Introdução
Boas-vindas e introdução
Histórias das histórias. De onde vem o storytelling
Diferença entre história e trama
Estrutura da história - Unidades Narrativas
Storytelling visual e a Gestalt
Gestalt - a psicologia da forma
Princípios da Gestalt pt1 - Semelhança
Princípios da Gestalt pt2 - Proximidade
Princípios da Gestalt pt3 - Continuidade
Princípios da Gestalt pt4 - Pregnância
Princípios da Gestalt pt5 - Fechamento
Princípios da Gestalt pt6 - Segregação
Narrativa e A Jornada do Herói
Narrativa e a Jornada do Heròi
O protagonista e os 12 passos da Jornada do Herói
Passo 1 - Mundo Comum
Passo 2 - O chamado à aventura
Passo 3 - A recusa do chamado
Passo 4 - Encontro com o mentor
Passo 5 - A travessia do primeiro limiar
Passo 6 - Testes, aliados e inimigos
Passo 7 - Aproximação da caverna secreta
Passo 8 - Provação
Passo 9 - Recompensa
Passo 10 - Estrada de volta
Passo 11 - Ressureição
Passo 12 - Retorno com o Elixir
Leitura - Exemplo da Jornada do Herói
Storytelling utilizado no marketing
Branding - a marca é o herói
Como as histórias afetam o cérebro humano
Entendendo seu público e usando emoções a seu favor
Startups, conteúdo e o poder do storytelling
Estudos de caso
Transmedia Storytelling
Transmedia VS Crossmedia
O meio é a mensagem (e também o conteúdo)
Adaptando a história para diferentes plataformas
Estudos de caso
Encerramento
Encerramento
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Bruno Meira
As unidades narrativas vão desde o beat, a menor unidade narrativa de uma história, até um ato, a maior unidade nessa ordem: beat → cena → sequência → ato. Uma cena é forma de múltiplos beats; uma sequência, de múltiplas cenas; e um ato, de múltiplas sequências.
Estrutura de três atos:
Ato 1 - Exposição (apresentação do personagem e do mundo)
Ato 2 - Confronto (algo ruim ou inesperado acontece e os personagens terão que reagir a isso)
Ato 3 - Resolução (o resultado do confronto)
Design da história:
Incidente incitante
Objeto de desejo
Busca do desejo
Clímax
Eventos moldados de forma progressiva
A boa história utiliza um hook, que atrai a atenção do público, um hold, que mantém a atenção; e o payoff, que dá uma resolução satisfatória.
As ações e os desejos do personagem são o que movimentam a história, então busque pensar para cada um deles: “Quem é ela/ele?”, “O que ela/ele quer?” e “Por quê?
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