Por platzi br
Foi-se o tempo em que inteligência poderia ser vista como sinônimo de razão, e razão como antônimo de emoção! Você certamente já ouviu falar em Inteligência Emocional, não é mesmo?
Inteligência ➡ Conhecimento, compreensão e apreensão. Emoção ➡ Sentimentos, pensamentos e reação.
Inteligência emocional é, portanto, a compreensão de nós mesmos (o autoconhecimento) usada de maneira estratégica para o gerenciamento de nossas emoções e comportamentos.
Quando falamos sobre Inteligência Emocional, estamos falando também sobre colocar uma lupa nas nossas emoções e entender a fundo nossos sentimentos e os comportamentos que resultam deles.
Depois de perceber, é hora de refletir. Aqui é importante mapear tudo aquilo que poderia estar escapando.
Não pare na reflexão. É preciso entender profundamente e, aqui, é importante ser carinhoso consigo mesmo e respeitar seus próprios processos.
Lembre-se que gerenciar emoções não é sobre manipular seus próprios sentimentos ou fingir algo, é sobre entender comportamentos que você podia nem saber que existiam e saber como lidar melhor com eles.
Quer saber como colocar tudo isso em prática e ter as melhores ferramentas, recursos e estratégias para desenvolver sua Inteligência Emocional?