8 dicas essenciais para usar o SCRUM

O Scrum é um dos frameworks ágeis mais reconhecidos e populares atualmente. Não é à toa que companhias de sucesso como o Google, Spotify, Salesforce e a Amazon o usam para o desenvolvimento de projetos inovadores dentro de suas organizações. Se a sua startup ou empresa estiverem pensando em adotar um marco da gestão de projetos com alto grau de eficiência, que tenham resultados a um prazo muito curto (30 dias!) e que envolva ativamente o cliente e as suas expectativas, o SCRUM pode ser a melhor opção.

A seguir, mostraremos algumas dicas para usar o SCRUM com sucesso:

1. Arrisque-se a ter sucesso com o SCRUM!: Apesar de querermos te contar como aplicar o SCRUM, a chave é arriscar-se experimentando formas diferentes de satisfazer a necessidade de um projeto. Mudar a maneira de gerir os projetos de uma empresa é um desafio enfrentado por empregadores, oficinas de projeto e gestores de todo tipo. Existem medos, rejeições e barreiras que complicam a implementação desta forma de trabalhar em empresas.

2. Pesquise: Consulte o Manifesto Ágil e os seus princípios em que o SCRUM se rege. Baixe o guia SBOK e faça o Curso de Fundamentos de SCRUM. Pesquise sobre como o Spotify levou o SCRUM ao seu nível máximo e por que o Healthcare.gov fracassou. E, também, busque relatos de diretores de projetos e colaboradores que tenham participado em um projeto SCRUM com sucesso.

3. Esteja convencido de que vai funcionar: Já que você sabe como usar o SCRUM e devorou toda a literatura do tema, convém não pensar em coisas como “eu não acredito nas metodologias ágeis, mas vamos tentar”, “tenho medo de usar o SCRUM, é melhor a forma que gerimos atualmente”.

4. Convencer os interessados pelo projeto: Agora que você está convencido, devemos convencer todos os que estarão no projeto ou que estão relacionados à ele. É importante argumentar e mostrar as vantagens que te convenceram. Mostre também os inúmeros casos de sucesso.

5. O projeto adequado: Apesar de poder ser aplicado em qualquer tipo de projeto, a chave é começar a aplicá-lo em um projeto adequado dentro de sua empresa. Te aconselhamos a iniciar com um projeto experimental, com escopo pouco definido ou variável, com equipes multidisciplinares e onde seja necessário resultados com rapidez.

6. A equipe chave: É necessário contar com uma equipe multidisciplinar, que se organiza e se gira sozinha. Se conseguir que a equipe tenha relações entre iguais e uma meta compartilhada, com certeza você atingirá o seu objetivo com o SCRUM.

7. Medir, medir e medir: as metodologias ágeis nos motivam a medir, analisar e melhorar de forma contínua. As métricas criam o caminho para um gestão de projetos baseada em dados, não em intuições, opiniões ou urgências.

8. Siga a metodologia explicitamente: as metodologias ágeis tem muitas poucas regras, mas cada uma delas é vital. É importante que você siga a metodologia com precisão desde o princípio. É melhor não mudar nada (ou quase nada) antes de obter experiência.

Lembre-se que nenhuma metodologia é infalível e que, pelo fato de ser uma metodologia, ela requer que se siga uma série de passos-chave para documentar e obter resultados incríveis. Te esperamos no nosso Curso de SCRUM!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que