A importância da programação nas profissões do futuro

A programação de computadores, dispositivos móveis e outros tem se tornado cada vez mais importante na realidade das pessoas, os dispositivos móveis tem se tornado mais comuns no dia-a-dia das pessoas e a internet das coisas tem deixado isso mais claro.
Com o crescimento destes dispositivos e a sua conexão, a necessidade de programadores e softwares para os mesmos cresce e o contato com softwares e dispositivos do gênero, logo a programação e o conhecimento lógico se tornam necessários até mesmo aos usuários.

A programação e o desenvolvimento de software vão muito além da linguagem, o programador otimiza e desenvolve outras características além da linguagem, como:

Raciocínio lógico

Para desenvolver um sistema, é necessário criar um algoritmo, usando uma linguagem de programação, que fará com que uma máquina execute uma sequência de ações. Ele deve ser estruturado de forma lógica para resolver problemas do mundo real.

Abstração

Em ciência da computação, abstração é a criação de objetos que sumarizam as características de outros pertencentes a um mesmo conjunto. Esse se processo inicia com a busca de padrões em um grupo estudado como as características do trabalho de um profissional, modo de funcionamento de um automóvel ou o comportamento de um cachorro.

Outras áreas

Além destas habilidades, a programação tem se tornado cada vez mais importante em outras áreas do conhecimento, se tornando comum até mesmo matérias de programação e algoritmos em cursos de outras áreas como a biologia.

Com a otimização dos dispositivos e a evolução da tecnologia outras áreas tiveram grandes avanços, porém todos os dispositivos precisam ser programados, de um carro ou uma geladeira inteligente até mesmo equipamentos médicos, marca-passos e outros, desta forma a programação se fez essencial em áreas como.

Biologia: especialmente após o sequenciamento de DNA ser realizado por um software e usar modelos computacionais para estudar o comportamento de seres vivos;
Indústria de entretenimento: com o uso das plataformas de streaming onde se pode assistir a séries, filmes, ouvir músicas e, ainda, receber sugestões adequadas ao gosto do usuário;
Varejo: primeiro com as lojas virtuais, depois com os softwares para identificar as preferências de grupos de consumidores e, futuramente, como a Internet das Coisas, integrando prateleiras de supermercado a redes de distribuição;
Transporte urbano: empresas como Uber e Cabify que mudaram a forma como nos transportamos. Em um futuro próximo, carros autônomos deverão chegar ao mercado.

Essas transformações demandam profissionais preparados para lidar com elas. Eles precisam ser capazes de utilizá-las, implementá-las e propor o uso daquelas que puderem agregar valor ao segmento em que estão inseridos.

Independente da linguagem que vá usar, do paradigma que conheça e goste ou da plataforma na qual você deseja atuar, a programação é considerada por muitos a profissão do futuro, de forma que até mesmo personalidades como Bill Gates já mencionaram que em pouco tempo escolas irão precisar ensinar algoritmos em escolas de ensino fundamental e médio.

Portanto se você quer garantir um espaço neste mercado tão abrangente e promissor, confira nossa formação de desenvolvedor de softwares e nosso curso de programação estruturada com C!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que