Sonia Ardila @soniaardila1, é cientista de dados e Data Storyteller, professora épica da Platzi. A Sonia combina a estatística, matemática, dados e histórias para comunicar resultados aos seus clientes. Este é o resumo da sua palestra em PlatziTalks.
Vender não é fácil: requer talento, empatia e, muitas vezes,capacidade de persuasão, mas isso você já sabia. O que provavelmente não sabe é que existem recursos de comunicação assertiva que, em conjunto com a aplicação de algumas dicas, são infalíveis na hora de vender.
Portanto, não importa se o seu objetivo é vender um carro ou um pouco de areia no deserto, se você souber como usá-la, a ferramenta de storytelling é muito poderosa e capaz de te ajudar a alcançar os seus objetivos comerciais. Para aprender como usá-la, leia o seguinte post.
Quando apresentamos um app a um cliente, por exemplo, mais importante que a linguagem de programação é a linguagem de comunicação.
Como funciona? Bem, deve-se encontrar o lado empático do discurso de venda. Assim, se eu quiser vender um app que permite organizar a agenda e o estilo de vida dos usuários, certamente o meu discurso não deve ser sobre a parte técnica do app, mas sobre as vantagens incríveis que ele pode representar na vida dos usuários.
Conte histórias
Claro, nem sempre o nosso produto é fácil de abordar em um discurso, então podemos usar as histórias para nos ajudar a levar nossos usuário ao ponto em que queremos. O storytelling é tão eficaz porque toma proveito da busca das emoções para empatizar com o usuário. O storytelling é sobre vender histórias.
Por que gostamos de histórias? Quando ouvimos uma história, nossos cérebros se sincronizam: isto se chama acoplamento neural, que é uma descarga de dopamina, o que, no final das contas, se traduz em uma sensação de bem-estar e prazer.
¿Como contar dados com storytelling?
Para montar uma história, devemos ter um princípio, um meio e um fim. Você lembra das partes dos contos? É o mesmo princípio aplicado no storytelling.
Estas são as fases:
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Apresentação ou dados: não há história sem contexto. Para começar, devemos conhecer e explorar os dados para avaliar o comportamento dos usuários. Os dados são o conteúdo, mas a forma de apresentar os dados nos dá o contexto da história.
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O conflito: pense nas características do seu produto e nos sentimentos que você quer despertar nos usuários quando pensem no que você vende. Para defini-lo, você só precisa responder uma pergunta: “quais sentimentos você quer despertar no seu público?”
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A reviravolta: existe um dado que não se comporta como os outros. Se trata de um plus que faz com que o seu produto seja único.
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A solução: é o momento em que você alcança o seu objetivo. A conclusão natural da história deve ser que a melhor solução ao problema é, justamente, o produto ou serviço que estamos tentando vender. No geral, o ápice de empatia do discurso se concentra neste ponto. O fim ideal tem um call to action, que não é outra coisa além de uma convite direto para adquirir o produto.
Portanto, o storytelling é uma ferramenta que permite vender produtos ou serviços através de histórias que gerem empatia com os usuários. Devemos conhecer o que vendemos para criar histórias incríveis que nos ajudem com o processo. Para isto, utilizamos a criação de uma história com começo, meio e, obviamente, um grand finale que não é outro senão a venda.
Agora que você conhece a utilidade do storytelling para a sua empresa ou empreendimento, que tal fazer o curso para conseguir vendas com final de conto de fadas?