by platzi brasil
Feedback é uma ferramenta de comunicação usada para desenvolvimento profissional. Pode funcionar como uma válvula de gestão de crise, mas seu principal intuito é criar um canal seguro para expressão de opiniões e avaliações de desempenho.
5 aspectos fundamentais para a construção de um
É importante que o feedback não seja vago e traga exemplos reais. Ao invés de dizer que um colega de trabalho está se comunicando mal, diga “quando você me pediu para fazer tal coisa, você não deixou claro que precisava que isso estivesse em X formato, o que dificultou o trabalho da equipe como um todo”
Uma situação ou fato real não é um feedback a menos que você adicione a ele a sua percepção sobre o que aconteceu. Por que esse comportamento pode ser melhorado?
Trazer uma alternativa é tão importante quanto trazer exemplos práticos, porque torna o feedback mais palpável para quem o está recebendo. Assim, seu comentário não é apenas uma crítica vaga, mas uma oportunidade de co-construção da melhoria.
Deixe claro qual é o resultado esperado a partir da mudança de comportamento. “Ao se comunicar melhor, nós evitamos mal entendidos e nosso trabalho gera resultados melhores, além de pouparmos tempo e retrabalho”.
É importante deixar o canal de comunicação sempre aberto. Pode acontecer de a pessoa ter algo a dizer que escapou à sua percepção, mas o principal objetivo de usar essa estratégia é ter uma conversa com escuta ativa e co-construção do desenvolvimento.
Como desenvolver suas habilidades de liderança
Apesar dessas dicas, dar e receber feedback não é uma receita de bolo. O importante é ter empatia e humanidade na construção dessa conversa. Soft Skills podem te ajudar com isso!
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