2

8 dicas essenciais para usar o SCRUM

6544Pontos

hace 2 años

Curso de Fundamentos em Scrum
Curso de Fundamentos em Scrum

Curso de Fundamentos em Scrum

Domine e aplique o conhecimento alinhado ao framework de maior sucesso atualmente. Faça seu negócio crescer como parte de uma estrutura eficaz e ágil que entrega valor instantaneamente aos seus clientes.

O Scrum é um dos frameworks ágeis mais reconhecidos e populares atualmente. Não é à toa que companhias de sucesso como o Google, Spotify, Salesforce e a Amazon o usam para o desenvolvimento de projetos inovadores dentro de suas organizações. Se a sua startup ou empresa estiverem pensando em adotar um marco da gestão de projetos com alto grau de eficiência, que tenham resultados a um prazo muito curto (30 dias!) e que envolva ativamente o cliente e as suas expectativas, o SCRUM pode ser a melhor opção.

A seguir, mostraremos algumas dicas para usar o SCRUM com sucesso:

1. Arrisque-se a ter sucesso com o SCRUM!: Apesar de querermos te contar como aplicar o SCRUM, a chave é arriscar-se experimentando formas diferentes de satisfazer a necessidade de um projeto. Mudar a maneira de gerir os projetos de uma empresa é um desafio enfrentado por empregadores, oficinas de projeto e gestores de todo tipo. Existem medos, rejeições e barreiras que complicam a implementação desta forma de trabalhar em empresas.

2. Pesquise: Consulte o Manifesto Ágil e os seus princípios em que o SCRUM se rege. Baixe o guia SBOK e faça o Curso de Fundamentos de SCRUM. Pesquise sobre como o Spotify levou o SCRUM ao seu nível máximo e por que o Healthcare.gov fracassou. E, também, busque relatos de diretores de projetos e colaboradores que tenham participado em um projeto SCRUM com sucesso.

3. Esteja convencido de que vai funcionar: Já que você sabe como usar o SCRUM e devorou toda a literatura do tema, convém não pensar em coisas como “eu não acredito nas metodologias ágeis, mas vamos tentar”, “tenho medo de usar o SCRUM, é melhor a forma que gerimos atualmente”.

4. Convencer os interessados pelo projeto: Agora que você está convencido, devemos convencer todos os que estarão no projeto ou que estão relacionados à ele. É importante argumentar e mostrar as vantagens que te convenceram. Mostre também os inúmeros casos de sucesso.

5. O projeto adequado: Apesar de poder ser aplicado em qualquer tipo de projeto, a chave é começar a aplicá-lo em um projeto adequado dentro de sua empresa. Te aconselhamos a iniciar com um projeto experimental, com escopo pouco definido ou variável, com equipes multidisciplinares e onde seja necessário resultados com rapidez.

6. A equipe chave: É necessário contar com uma equipe multidisciplinar, que se organiza e se gira sozinha. Se conseguir que a equipe tenha relações entre iguais e uma meta compartilhada, com certeza você atingirá o seu objetivo com o SCRUM.

7. Medir, medir e medir: as metodologias ágeis nos motivam a medir, analisar e melhorar de forma contínua. As métricas criam o caminho para um gestão de projetos baseada em dados, não em intuições, opiniões ou urgências.

8. Siga a metodologia explicitamente: as metodologias ágeis tem muitas poucas regras, mas cada uma delas é vital. É importante que você siga a metodologia com precisão desde o princípio. É melhor não mudar nada (ou quase nada) antes de obter experiência.

Lembre-se que nenhuma metodologia é infalível e que, pelo fato de ser uma metodologia, ela requer que se siga uma série de passos-chave para documentar e obter resultados incríveis. Te esperamos no nosso Curso de SCRUM!

Curso de Fundamentos em Scrum
Curso de Fundamentos em Scrum

Curso de Fundamentos em Scrum

Domine e aplique o conhecimento alinhado ao framework de maior sucesso atualmente. Faça seu negócio crescer como parte de uma estrutura eficaz e ágil que entrega valor instantaneamente aos seus clientes.
Rodrigo Davy
Rodrigo Davy
RodrigoDavy

6544Pontos

hace 2 años

Todas as suas entradas
Escreva o seu comentário
+ 2