Startup Sprint

6/10

Leitura

Uma vez que voc√™ priorizou a tarefa a ser feita/experimentos chave, voc√™ precisa fazer acontecer, custe o que custar. Lembre-se, se trata de foco, e foco √© intensidade. Ent√£o voc√™ pode comparar com uma sprint: v√° r√°pido, com toda sua energia em um curto per√≠odo de tempo. Isso significa que voc√™ dever√° fazer alguns sacrif√≠cios entre o que voc√™ planejou e o curto tempo que voc√™ tem para concluir as coisas. Voc√™ pode relacionar isso com a famosa frase ‚ÄúFeito √© melhor que perfeito!‚ÄĚ

O princípio do Startup Sprint:

Startup Sprint é uma ótima forma de testar sua hipótese ao coletar evidências reais para que você se continue progredindo com o tempo; e é uma ótima maneira de firmar uma cultura de ritmo e aprendizado em tudo o que você faz.

Duração da Sprint: geralmente 1 a 4 semanas (quanto menos tempo, melhor será sua sprint)

O Sprint Circle

O sprint circle pode ser resumido sob um Experimento, com os seguintes passos:

Cada sprint é dividida em diferentes tarefas.
Uma tarefa deve ter um prazo estimado, marcos, pessoa respons√°vel e status:

  • Prazo estimado: deve ser discutida com os outros participantes da sprint. Use uma margem no topo do seu prazo estimado definido.
  • Marcos: d√™ uma deadline para a tarefa - data que deve ser conclu√≠da
  • Pessoa respons√°vel: essa pessoa tem o dever de assegurar que a tarefa ser√° conclu√≠da no prazo e bem feita. Isso n√£o significa que ela √© quem far√° tudo! Mas ela est√° encarregada de estimular o time a concluir a atividade no tempo.
  • Status: ajuda voc√™ a acompanhar o avan√ßar de cada tarefa

O Processo de Sprint N√ÉO √Č o Sprint de Design/Agile/Scrum:

Tamb√©m existe a ‚ÄúDesign Sprint Methodology‚ÄĚ de Scrum ou Agile e usadas cada vez mais por mais empresas. Elas tem um prop√≥sito similar mas s√£o um tanto diferentes que o conceito da Startup Sprint. Lembre-se, voc√™ tem menos recursos que eles mas voc√™ √© mais r√°pido para tomar decis√Ķes e execut√°-las, ent√£o evite usar essas metodologias para o seu contexto.

Ferramentas para Sprint:

Existem diferentes ferramentas que ajudam a organizar a seu Sprint:

  • Notion: procura ser o seu workspace virtual para toda a equipe. Uma caracter√≠stica not√°vel do Notion √© que voc√™ pode arrastar e soltar o seu card entre categorias diferentes. Por exemplo um card que est√° em <<Projeto de Produto>> pode ser arrastado para o <<Sprint 001 Mar√ßo>>. O design de usu√°rio √© muito f√°cil de aprender.

  • Trello: plataforma que ajuda na organiza√ß√£o geral e de projetos. Voc√™ pode criar cards diversos, assim como tamb√©m pode mov√™-los de um status (a fazer) para outro (em progresso, bloqueado, conclu√≠do). Voc√™ tamb√©m consegue determinar um prazo para a tarefa.

  • Pivotal Tracker: funciona a favor do projeto e foi desenvolvido primeiramente para projetos de produtos. Permite que voc√™ adicione uma estimativa de tempo (velocity). Quando voc√™ for iniciar o projeto, clique em play, e quando finalizar, stop, para que ent√£o voc√™ possa comparar a estimativa de tempo com a realidade e colher aprendizados para projetos similares no futuro.

  • Google Spreadsheet: algumas vezes, √© mais f√°cil (e barato) utilizar a ferramenta b√°sica. Basta construir o seu pr√≥prio mastersheet para Sprint. Voc√™ pode encontrar uma grande variedade de templates online.

As ferramentas estão aqui para te ajudar a desenhar a sprint e organizar as diferentes conquistas e responsabilidades. Ajudam a coordenar a sua equipe (principalmente se é uma equipe remota - o que é provavelmente a maioria dos casos neste período de COVID-19).

Resumo

Nessa aula nós apresentamos uma das mais usadas e eficientes metodologias para conclusão de tarefas: O Sprint.

O que deve estar em mente:

  • Startups Sprint n√£o √© equivalente ao Sprint Scrum ou Agile utilizados por Empresas.
  • O Sprint come√ßa com um objetivo mensur√°vel e espec√≠fico.
  • Sprints s√£o feitos para testar Suposi√ß√Ķes.
  • O Sprint pode ser usado na maioria das √°reas: Vendas, Marketing, Pessoas, Engenharia & Produtos (pode ser complicado fazer uma sprint em Finan√ßas - mas n√£o √© imposs√≠vel).
  • O design da Sprint pode ser chamada de Experimento:
  • Defina Objetivo
  • Escreva as Suposi√ß√Ķes
    -Projete o Experimento para testar um Suposição; anote os detalhes do que será feito. Seu objetivo é que se você tiver sucesso, alguém que não seja você também poderá replicar esta fórmula.
  • Defina como voc√™ ir√° acompanhar os resultados.
  • Execute. Note que a pessoa projetando o experimento n√£o √© necessariamente a √ļnica a execut√°-lo.
  • Mensure, avalie, aprenda e decida os pr√≥ximos passos.
  • Voc√™ pode utilizar diferentes ferramentas para ajud√°-lo em seus sprint: Notion, Pivotal Tracker ou um simples Google Spreadsheet.

Tente!

Enquanto isso, na próxima aula iremos fazer um pequeno curso no gerenciamento da Agenda.

Contribui√ß√Ķes 0

Perguntas 0

Ordenar por:

As contribui√ß√Ķes, perguntas e respostas s√£o vitais para aprender em comunidade. Registre-se ou fa√ßa login para participar .