Por platzi br

Inteligência Emocional: como desenvolver a sua?

Foi-se o tempo em que inteligência poderia ser vista como sinônimo de razão, e razão como antônimo de emoção!  Você certamente já ouviu falar em Inteligência Emocional, não é mesmo?

Inteligência ➡ Conhecimento, compreensão e apreensão. Emoção ➡ Sentimentos, pensamentos e reação.

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência emocional é, portanto, a compreensão de nós mesmos (o autoconhecimento) usada de maneira estratégica para o gerenciamento de nossas emoções e comportamentos.

Como desenvolver inteligência emocional?

Em seu livro Inteligência Emocional, Daniel Goleman apresenta 4 princípios básicos que podem te ajudar a dar os primeiros passos para desenvolver sua Inteligência Emocional.

Percepção das emoções

Quando falamos sobre Inteligência Emocional, estamos falando também sobre colocar uma lupa nas nossas emoções e entender a fundo nossos sentimentos e os comportamentos que resultam deles.

Raciocínio por meio das emoções

Depois de perceber, é hora de refletir. Aqui é importante mapear tudo aquilo que poderia estar escapando. 

Entendimento das emoções

Não pare na reflexão. É preciso entender profundamente e, aqui, é importante ser carinhoso consigo mesmo e respeitar seus próprios processos.

Gerenciamento das emoções

Lembre-se que gerenciar emoções não é sobre manipular seus próprios sentimentos ou fingir algo, é sobre entender comportamentos que você podia nem saber que existiam e saber como lidar melhor com eles.

Aprofunde-se no tema de Inteligência Emocional

Quer saber como colocar tudo isso em prática e ter as melhores ferramentas, recursos e estratégias para desenvolver sua Inteligência Emocional? 

curso de

curso de

curso de

Cursos de Soft Skills