3 Dicas importantíssimas sobre como aprender programação para jogos

Como programador de jogos, você pode ter se deparado com momentos em que não se sabe exatamente como você deve prosseguir com os seus estudos. Quanto mais você pensa, mais você tem ideias e quanto mais ideias surgem, mas parece que você pode tentar todas elas ou nenhuma.

De repente, você pode estar na escolha de caminhos super complexos. Iniciantes, por exemplo, tendem a querer iniciar os seus estudos com um jogo que “promete revolucionar a indústria de jogos, com estilo visual único, mecânicas inovadoras e um enredo de tirar o fôlego”, o que pode ser um caminho bastante traiçoeiro.

Segue uma lista de 3 dicas que podem lhe ajudar durante o seu caminho como programador, seja você um iniciante ou experiente.

1 – CLONE jogos!

Sim! O ato de escolher um jogo e recriá-lo você mesmo é uma das maneiras que mais indico para estudar a programação de jogos. A ideia aqui não é de replicar um jogo por completo! Você só precisa escolher um conjunto limitado de funcionalidades e de fases de um jogo e replicá-lo! Você não precisa levar vários meses para fazer a réplica. Você não precisa que o projeto tome proporções absurdamente grandes.

O objetivo aqui é: evite ter que lidar com Game Design, Level Design, Enredo, Arte, etc. Se o seu objetivo é aprender a programar, aproveite que estes tópicos já foram desenvolvidos pela própria proposta de jogo que você está clonando. Você elimina fatores secundários e terciários que poderiam tirar o foco do seu principal objetivo: aprender a programar melhor.

Então vá fundo! Escolha jogos que lhe agradam e/ou que você gostaria de implementar e crie clones! Assim você vai ter que lidar com diversos tipos de situações e aos poucos vai aprender como resolvê-las! Depois de um tempo, você não vai mais ser pêgo tão de surpresa pelos problemas que forem aparecendo, pois já vai ter passado por situações semelhantes.

Se você é um iniciante, pode escolher clonar projetos mais simples a princípio e ir escolhendo projetos mais complexos na medida que você evolui.

2 – Estude projetos completos!

Busque por projetos completos que tenham código aberto e encontre no código quais funcionalidades você gostaria de observar. Por exemplo, você pode encontrar um projeto de “First Person Shooter” para estudar como aquele programador implementou o seu próprio sistema de movimentação.

Não tenha medo de aprender com o projeto dos outros. Se o projeto tem código acessível, este projeto nada mais é do que uma espécie de tutorial que você tem que compreender por conta própria. Mas fique atento! Compreender o projeto por COMPLETO pode ser um problema dependendo do tamanho do projeto. Busque focar em aprender funcionalidades específicas. Ah, não vale também simplesmente copiar códigos sem antes dissecá-los para compreende-los!

3 – Leia bastante e veja muitos vídeos!

Esta é uma dica meio óbvia, mas que vale ser dita. Existem muitos livros e artigos que ensinam técnicas de programação. Você não precisa buscar livros apenas de programação para jogos! Busque conhecimentos gerais sobre programação. Você precisa aprender a criar código limpo e organizado, para o seu próprio bem e para o bem dos seus companheiros que estiverem trabalhando com você. Não subestime a importância de um legível, bem organizado e sustentável.

Existem também inúmeros vídeos na internet que ensinam programação de jogos. Muitas game engines tem a sua própria seção de video tutoriais, então aproveite para aprender com os criadores!

Aqui, se você busca ler livros e ver vídeos, o domínio de um nível intermediário de inglês pode ser fundamental. Então, busque também aperfeiçoar o seu inglês!

Por enquanto, é isso. Que tal parar agora mesmo para iniciar o clone de algum jogo que você gosta, com um prazo de…digamos, 3 semanas de desenvolvimento?

Press Start!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que