O User Experience Design é uma das disciplinas de design com maior crescimento devido à explosão de empresas baseadas em tecnologia e à recepção e adoção de smartphones em todo o mundo.
Tornou-se um dos campos com maior demanda hoje por entidades públicas e privadas que adotaram os processos de design para criar ferramentas que aproximam os cidadãos das políticas internas e motivam o crescimento de ecossistemas de inovação, que impulsionam o crescimento de suas economias.
Certamente, o conceito não é algo novo, desde os anos 40 com design industrial, a maneira pela qual os usuários fazem uso de objetos foi estudada. No entanto, o termo “Experiência do Usuário” tornou-se popular 50 anos depois, graças a Don Norman, co-fundador do Nielsen Norman Group, com a intenção de cobrir todos os aspectos da interação entre pessoas e sistemas e, assim, abordar melhor suas pesquisas e projetos.
O UX Design tem como campo de estudo os usuários, suas interações com diferentes sistemas, analógicos ou digitais, e o impacto que produtos ou serviços têm em suas vidas e ambientes.
Portanto, a missão de um UX Designer é entender as necessidades de usuários em potencial para criar experiências memoráveis e significativas por meio de processos, ferramentas, produtos ou serviços, sempre mediando entre os objetivos de negócios e os objetivos do usuário.
Um UX Designer deve usar os princípios e metodologias do design para executar um processo que permita encontrar soluções para problemas específicos. Você deve se apropriar de vários campos, como comunicação, psicologia, antropologia, análise de dados, marketing e negócios, para ter uma visão estratégica, fortalecer sua percepção do comportamento das pessoas, poder basear suas decisões em dados e obviamente, garantir o bem de seus clientes e ter a capacidade de vender seus serviços, propostas e idéias.
Neste perfil, engenheiros de sistemas, antropólogos, psicólogos, comunicadores sociais e designers triunfaram. O importante é ter a capacidade de simpatizar com os usuários e querer entender profundamente as necessidades para buscar soluções inovadoras além da tecnologia. Também deve pensar estrategicamente, ter uma visão do produto, ter habilidades de comunicação, trabalhar em equipe, cuidar do usuário sem perder de vista o cliente e agir com ética, pois deve entender que tem a capacidade de modificar, inspirar e motivar comportamentos.
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Stakeholder: No campo do empreendedorismo, é a pessoa interessada em obter um projeto ou produto com objetivos de negócios claros.
Design centrado no usuário: É uma filosofia de design que procura abordar processos, incluindo o usuário em todas as etapas do desenvolvimento, a fim de resolver suas necessidades específicas.
Metodologia ágil: Metodologia de gerenciamento e desenvolvimento de projetos que promovem a execução eficiente e eficaz das atividades, a fim de otimizar tempos e reduzir custos por meio de iterações curtas, adaptação e comunicação eficaz entre as equipes.
MSc, PMP, PSM, ASF, SAFe Agilist en Laureate International Universities
Diretor de Estratégia en Colorbrand - Estratégia & Experiência
UX Designer/Consultant en Instituto Atlântico
Coordenador de marketing en MedPass
Designer en Schneider Design
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