O marketing e a publicidade digital estão se transformando a cada dia. As tendências estão mudando e os potenciais consumidores estão constantemente mudando de preferências e de plataformas de consumo.
Hoje, pessoas e marcas que não estão na Internet não existem. Por isso, o conhecimento sobre marketing é essencial para evoluir e crescer.
Na Escola de Marketing, você aprenderá a criar campanhas on-line, estratégias de SEO e SEM, análise de mercado e de produto, diretrizes digitais e muito mais.
Crie seu próprio caminho de aprendizado de acordo com as habilidades que deseja adquirir para sua marca pessoal, marca comercial ou para obter uma posição específica em marketing.
Para você aprender sobre os termos mais importantes de produção de conteúdo, métricas, técnicas, canais de distribuição e cargos do marketing digital, comece a nossa rota de áudio glossários de marketing digital.
Por que o Marketing Digital é importante?
1. Maior alcance e segmentação de audiência
Quando você compra anúncios em mídias tradicionais, como jornais físicos, revistas, tv, etc., seu público é definido como os assinantes/compradores dessa mídia. Quando você compra um horário em um canal de TV, por exemplo, sua audiência é definida como as pessoas que assistem àquele canal para aquele programa naquele horário específico. Sim, você pode obter algumas características do mercado, tais como: demografia (por exemplo, Fox Sports, segmentado para fãs de esportes). Mas, na maioria dos casos, a mídia tradicional não tem a capacidade de “adaptar sua mensagem” a públicos específicos. Eles tendem a falar para segmentos muito amplos. Voltando ao exemplo da Fox Sports, a audiência que acompanhou a transmissão da NFL na temporada de 2017 tinha entre 18 e 49 anos de idade.
Para resolver este problema de segmentação, adaptação de mensagens e criação de conteúdo relevante, os canais de marketing digital são indispensáveis, uma vez que permitem visar pessoas com base em idade, sexo, nível de renda, localização, cargo, interesses e muito mais. Plataformas como Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, mostram-lhe as características exatas das pessoas que seguem sua página ou visitam seu site.
2. Consciência da marca
Através da mídia de marketing digital, você pode alcançar seu público a qualquer momento através de seu smartphone ou computador. Você também pode comunicar os benefícios de seu produto ou serviço a um segmento específico.
3. Geração de clientes em potencial
Os anúncios digitais permitem que você impulsione seu consumidor a tomar uma ação específica, como: preencher um formulário com os dados do cliente, clicar no carrinho de compras, inscrever-se em um evento, entre outros. Isto ajuda você a quantificar e gerar uma carteira de clientes potenciais, fazer remarketing e criar mensagens focadas em seus interesses, para que você possa converter um lead em uma venda.
4. Fidelidade e retenção de clientes
A tecnologia oferece às empresas, empresários e marcas uma infinidade de maneiras de se comunicar e estabelecer um relacionamento de longo prazo com seus clientes, seja através de redes sociais, gerenciamento de resenhas em seus próprios sites ou blogs externos, boletins informativos através de mailing, etc. Em resumo, através da mídia digital, você pode responder rapidamente a consultas, comentários negativos ou positivos dos clientes e assim começar a estabelecer uma relação de confiança com eles e criar uma comunidade forte.
Na Platzi, desenvolvemos uma rota de aprendizado para que você não apenas crie estratégias, mas também aprenda a executá-las, medi-las e otimizá-las com base nos resultados.
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CTR (Click through rate): É o número de cliques que um anúncio tem com base em suas impressões. É calculado dividindo o número de cliques entre impressões por 100. CTR = (Cliques / Impressões) x 100.
Buyer persona: É a pessoa ideal com quem queremos nos comunicar. A construção desse perfil ajudará a identificar gostos, ambientes, redes sociais e outros recursos úteis para a criação de uma estratégia de conteúdo.
Engagement: É a métrica que determina a interação do usuário com a marca, ou seja, revela o nível de comprometimento nesse relacionamento por meio das conversões obtidas dos seus anúncios e publicações.
CTA (Call to action): É a ação que estamos procurando que um usuário execute e que ajude nossos objetivos de marketing. Essa ação pode ser deixar um endereço de email, compartilhar algo nas redes sociais, baixar um arquivo ou fazer uma compra.
Jornalista, Diretora de Ação e Relacionamento en Atena Marketing Estratégico
@andressavieira_Professor Doutor de cursos de graduação e pós-graduação en Universidade Anhembi Morumbi
@dennisreadeMSc, PMP, PSM, ASF, SAFe Agilist en Laureate International Universities
Sócia Fundadora en Lolla Comunicação Estratégica
Analista de SEO Senior en Gear SEO
Diretor de Estratégia en Colorbrand - Estratégia & Experiência
Fundador en Pico Digital, Agência Digital
CEO e Consultor en Ruanda Inteligência de Negócios
Gestora de Marca e Publicitária e Criadora en Método Perverso
Trilingual Associate Translator en Platzi
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