4

4 estratégias de marketing para redes sociais para você aplicar agora mesmo

94Pontos

hace 2 años

Curso de Estratégia de Marketing em Redes Sociais
Curso de Estratégia de Marketing em Redes Sociais

Curso de Estratégia de Marketing em Redes Sociais

Crie planejamentos estratégicos completos de marketing para redes sociais. Domine ferramentas de planejamento, execução, mensuração e otimização. Utilize KPI's, benchmarking, funil de vendas e jornada de compra. Faça seu negócio ser bem sucedido nas redes sociais.

Que as Redes Sociais são essenciais para qualquer tipo de negócio, isso nós já estamos cansados de saber, mas a questão é: como trabalhar estratégias de marketing para rede sociais? Ou então, como trabalhar estratégias de marketing focadas em resultados reais para o meu negócio?

Excelentes questões, não é mesmo?

Neste texto de hoje eu vou te 5 dicas para você alcançar as estratégias de marketing corretas em suas redes sociais e obter resultados incríveis! O que eu vou dizer aqui não é uma “receita de bolo”… longe disso, mas de fato vai ser um divisor de águas em seus esforços de marketing para redes sociais.

Vamos às dicas?

1. CRIE AUDIENCE PERSONAS

Você saber o que são Personas?

“Personas são representações específicas do seu público-alvo –– as quais você dá nome, idade, gênero, profissão, rotina diária, forma que consome conteúdo, relações de consumo, etc”.

Então, personas são fundamentais para um bom trabalho de estratégias de marketing para redes sociais, e existem alguns dados que provam isso, veja só:

  • 48% dos compradores dão preferência para quem fornece soluções personalizadas para seu perfil." Viver de Blog.
  • Anúncios direcionados baseados na persona são 2x mais efetivos." Viver de Blog.
  • 3-4 personas geralmente formam mais de 90% de clientes de uma empresa." Viver de Blog.

Muito legal, né?

Estes dados são provas essenciais de que um bom trabalho de marketing em redes sociais, passam por boas comunicações direcionadas às Personas e suas necessidades!

Se ainda não fez as suas, corra para fazê-las!

2. CRIE INDICADORES PARA SUAS REDES SOCIAIS

Guarde esta frase: “Contra dados não há argumentos!”

con-karampelas-1178814-unsplash.jpg

A cultura de dados tem ganhado cada vez mais espaço no âmbito digital. Tomadas de decisões com base em dados já é obrigação para qualquer projeto/empresa que esteja atuando no digital. E quando entram os KPI’s?

Antes disso –– você sabe o que são os KPI’s?

  • K: Key
  • P: Performance
  • I: Indicator

Traduzindo…

Indicadores Chave de Performance: estes indicadores irão ajudá-lo a mensurar os principais pontos em seu trabalho de marketing em redes sociais. Vou te dar um exemplo de alguns KPI’s de redes sociais que você pode colocar em seu escopo de mensuração mensal:

  • Alcance
  • Shares
  • CPC
  • CTR
  • Engajamento
  • Conversão
  • Tráfego
  • Etc…

Até aqui, ok?

Elenque os indicadores que você realmente necessita mensurar e faça a sua própria dashboard mensal no excel (ou Google Data Studio, ou outra ferramenta que se sinta confortável) e comece a compilar os dados para uma análise mais profunda daqui pra frente!

3. TENHA UMA ESTRATÉGIA DE SAC 3.0

Você sabia que 30% das pessoas que participaram de uma pesquisa recente do e CRM, afirmaram que as redes sociais são os canais mais efetivos de atendimento ao cliente? E também, nesta mesma pesquisa, cerca de 22% denominaram os chats online como mais eficiente.

Isso já é um reflexo muito forte de algo que vem sendo revolucionado com o advento das Redes Sociais –– o SAC.

A terminologia “3.0” abarca uma espécie de atualização do conceito (1.0,2.0, etc) trazendo, desta nova forma, alguns itens como:

  • Personalização do atendimento
  • Introdução dos BOT’s de pré-atendimento
  • Mais agilidade
  • Mais cordialidade
  • Etc…

Se você tem um volume alto de menções nas redes ou então, gera muitos chamados de SAC por dia via Redes Sociais, é imprescindível que você tenha uma estratégia de SAC 3.0 para usá-la com seus clientes.

Lembre-se, para que uma boa estratégia de SAC 3.0 funcione, de fato você precisa:

  • Olhar para suas personas.
  • Adotar o tom correto.
  • Adotar a linguagem correta.
  • Ser ágil.
  • Ser criativo.
  • Ter uma equipe altamente treinada e capacitada para tal.

Grandes experiências guardam grandes memórias.

4. SEMPRE CAPACITE SEU TIME COM ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM REDES SOCIAIS

Seja você um community manager, social media manager ou social media analyst, conhecimento sempre tem que vir em 1º lugar, ainda mais quando falamos de estratégias de marketing em redes sociais. O mundo digital, como um todo, muda constantemente e se você não estiver a par daquilo que mudou ou vai mudar, com certeza ficará para trás.

jakob-owens-518866-unsplash.jpg

As redes sociais mudam seus algoritmos e códigos quase que semestralmente, de fato, não dá para esperar as coisas “caírem do céu” para tomarmos uma atitude. Pense sempre em um ou dois passos à frente.

Conhecimento é poder, já dizia o poeta!

Em conclusão, engana-se quem pensa que redes sociais são canais somente para manter a presença digital da empresa ou negócio. As redes sociais tem um poder gigantesco de alcance, reconhecimento de marca e vendas. Basta você usar as estratégias corretas para alcançar os resultados almejados, concorda?

Espero que de fato você possa ter tomado nota destas dicas e já estar preparado para colocá-las em prática, e antes de fechar gostaria de te fazer um convite muito especial: trata-se do nosso Curso de Estratégia de Marketing para Redes Sociais da Platzi. Neste curso você terá acesso à tudo que você precisa saber e fazer para obter os melhores resultados de marketing em redes sociais.

Novamente, fica aqui o meu convite para você conhecer não só este curso, mas sim toda a biblioteca vasta de cursos que a Platzi oferece e que de fato vai transformar a realidade do seu negócio, empresa e/ou projeto.

Curso de Estratégia de Marketing em Redes Sociais
Curso de Estratégia de Marketing em Redes Sociais

Curso de Estratégia de Marketing em Redes Sociais

Crie planejamentos estratégicos completos de marketing para redes sociais. Domine ferramentas de planejamento, execução, mensuração e otimização. Utilize KPI's, benchmarking, funil de vendas e jornada de compra. Faça seu negócio ser bem sucedido nas redes sociais.
Escreva o seu comentário
+ 2