Startup Sprint

6/10

Leitura

Uma vez que você priorizou a tarefa a ser feita/experimentos chave, você precisa fazer acontecer, custe o que custar. Lembre-se, se trata de foco, e foco é intensidade. Então você pode comparar com uma sprint: vá rápido, com toda sua energia em um curto período de tempo. Isso significa que você deverá fazer alguns sacrifícios entre o que você planejou e o curto tempo que você tem para concluir as coisas. Você pode relacionar isso com a famosa frase “Feito é melhor que perfeito!”

O princípio do Startup Sprint:

Startup Sprint é uma ótima forma de testar sua hipótese ao coletar evidências reais para que você se continue progredindo com o tempo; e é uma ótima maneira de firmar uma cultura de ritmo e aprendizado em tudo o que você faz.

Duração da Sprint: geralmente 1 a 4 semanas (quanto menos tempo, melhor será sua sprint)

O Sprint Circle

O sprint circle pode ser resumido sob um Experimento, com os seguintes passos:

Cada sprint é dividida em diferentes tarefas.
Uma tarefa deve ter um prazo estimado, marcos, pessoa responsável e status:

  • Prazo estimado: deve ser discutida com os outros participantes da sprint. Use uma margem no topo do seu prazo estimado definido.
  • Marcos: dê uma deadline para a tarefa - data que deve ser concluída
  • Pessoa responsável: essa pessoa tem o dever de assegurar que a tarefa será concluída no prazo e bem feita. Isso não significa que ela é quem fará tudo! Mas ela está encarregada de estimular o time a concluir a atividade no tempo.
  • Status: ajuda você a acompanhar o avançar de cada tarefa

O Processo de Sprint NÃO É o Sprint de Design/Agile/Scrum:

Também existe a “Design Sprint Methodology” de Scrum ou Agile e usadas cada vez mais por mais empresas. Elas tem um propósito similar mas são um tanto diferentes que o conceito da Startup Sprint. Lembre-se, você tem menos recursos que eles mas você é mais rápido para tomar decisões e executá-las, então evite usar essas metodologias para o seu contexto.

Ferramentas para Sprint:

Existem diferentes ferramentas que ajudam a organizar a seu Sprint:

  • Notion: procura ser o seu workspace virtual para toda a equipe. Uma característica notável do Notion é que você pode arrastar e soltar o seu card entre categorias diferentes. Por exemplo um card que está em <<Projeto de Produto>> pode ser arrastado para o <<Sprint 001 Março>>. O design de usuário é muito fácil de aprender.

  • Trello: plataforma que ajuda na organização geral e de projetos. Você pode criar cards diversos, assim como também pode movê-los de um status (a fazer) para outro (em progresso, bloqueado, concluído). Você também consegue determinar um prazo para a tarefa.

  • Pivotal Tracker: funciona a favor do projeto e foi desenvolvido primeiramente para projetos de produtos. Permite que você adicione uma estimativa de tempo (velocity). Quando você for iniciar o projeto, clique em play, e quando finalizar, stop, para que então você possa comparar a estimativa de tempo com a realidade e colher aprendizados para projetos similares no futuro.

  • Google Spreadsheet: algumas vezes, é mais fácil (e barato) utilizar a ferramenta básica. Basta construir o seu próprio mastersheet para Sprint. Você pode encontrar uma grande variedade de templates online.

As ferramentas estão aqui para te ajudar a desenhar a sprint e organizar as diferentes conquistas e responsabilidades. Ajudam a coordenar a sua equipe (principalmente se é uma equipe remota - o que é provavelmente a maioria dos casos neste período de COVID-19).

Resumo

Nessa aula nós apresentamos uma das mais usadas e eficientes metodologias para conclusão de tarefas: O Sprint.

O que deve estar em mente:

  • Startups Sprint não é equivalente ao Sprint Scrum ou Agile utilizados por Empresas.
  • O Sprint começa com um objetivo mensurável e específico.
  • Sprints são feitos para testar Suposições.
  • O Sprint pode ser usado na maioria das áreas: Vendas, Marketing, Pessoas, Engenharia & Produtos (pode ser complicado fazer uma sprint em Finanças - mas não é impossível).
  • O design da Sprint pode ser chamada de Experimento:
  • Defina Objetivo
  • Escreva as Suposições
    -Projete o Experimento para testar um Suposição; anote os detalhes do que será feito. Seu objetivo é que se você tiver sucesso, alguém que não seja você também poderá replicar esta fórmula.
  • Defina como você irá acompanhar os resultados.
  • Execute. Note que a pessoa projetando o experimento não é necessariamente a única a executá-lo.
  • Mensure, avalie, aprenda e decida os próximos passos.
  • Você pode utilizar diferentes ferramentas para ajudá-lo em seus sprint: Notion, Pivotal Tracker ou um simples Google Spreadsheet.

Tente!

Enquanto isso, na próxima aula iremos fazer um pequeno curso no gerenciamento da Agenda.

Contribuições 0

Perguntas 0

Ordenar por:

As contribuições, perguntas e respostas são vitais para aprender em comunidade. Registre-se ou faça login para participar .