Design diz respeito ao aspecto visual e a identidade de tudo o que nós consumimos. Após definir o público-alvo e a persona para o seu canal, é hora de criar elementos visuais que o tornem reconhecível em qualquer lugar. Você pode aplicar as seguintes 11 dicas para criar uma identidade visual e melhorar o design das capas dos seus vídeos.
As capas ou Thumbnails são o principal motivador para que uma pessoa assista o vídeo e decida te entregar o tempo dela. O tempo de visualização (Watchtime) é a métrica mais valiosa no Youtube.
Lembre-se, seu conteúdo vai aparecer na timeline dos usuários, junto a muitos outros, portanto, o visual deve ser atrativo o suficiente para que as pessoas decidam abrir seu vídeo e permanecer assistindo até o final.
A identidade visual estará determinada por um conjunto de cores e elementos visuais que, de forma sistematizada, identificarão seu canal.
O Design e a Identidade Visual permitem tornar seu canal reconhecível em qualquer lugar.
Para a criação do logotipo pode ser útil usar o espaço negativo, que é o espaço entre duas formas. A área entre os elementos cria um desenho próprio e dá uma ilusão ótica que ajudará para que seu logotipo, mesmo sendo simples, fique na memória de quem observa.
Logotipos de várias empresas famosas são composições de espaço negativo. Por exemplo, o logo da FedEx, a gigante de mensageria, utiliza o espaço negativo entre as últimas duas letras para criar uma flecha.
Tente utilizar sempre os mesmos estilos de tipografia. Você pode combinar vários estilos, o importante é que sempre sejam os mesmos e que identifiquem os mesmos elementos. Por exemplo, defina um tipo de letra para os títulos das capas e outra para o asset com o nome de quem apresenta o vídeo, se for o caso. Você também pode utilizar várias tipografias nas capas. Seja criativo.
É importante que o estilo de tipografia seja legível em todos os formatos de tela, desde um notebook até um smartphone. Então, evite tipografias saturadas de detalhes.
Assim como na cinematografia, a definição de uma paleta de cores é crucial para que a imagem fique harmoniosa. A paleta de cores também ajudará para que seu canal seja reconhecível. Você pode estabelecer regras para o uso de cores, por exemplo, evitar cores quentes e preferir cores pasteis. Ou, utilizar sempre cores frias. Tente que a sua paleta de cores definida para as capas combine com a paleta de cores e filtros da edição dos vídeos, para ter consistência no estilo.
Organize os elementos destacando o principal, por exemplo os textos. Não sature as capas. Use poucos elementos e pense que cada um deles deve ter um propósito. Utilize planos e tamanhos para destacar em ordem de importância os elementos que compõem sua imagem.
Você deve aprender de quem tem mais experiência. Preste atenção a outros designs para se inspirar. Pinterest é uma ótima biblioteca para achar distintos tipos de criações que vão lhe indicar estilos diferentes com os quais você sente mais afinidade. Procure também na Behance
É melhor utilizar ferramentas avançadas que irão lhe proporcionar opções amplas e diversas, e que significarão um desafio para que você aprenda ainda mais. Experimente e brinque com Photoshop
Fotojet
Canva
Gimp
Com o tempo e na medida que você ganha prática, evite utilizar elementos prontos encontrados em sites ou proporcionados pelas ferramentas de design. É melhor desenhar a sua arte desde o zero.
Criar memória dos elementos visuais que identificam sua marca é crucial para que seja reconhecível. A repetição é crucial para dar consistência visual à marca. Insista nos elementos mais atrativos. Teste diferentes layouts e peça feedback de pessoas próximas para saber o que elas preferem. Seu critério como criador às vezes está contaminado.
Apague aquilo que não funciona, aquilo que é rejeitado por seus interlocutores. Seja prático e continue procurando uma arte mais profissional. Aprenda dos seus erros.
Design sempre diz algo e nenhum elemento é casual.
Para o formato dos vídeos, mantenha a proporção 16x9 “wide”, na resolução mínima de 1280x720 para evitar bordas pretas.
Respeite a identidade visual já estabelecida, procure que a sua capa seja compreensível em todos os tamanhos, os elementos principais da sua capa devem ter o tamanho e a clareza suficiente para serem percebidos nas telas dos celulares.