Quem atua em e-commerce sabe que o marketing tem um papel fundamental para o crescimento e claro, a consolidação da marca. Então, quem deseja entrar nesse meio, pode não saber todos os benefícios que o marketing proporciona.
Contudo, o marketing inclui a presença da marca em uma série de canais de comunicação, para proporcionar resultados. Por isso, é recomendado que o marketing seja visto como um investimento e não como um gasto ou prejuízo.
Para te ajudar, preparamos esse artigo com as melhores ações de marketing para e-commerce.
O que são ações de marketing para e-commerce?
As ações de marketing abrangem toda e qualquer atividade a ser realizada pelas empresas. E o foco principal é gerar informações relevantes sobre o mercado, promover produtos e serviços, e até mesmo atrair ou fidelizar clientes.
No entanto, quando aplicado no e-commerce, o marketing atua em estratégias de anúncios e divulgações online, fazendo com que a loja virtual seja conhecida pelo público-alvo.
Assim, é uma maneira de conectar pessoas de uma forma amigável e sem uma linguagem agressiva.
Como o marketing auxilia nas vendas do e-commerce
Utilizar estratégias de marketing é uma forma eficiente, ela agrega valor à empresa fazendo com que os clientes confie e indique a sua marca. Assim, é possível produzir e divulgar conteúdos diferentes. Os propósitos e objetivos variam de acordo com cada etapa do funil de vendas que o seu cliente esteja.
Além disso, essa estratégia é bastante relevante na hora de fidelizar clientes, por auxiliar no pós-venda fazendo com que a marca seja lembrada e divulgada.
Como o marketing auxilia na construção de marca do e-commerce
O primeiro passo é ter um público para que as suas estratégias funcionem. Esse público é conquistado com pequenas ações e o auxílio de ferramentas específicas. Já o marketing auxilia na identificação do público.
A partir dele é possível encontrar onde ele está e quais os seus gostos. E você passa a se prevenir com as melhores diretrizes sabendo lidar com todos os seus consumidores.Essa construção inclui mídias sociais, blog, site, e-mail e demais ferramentas a serem utilizadas diariamente para a sua marca ser reconhecida e estruturada no mundo do e-commerce.
6 ações de marketing para e-commerce
Para alcançar vendas é preciso muito trabalho e estratégias.
Atualmente existem variadas ações de marketing das quais você pode e deve utilizar para aumentar suas vendas, principalmente em datas comemorativas.
Elencamos as 6 principais ações de marketing para e-commerce que vão além das tradicionais campanhas de frete grátis.
1. Marketing de conteúdo
Trata-se de uma estratégia para atrair clientes, com base na criação de conteúdos relevantes.
Esse método não realiza publicação direta da marca. Porém atrai o público-alvo com a realização de soluções para os problemas, seja por meio de textos, vídeos, e-books e posts nas redes sociais.
2. Redes Sociais
As redes sociais transformaram de forma definitiva o conceito de relacionamento entre cliente e empresa.
Então, fortaleça ainda mais a sua marca com ações diretas para essas plataformas, faça com que os seus seguidores estejam sempre atualizados e com todas as dúvidas sanadas.
Esse canal é o principal meio de comunicação para a maioria dos clientes.
3. E-mail marketing
É uma fonte confiável de informação, onde as pessoas recebem conteúdos que são do seu interesse.
Crie segmentações e fluxos de automação de marketing para que os seus clientes recebam apenas conteúdos relevantes.
Apostar no e-mail marketing, é apostar em um relacionamento personalizado.
4. Ações com influenciadores
Uma forma de realizar divulgações é ter parcerias com influenciados que tenham uma rede de contato similar ao seu público alvo.
Busque por pessoas que tenham os mesmos valores da sua empresa.
Se os seus produtos são veganos e seus clientes comprarem por isso, os influenciadores devem apoiar essa ideia, por exemplo.
5. SEO
Search Engine Optimization ou SEO, é um conjunto de técnicas onde um profissional de marketing consegue implementar, com a visão de melhores resultados para o seu site ou artigo dentro dos mecanismos de buscas. O Google é o maior exemplo. O seu objetivo é ainda, gerar conversões.
6. Anúncios
Quanto mais você anuncia, maiores as chances de obter leads. Com a captura de assinantes, você consegue aumentar suas chances de vendas e de forma discreta induzir a compra dos seus produtos.
É uma maneira sutil de dizer que você está presente no mercado e presente em mídias muito ativas, como o Facebook.
Uma coisa é certa, se você quer vender mais no e-commerce, proporcione as melhores experiências aos seus clientes.
A maioria dos internautas buscam por comodidade, então, mostre a eles que na sua loja isso é possível.
Apresente os produtos de uma forma diferenciada, de destaque aos seus benefícios e encante os seus clientes!