A sua startup merece um bom pitch, aprenda como fazê-lo

Diga-me se alguma destas histórias te parece familiar. Você está jantando com alguns amigos quando alguém te pergunta o que você faz e, com muita emoção, você explica a sua profissão. Minutos depois, te fazem perguntas mais estranhas: “mas é que nem um aplicativo?”, “e as pessoas usam isso?”; não entenderam � Um outro dia, você está entrevistando pessoas para contratar talentos para a sua startup e acha que encontrou a pessoa certo. A entrevista foi maravilhosa, você enviou a proposta e, então, te respondem dizendo que aceitam a oferta para um trabalho corporativo ou de agência � Você está em uma reunião com um potencial cliente, acaba de fazer a apresentação da sua vida, mas decidem que a sua solução “não é o que estamos buscando no momento, obrigado”. FUUUUUUUUUUUUUUU (╯°□°)╯︵ ┻━┻

O que estas anedotas têm em comum? (todas são experiências reais, aconteceram comigo) Que ninguém entendeu o que expliquei e a culpa foi minha e do meu pitch. Eu tinha um produto ótimo, mas não conseguia transmiti-lo aos outros. Se algo similar aconteceu contigo, primeiro quero que saiba que você não é o único: acontece com milhares de empreendedores todos os dias. Já vi isto em hackatons, rodas de negócio, conferência e até reuniões com investidores. Segundo e mais importante: tem solução e você deve consertar isso. Um pitch ruim pode matar a sua startup

Escolha o formato correto

Existem diferentes formato para se fazer um pitch, dependendo do público a que se dirige e o tempo que você terá para apresentar. É necessário adaptar o seu pitch para cada situação, porque é muito diferente fazê-lo em uma reunião breve (o famoso pitch de elevador de um minuto), e fazer na frente de possíveis investidores. Então, primeiro descubra quem será o seu público e quanto tempo você terá para apresentar.

Para este exemplo, vamos usar um formato de cinco minutos dirigido a outros empreendedores. É o que se utiliza para se apresentar no Demo Day da Platzi.

1. Quem é você e o que você faz

Comece pelo básico: apresente a sua empresa. Seja breve, que caiba dentro de um tweet. Esta versão curta também poder ser o seu pitch de elevador.

Somos a Platzi, ensinamos de forma online e efetiva as ferramentas e habilidades necessárias para começar uma carreira na área de tecnologia.

Todo produto ou serviço deve resolver um problema ou satisfazer uma necessidade, então, a seguir, você deve mencioná-lo. Qual é o problema e por que é um problema? Se apoie em dados que você tenha pesquisado; também pode usar histórias de usuários. Faço uso do que for necessário para transmitir a importância de resolver isso, não basta que se diga “é muito importante”.

Todo ano, milhões de postos de trabalho na América Latina ficam vagos porque não existem pessoas capacitadas o suficiente para ocupá-los.


2. A solução e o demo

Você já mencionou o problema, agora é hora de falar sobre como você está resolvendo isso. Volte a mencionar o que fazem, mas desta vez de forma detalhada. Como fazem isso? Por que é diferente?

Um erro comum nesta parte é dizer “não há ninguém resolvendo isso” ou “somos os primeiros a fazer isso”. Evite usar esses argumentos (99% do tempo são falsos), é muito melhor mencionar porque a sua solução é diferente das opções existentes.

Nós fazemos cursos de programação, design, marketing e outros tópicos em tecnologia. Ao contrário de outras soluções (cursos presenciais, outras plataformas), temos um catálogo on-line aberto, porque as pessoas têm o controle para aprender o que querem, quando querem e onde querem. Nossos instrutores são especialistas da indústria, com experiência real no assunto que vão ensinar.

Se você tiver um demo funcional, esta é a melhor hora para mostrá-lo. Use-o para apoiar a sua explicação e mostrar o melhor do seu produto. Você não precisa mostrar todas as funções incríveis que tem (nós acreditamos em você, está incrível). Fazer demos completas vai-te custar tempo (lembre-se você tem muito pouco) e, na verdade, ninguém na plateia precisa ver como criar uma conta e login �

3. A grande oportunidade: o modelo de negócio e o tamanho do mercado

É a hora de contar como a sua startup vai triunfar economicamente. O modelo de negócio tem que ser simples de explicar: quanto custa e como se paga. Resumindo, como é que conseguirá monetizar a sua solução.

Nosso modelo é uma assinatura recorrente e existem dois planos: Basic (U$35 ao mês) ou Expert (U$299 ao ano)
Se, ainda assim, não tiver encontrado um modelo de negócio, seja honesto em relação a isso, você pode inclusive mencionar quais opções vocês experimentaram o estão testando atualmente. Evite mentir ou fazer promessas falsas. Para o tamanho do mercado, utilize dados que demonstrem quão grande é essa oportunidade.

Existem 150 milhões de pessoas buscando opções de treinamento profissional e/ou educação continuada na América Latina. Cada dia, mais e mais pessoas decidem aprender com métodos alternativos, como a educação online ou a educação híbrida.


4. O progresso até agora e o que segue

Se aproxima o final do pitch, então, certifique-se de mostrar o que você e a sua equipe alcançaram até o momento. Você pode mencionar o crescimento semanal ou mensal de usuários ou de renda, investimentos que tenham obtido, uma nova funcionalidade que tenham lançado ou um pivô do modelo que tenham feito recentemente. Se tiver planos ou metas claras no curto prazo, é bom comunicá-los nesta parte.

Temos seiscentos mil estudantes registrados na plataforma e, a este ritmo de crescimento, vamos ter um milhão até o final do ano. Alcançamos a nossa meta de produzir vinte cursos por mês e o passo seguinte é chegar a trinta.


5. O grand finale

Resta apenas alguns segundos no seu relógio! O final dependerá do objetivo que você tenha. Você quer investimento? Mencione quanto está buscando. Está contratando? Diga que vagas tem e os perfis que você está procurando. Precisa de mais clientes? Convide-os a se registrarem ou a te contatarem. É muito importante terminar sempre com uma chamada de ação; deixe os seus dados de contato e o site onde possam encontrar mais informações ou se registrarem.

A Platzi é educação online efetiva por menos de 1 dólar ao dia. Os melhores profissionais nunca param de aprender. Estamos-te esperando, entre agora mesmo na platzi.com.br

Algumas recomendações adicionais

Que só uma pessoa faça o pitch, a mais preparada. Eu sei que a sua equipe é incrível, mas nem todos precisam falar (não é um trabalho escolar) e, se possível, incluir no seu pitch uma menção de porque a sua equipe é a melhor.

Pratique o seu pitch quantas vezes for necessário e, de preferência, com um relógio na mão. Assim nem o tempo nem o nervoso de falar em público vão jogar contra você.

Prepare um script, mas também improvise. Teste coisas distintas e mude a ordem das ideias; lembre-se também que você deve adaptar o seu pitch à reação do público.

Se precisar de ajuda ou tiver dúvidas, faça o Curso de Introdução à Criação de Startups, onde te ensinamos tudo isso com detalhes.

Traduzido do blog em espanhol: https://platzi.com/blog/aprende-a-hacer-tu-pitch/

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