11 dicas para melhorar o Design e a Identidade Visual do seu canal de Youtube

Design diz respeito ao aspecto visual e a identidade de tudo o que nós consumimos. Após definir o público-alvo e a persona para o seu canal, é hora de criar elementos visuais que o tornem reconhecível em qualquer lugar. Você pode aplicar as seguintes 11 dicas para criar uma identidade visual e melhorar o design das capas dos seus vídeos.

As capas ou Thumbnails são o principal motivador para que uma pessoa assista o vídeo e decida te entregar o tempo dela. O tempo de visualização (Watchtime) é a métrica mais valiosa no Youtube.
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Lembre-se, seu conteúdo vai aparecer na timeline dos usuários, junto a muitos outros, portanto, o visual deve ser atrativo o suficiente para que as pessoas decidam abrir seu vídeo e permanecer assistindo até o final.

A identidade visual estará determinada por um conjunto de cores e elementos visuais que, de forma sistematizada, identificarão seu canal.

O Design e a Identidade Visual permitem tornar seu canal reconhecível em qualquer lugar.

1. Crie um logotipo memorável

Para a criação do logotipo pode ser útil usar o espaço negativo, que é o espaço entre duas formas. A área entre os elementos cria um desenho próprio e dá uma ilusão ótica que ajudará para que seu logotipo, mesmo sendo simples, fique na memória de quem observa.
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Logotipos de várias empresas famosas são composições de espaço negativo. Por exemplo, o logo da FedEx, a gigante de mensageria, utiliza o espaço negativo entre as últimas duas letras para criar uma flecha.

2. Utilize tipografias padronizadas

Tente utilizar sempre os mesmos estilos de tipografia. Você pode combinar vários estilos, o importante é que sempre sejam os mesmos e que identifiquem os mesmos elementos. Por exemplo, defina um tipo de letra para os títulos das capas e outra para o asset com o nome de quem apresenta o vídeo, se for o caso. Você também pode utilizar várias tipografias nas capas. Seja criativo.
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É importante que o estilo de tipografia seja legível em todos os formatos de tela, desde um notebook até um smartphone. Então, evite tipografias saturadas de detalhes.

3. Defina uma paleta de cores

Assim como na cinematografia, a definição de uma paleta de cores é crucial para que a imagem fique harmoniosa. A paleta de cores também ajudará para que seu canal seja reconhecível. Você pode estabelecer regras para o uso de cores, por exemplo, evitar cores quentes e preferir cores pasteis. Ou, utilizar sempre cores frias. Tente que a sua paleta de cores definida para as capas combine com a paleta de cores e filtros da edição dos vídeos, para ter consistência no estilo.
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4. Design é hierarquia

Organize os elementos destacando o principal, por exemplo os textos. Não sature as capas. Use poucos elementos e pense que cada um deles deve ter um propósito. Utilize planos e tamanhos para destacar em ordem de importância os elementos que compõem sua imagem.

5. Procure inspiração

Você deve aprender de quem tem mais experiência. Preste atenção a outros designs para se inspirar. Pinterest é uma ótima biblioteca para achar distintos tipos de criações que vão lhe indicar estilos diferentes com os quais você sente mais afinidade. Procure também na Behance

6. Utilize ferramentas de design avançadas para se ajudar no design dos elementos visuais do seu canal

É melhor utilizar ferramentas avançadas que irão lhe proporcionar opções amplas e diversas, e que significarão um desafio para que você aprenda ainda mais. Experimente e brinque com Photoshop
Fotojet
Canva
Gimp

7. Faça a partir do zero

Com o tempo e na medida que você ganha prática, evite utilizar elementos prontos encontrados em sites ou proporcionados pelas ferramentas de design. É melhor desenhar a sua arte desde o zero.
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8. Reforce sua identidade visual ao longo do tempo

Criar memória dos elementos visuais que identificam sua marca é crucial para que seja reconhecível. A repetição é crucial para dar consistência visual à marca. Insista nos elementos mais atrativos. Teste diferentes layouts e peça feedback de pessoas próximas para saber o que elas preferem. Seu critério como criador às vezes está contaminado.

9. Desapegue-se

Apague aquilo que não funciona, aquilo que é rejeitado por seus interlocutores. Seja prático e continue procurando uma arte mais profissional. Aprenda dos seus erros.

10. Traduza o que você quer transmitir em formas, cores e fontes

Design sempre diz algo e nenhum elemento é casual.

11. Formato dos vídeos

Para o formato dos vídeos, mantenha a proporção 16×9 “wide”, na resolução mínima de 1280×720 para evitar bordas pretas.
Respeite a identidade visual já estabelecida, procure que a sua capa seja compreensível em todos os tamanhos, os elementos principais da sua capa devem ter o tamanho e a clareza suficiente para serem percebidos nas telas dos celulares.

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