1

Como tirar suas dúvidas, boas práticas e dicas.

Olá caro(a) aluno(a) do curso de Desenvolvimento de Software com PHP, me chamo Felipe Ladislau e sou seu professor no nosso curso.
As dúvidas são comuns ao longo do curso, especialmente se estiver iniciando no mundo da programação através deste curso, para isto vou lhe orientar sobre as melhores maneiras de esclarece-las.

  • Fórum: Quando for publicar suas dúvidas no fórum é importante ser claro, procure fornecer antes da sua pergunta alguma TAG ou dica sobre o assunto (Ex: [Dúvida][MySQL][PDO]).

  • Compartilhamento de código: Quando for tirar alguma dúvida, você provavelmente irá precisar compartilhar algum código, para isto você deve utilizar alguma ferramenta para tal, de forma que o código fique identado e formatado, você pode utilizar as seguintes ferramentas:

    • GitHub: Para códigos maiores, se estiver trabalhando com um repositório ao longo do desenvolvimento esta é a ferramenta mais indicada.

    • Pastebin: Quando precisar compartilhar uma parte de um código você pode utilizar o Pastebin, ele é prático e rápido.

    • Collabedit: Também para códigos rápidos, ele não precisa de login e você pode compartilhar seu código em poucos segundos.

  • Dúvidas no fórum: Seja claro com as questões, utilize o idioma corretamente sem gírias, releia a publicação antes de postar e confira se tudo está claro.

  • Respostas no fórum: Quando for responder seus colegas, seja proativo, procure comentar dúvidas caso saiba a resposta, se tiver algum link externo para compartilhar utilize encurtadores, desta forma sua publicação não fica poluída, sempre trate seus colegas de curso com respeito, alguma dúvida de um colega pode ser algo complicado para ele e simples para você 😉.

  • Stack Overflow: Existem fóruns públicos como o stack que agregam perguntas de muitas pessoas, é importante que aprenda a realizar pesquisas on-line e a resolver suas dúvidas, antes de publicar algo pesquise, pode ser mais rápido do que imagina.

  • Respostas do professor: Caso precise de uma resposta mais ágil e não possa esperar muito, você pode me enviar as perguntas diretamente, para isto você pode utilizar o inbox do Twitter (@felipeladislau0) ou o meu e-mail ([email protected]), para isto seja claro, utilize as tags e o mais importante, no assunto digite “DÚVIDA - PHP PLATZI”, desta forma irei identificar sua dúvida e responder rapidamente.

Lembre-se, é essencial que seja proativo e busque as informações, pesquise alternativas, formas diferentes de desenvolver o mesmo código e tente implementar mais ferramentas e opções, sempre compartilhe no fórum novos códigos e itens interessantes, assim seus colegas podem ter ideias e insights!

Espero que seja bem-sucedido e te espero no curso para aprendermos juntos!

Nunca pare de aparender.

Escreva o seu comentário
+ 2