10 conselhos para trabalhar e estudar sem enlouquecer no processo

Muitas vezes, nós estudantes, temos que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, às vezes devemos fazê-lo por questões econômicas e, por mais que seja difícil no começo e vemos como nossos amigos podem dormir um pouco mais ou que a única preocupação deles é terminar a tarefa pendente, nós temos que arrumar tempo para render tanto no estudo como no trabalho e fazê-los da melhor forma possível para poder preservar ambos.

Tenho visto que muitos companheiros conseguem lidar com estes dois papeis de maneira excelente e outros ainda têm dificuldade. Por isso, apresendo 10 conselhos que me serviram nesta grande travessia que, mesmo não sendo simples, a cada dia está cheia de satisfações. Espero que te ajudem.

Tenha um norte claro

Muitos estudantes não sabem por que ou para que estão estudando, conheci amigos que se desmotivam ao estudar, simplesmente porque estão dedicando suas horas a algo que não vêem importância, por isso se você deseja estudar e trabalhar tenha muito claro a que você vai dedicar seu tempo. O que me ajuda é fazer o seguine:

  • Ter um lugar para seus sonhos em um lugar especial da sua casa, coloque imagens motivadores sobre o que você está estudando, personagens que você admira e que sejam referências neste campo. Recomendo que faça isso no seu celular, se possível.

Dizer no trabalho que você estuda

Se você está ingressando num novo trabalho, deve deixar claro desde o começo que você está estudando para não haja mal-entendimentos no futuro. Deixe claro qual é seu horário de estudo para que possam chegar a um acordo. Por outro lado, se você decidir estudar quando está trabalhando, recomendo que com antecedência avise a sua empresa e busque a aprovação da pessoa que é sua superiora para que juntos possam fazer as modificações pertinentes ou até tomar outras decisões a respeito, como estudar a noite depois do expediente. Há muitas instituições e universidade que oferecem horários por causa disso.

Dizer aos seus companheiros de estudo que você trabalha

A comunicação com sua equipe de estudo é muito importante porque assim eles saberão que se você faltar a uma reunião é porque está trabalhando e não porque não quer participar. Também não é bom para um grupo que um de seus integrantes esteja sempre ausente, assim você pode dizer quais são seus horários disponíveis, sempre demontrar estar disposto e cumprir com suas responsabilidades no grupo. Estes apps podem te ajudar:

  • Trello: é uma excelente ferramenta para que, junto com seus companheiros, criem quadros cujos nomes os ajudem a guiar sobre algum projeto que estejam realizando e vejam em tempo real o que cada um fez.
  • Monday: se você deseja algo mais completo, esta é uma ferramenta que não pode faltar, já que é muito dinâmica, tem quadros que se atualizam segundo o trabalho de cada um de seus companheiros; podem saber em que etapa está o projeto; mandar emails com as tarefas que devem fazer; escrever comentários nos passos que cada um está trabalhando, colocar links etc.

Priorizar

Ao ter tantos compromissos para cumprir, você deve priorizar o que é urgente, importante e o que não é tão relevante. Faça os projetos cruciais com vários dias de antecipação já que é melhor fazê-los sem pressão do que realizá-los no dia anterior, onde por questões de te pedirem algo no trabalho que não estava planejado.

Use menos as redes sociais

Não é que você deva estar ausente todo o dia, mas recomendo que possa colocar horários para usar as redes que mais te destraem por menos tempo, como:

Ter mais presente os apps que seus companheiros de estudo e empresa usam, como:

  • WhtasApp
  • Telegram
  • E-mail
  • Slack

Felizmente já existem apps muito boas para isso como:

  • AppBlock: excelente ferramenta para bloquear temporariamente os aplicativos que podem te destrair; elas de desbloqueam depois de passar o tempo que você colocou.
  • Forest: uma dos melhores aplicativos para se desconectar do uso de seu celular enquanto você ajuda a plantar uma árvore.

Respeite os horários

Quando é hora de trabalhar, foque nisso e faça seu melhor trabalho possível. Você deve dar o seu melhor porque sua empresa confia em você. Quando for a hora de estudar, faça os projetos, responda os emails do seus companheiros, faça-los sentir que você está atento e atualize-os do que você fez.

Respeite os horários para suas refeições, beba água e alimente-se com alguma fruta. Lembre-se que este é o combustível para que seu corpo funcione.

Tenha alarmes para tudo e use uma agenda

Nos seus estudos você terá entregas a serem feitas, e pode ser que num mesmo dia você tenha que fazer algo muito importante na sua empresa também. Para começar, coloque alarmes para seu eu do futuro, defina no assunto as palavras-chaves que te façam lembrar o que vai acontecer no seu dia.

Essas ferramentas podem te ajudar:

  • Agenda física: que contenha os dias da semana e anote nela os eventos que você terá e vá descartando os eventos que você realizou. Depois de fazer isso por uns meses, verá que uma agenda se torna uma poderosa ferramenta.
  • Google Calendar: é uma ferramenta genial, porque você pode programar suas reuniões através do celular e baixar a extensão no seu computador para que, enquanto você trabalha, receba um aviso 10 minutos antes do alarme. Além disso, você pode ter acesso direto ao link do Zoom.

Trabalhando/estudando de casa

Agora que estamos com essa nova normalidade, onde muitos trabalhos podem ser realizados de casa, você pode dar a oportunidade de poupar tempo já que não precisa de translocar até o escritório, o que é ótimo. Isso pode fazer com que você saia do trabalho e comece a estudar sem tomar um tempo pra descansar, assim, você deve aprender a a ter seus espaços de “não trabalho” e de “não estudo”, já que você também deve dedicar tempo aos seus hobbies, que fazem você se conectar com você mesmo.

Descanse

Se seu dia está muito carregado, você tem que descansar, meditar por uns minutos, aproveitar cada tempo e, por mais que isso deveria ser o normal, muitos estudantes não tomam essas recomendações. Assim como o corpo e a mente aguentam muito e nos ajudam com nossas metas, nós devemos retribuir com um merecido descanso.

Premie-se

Você deve levar em conta que o que você está fazendo é quase sobre-humano, render em situações estressantes, ir adiante com seu trabalho e estudo é algo para aplaudir. Assim, sempre que você tiver um dia livre, assista a um filme, visite um amigo ou familiar, vá ao parque e sinta o vento, enfim, volte a conectar com você mesmo.

Estes são os conselhos que funcionam para mim, lembre-se que qualquer meta deve ter trabalho duro, uma das melhores sensaçõe é ter lutado por algo e consegui-lo, por mais que você não veja, você está crescendo a cada dia e está mais perto do seu objetivo. Dizem que a felicidade não é chegar na meta mas o caminho até lá, já que quando você atingi-la, será uma das melhores coisas que você sentirá.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que