1

4 estratégias para otimizar o funil de vendas

86Pontos

hace 2 años

Curso de Criação e Otimização do Funil de Vendas
Curso de Criação e Otimização do Funil de Vendas

Curso de Criação e Otimização do Funil de Vendas

Planeje e execute um processo de vendas com sucesso. Domine ferramentas para gerar processos de vendas e organizar dados. Crie um funil de vendas ideal com o Curso de Criação e Otimização do Funil de Vendas da Platzi.

O funil de vendas é uma ferramenta muito útil para acompanhar e otimizar as etapas pelas quais passa um potencial cliente, desde o momento em que ele entra em contato com a sua empresa pela primeira vez, como um visitante, até a conclusão da compra de um produto ou serviço. Para atingir melhores resultados em sua estratégia de marketing de conteúdo, não basta apenas seguir os passos de um funil de vendas, é preciso ter uma estratégia para que ele seja otimizado.

_O funil de vendas é uma ferramenta útil para otimizar as etapas de compra de um produto ou serviço. _

Sendo assim, vale destacar algumas orientações para que seu funil de vendas seja produtivo e eficiente. Abaixo, vou te falar de algumas estratégias de otimização que vão aprimorar muito o seu funil de vendas.

andrew-neel-308138-unsplash.jpg

Gerencie bem o volume de leads no topo do funil de vendas

Veja bem, o intuito comum entre as equipes de marketing e de vendas é conseguir concluir a compra e deixar o cliente satisfeito, correto? Sendo assim, mais vale encaminhar à sua equipe de vendas 100 leads bem qualificados, com boas possibilidades de concluir a compra, do que mil leads sem qualificação.

O volume excessivo só fará com que a equipe de vendas invista muito tempo em contatos que dificilmente vão trazer retornos positivos. É mais eficiente encaminhar um volume menor, mas com leads mais valiosos.

Qualifique os leads durante as etapas do funil

O uso bem planejado de formulários pode ajudar bastante nesta etapa do seu funil de vendas. Sendo assim, ao colocar formulários em uma landing page, por exemplo, o ideal é que você inclua algumas perguntas que serão relevantes para sua empresa. Não precisa alongar demais o formulário, apenas fazer as perguntas certas. Com base nos dados das respostas, você terá condições de identificar quais são os leads mais qualificados para seguirem adiante no seu funil.

Não se esqueça de nutrir os leads

Existem ferramentas que permitem rastrear a movimentação de seus leads pelo site. Ou seja, você tem a possibilidade de acompanhá-los e identificar quais são aqueles que possuem maior potencial de se tornarem clientes. Além disso, é uma possibilidade de entender melhor o perfil desses leads, de onde estão vindo, as interações que são relevantes, quais são os conteúdos mais clicados, etc.

O acesso a esses dados permite uma comunicação mais eficiente e personalizada ao longo do funil de vendas. Invista em comunicação de qualidade com seus leads qualificados.

Monitore todas as etapas do funil de vendas

Não basta apenas colocar esses passos em prática no seu funil de vendas, é necessário monitorar os resultados. Faça relatórios periodicamente, acompanhe as métricas, compare resultados. Isso tudo lhe permite avaliar quais abordagens devem ser mantidas, aquelas que precisam ser aprimoradas e novas ações para implementar.

Clientes, demandas, contexto de mercado e abordagens mudam constantemente.

Por mais óbvia que possa parecer essa observação, é comum ver empresas estruturando um funil de vendas, mas sem fazer uma avaliação correta daquilo que está funcionando bem e o que não está dando retorno. O trabalho de análise de dados muitas vezes pode ser cansativo, mas é crucial para que o funil traga bons resultados.

riccardo-annandale-140624-unsplash.jpg

Conheça agora algumas das vantagens que podem ser obtidas com a otimização do funil de vendas:

  • Mais eficiência no processo de conversão de vendas.
  • Otimização de tempo e de recursos utilizados (tendo em vista que o contato com leads qualificados torna o trabalho da equipe de vendas mais eficaz).
  • Comunicação mais assertiva com o lead.
  • Possibilidade de reunir dados relevantes para o contínuo aprimoramento do funil.

Clientes, demandas, contexto de mercado e abordagens mudam constantemente. Por isso é necessário manter o foco em sempre aprimorar o seu funil de vendas, e consequentemente melhorar os seus resultados.

Em resumo, um funil de vendas bem feito é indispensável para alcançar bons resultados no seu negócio. Aprenda como construir estratégias para aprimorá-lo com o Criação e otimização do funil de vendas da Platzi.

Curso de Criação e Otimização do Funil de Vendas
Curso de Criação e Otimização do Funil de Vendas

Curso de Criação e Otimização do Funil de Vendas

Planeje e execute um processo de vendas com sucesso. Domine ferramentas para gerar processos de vendas e organizar dados. Crie um funil de vendas ideal com o Curso de Criação e Otimização do Funil de Vendas da Platzi.
Raquel
Raquel
Escreva o seu comentário
+ 2