espaços alocados para armazenar dados específicos. Os vetores são variáveis compostas, ou seja, sequências de informações que são armazenadas em uma variável designada.

Funções

Trabalham da mesma forma que as variáveis, porém contém códigos. As funções servem para evitar a repetição de fragmentos de código, especialmente para aqueles que começam a aprender a programar.

Condicionais

No desenvolvimento web ou de programas, as condicionais indicam que alguns requisitos devem ser cumpridos. Geralmente elas são executadas apenas em uma fase do programa.

Por exemplo: se dois valores são iguais ou se existe um determinado valor, algum comando deve ser executado.

Estruturas de Repetição

Funcionam como as condicionais, porém esses comandos são executados constantemente. Enquanto a condição for atendida, o programa continuará a executá-lo.

Sintaxe

A sintaxe é a representação visual das linguagens de programação. Ou seja, nos mostra as sequências e a ordem dos códigos para desenvolver um programa adequado e funcional.

Como aprender a programar?

Nossa ideia aqui é criar um passo-a-passo simplificado para que você consiga aprender a programar. Isso não quer dizer que você vai terminar de ler nosso artigo e já se transformará em um programador, mas terá uma boa base para iniciar essa aventura!

Escreva a sua primeira linha de código

Vamos começar escrevendo sua primeira linha de código? Não há um único caminho para isso, existem várias possibilidades. Você está pronto? Então aqui vai uma pequena prática inicial criada por Freddy, CEO aqui na Platzi.

� Pro-tip: Você pode conferir um vídeo explicando esse passo-a-passo em mais detalhes na aula Criando sua primeira linha de código.

Vamos para o passo-a-passo:

  1. Tenha o Chrome instalado em seu computador;
  2. Escreva na barra de endereços do navegador “about:blank” para abrir uma página em branco;
Untitled.png
  1. Inspecione a página (você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse e, em seguida, em “Inspect”, ou então a partir do atalho Ctrl+Shift+i);
Untitled.png
  1. Clique em “Console”, logo em seguida de Elements no print acima;
  2. Escreva: “alert(”Meu nome é Freddy”);”, como no print abaixo, e aperte a tecla “Enter”;
Untitled.png
  1. Pronto! Você programou o seu primeiro alerta!
Untitled.png

Conheça as linguagens de programação

Você precisa começar entendendo que existem diferentes linguagens de programação, como Java, Python ou C++. Mais tarde explicaremos em detalhes o que são essas linguagens.

O que são linguagens de programação?

Uma linguagem de programação é como um idioma no qual as instruções de operação são fornecidas a uma máquina, seja lógica ou fisicamente. Uma linguagem é formulada, portanto, para um processador ou máquina entender.

Para aprender a programar você precisa entender que as regras da linguagem de programação que usar. Ou seja, conhecer as sequências que juntas formam um programa (ou saber procurar por elas). Existem pelo menos 5 linguagens de programação usadas em todo o mundo. Elas são populares devido à sua legibilidade e facilidade de uso para desenvolver e criar sites, aplicativos e outras plataformas.

Que tal começar a estudar por elas?

Java

É a linguagem mais usada e inovadora hoje. Por ser fácil de usar, ela se tornou praticamente uma norma. Ela é usada, por exemplo, no desenvolvimento de aplicativos móveis e planilhas. Assim, o conhecimento de Java é uma habilidade altamente valorizada por quem contrata serviços de programação.

Python

Essa é uma das linguagens de programação perfeitas para quem está iniciando a carreira como programador, pois suporta múltiplas plataformas e paradigmas para criar programas funcionais.

Visual Basic

O Visual Basic serve principalmente para criar ferramentas que automatizam processos e assim reduzir tempo. Consequentemente, o número de usuários que o utilizam tem aumentado. Também é usado no desenvolvimento de aplicativos e sites.

C++

É uma das linguagens de programação de uso mais complexo, pois é usado para criação de softwares e programas onde há comandos visuais. Alguns exemplos são programas de edição e design gráfico ou sistemas operacionais para computadores.

C#

É considerada uma das melhores linguagens de programação para desenvolver objetos. Um objeto é um código que combina os dados de um objeto, seu comportamento e sua identidade. No campo da informática, o C# é amplamente utilizado para projetar aplicativos e programas especializados.

Essa linguagem é utilizada por exemplo pela Unity, um espaço para programação de videogames com funcionamento multiplataforma de onde você pode exportar para computadores ou telefones celulares com diferentes sistemas operacionais.

Entenda o desenvolvimento histórico das linguagens de programação

Como qualquer outro conhecimento, as linguagens de programação também se desenvolveram historicamente. Quando tudo isso aqui era mato, os códigos eram bastante simples se comparados com os complexos comandos atuais.

Mas, apesar de complexos, as linguagens têm evoluído para facilitar sua operação e desenvolver novas opções!

Podemos dividir a história das linguagens de programação em algumas gerações:

  • Primeira geração: baseada em códigos binários, sequências com 1 e 0;
  • Segunda geração: linguagens simbólicas que assimilam grandes estruturas de dados e assim
    produzem comandos legíveis e fáceis de usar;
  • Terceira geração: são linguagens de alto nível, com códigos fáceis de entender para qualquer
    pessoa. Existem códigos gerais para criar diferentes variedades de programas;
  • Quarta geração: ferramentas de código que facilitam e aceleram o desenvolvimento de programas, pois eles podem gerar códigos automaticamente, acessar dados e gerar gráficos. Acabam por esgotar menos os programadores;
  • Quinta geração: assim são chamados os programas e linguagens baseados em inteligência
    artificial.

Faça cursos online para aprender programação

Se você chegou até esse conteúdo, é porque acredita no poder da internet para solucionar suas dúvidas e te ajudar a aprender! Assim, os cursos online são uma excelente opção para aprender a programar.

A Platzi é uma das maiores plataformas de educação tecnológica e capacitação profissional do mundo. Como parte do nosso portfólio, temos uma Escola de Fundamentos da Programação que vai te ensinar do zero tudo que você precisa saber para começar essa empreitada!

Nessa formação temos cursos básicos que vão te dar os fundamentos para começar a aprender, bem como cursos específicos para desenvolvimento Front-end e Back-end, e até mesmo cursos complementares sobre arquitetura de software e gerenciamento de projetos.

Pro-tip: As primeiras aulas são gratuitas e, a partir delas, você poderá ter certeza que somos a melhor plataforma de estudo para você!

Em resumo…

Aprender a programar é algo que você pode fazer independentemente da sua idade. Por exemplo, existem certas vantagens quando você aprende a programar na infância. Como costumamos dizer por aqui, nunca pare de aprender!

Programar pode parecer difícil, mas nossa comunidade pode te ajudar! Aqui na Platzi, professores e alunos trabalham juntos para que o conhecimento seja conquistado por todos da melhor maneira possível.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que