Descubra como esse modelo pode funcionar pra você!
Pode ser para experimentar-se em novas áreas e atividades, pode ser como complemento de renda ou porque você acredita que pode render mais trabalhando exclusivamente para você e criando a sua “EUpresa”. São inúmeras as motivações que levam um profissional a escolher o modelo freelancer e, no cenário atual, há muitos os profissionais que já optam por construir o seu modelo próprio de trabalho, seus horários, ambientes e atividades.
Alguns atributos do modelo de trabalho freelancer são os responsáveis por atrair muitos profissionais, como o maior equilíbrio pessoal e profissional, flexibilidade de agenda, relação horas trabalhadas e remuneração e a ampliação da rede de contatos, uma vez que o freelancer dificilmente tem limites geográficos (dependendo da área de atuação e serviço prestado). Mas, o que é fundamental saber, é que algumas empresas e profissionais também reconhecem as vantagens da contratação de freelancers para algumas atividades. E quais seriam estas vantagens para o contratante?
A contratação de um ou mais profissionais freelancers para determinadas atividades ou em épocas específicas pode assegurar maior agilidade às empresas, além de evitar sobrecarga de sua equipe ou desvio de contrato em caso de contratação fechada com algumas empresas.
O freelancer ainda tende a ter disponibilidade de dedicação exclusiva para entregar um projeto em prazo menor para a empresa cliente.
Ouvimos frequentemente que colaboradores custam para as empresas praticamente o dobro dos seus salários, dada a carga tributária e benefícios. Um freelancer custará somente o valor do projeto ou horas que acordar com o cliente em orçamento e contrato.
O que significa que sua hora pode valer mais (principalmente se somada a questão da agilidade citada acima) e não esqueça que é você quem deve prever os seus impostos, taxas e benefícios (plano de saúde, odontológico e etc.).
É atrativo para as empresas poder contar com profissionais especializados em determinadas atividades para trabalhos temporários, que normalmente não justificam um vínculo empregatício.
Por isso falamos tanto sobre especializar-se e continuar se aperfeiçoando na área que você escolheu atuar.
Como nem tudo são flores, esses são alguns dos principais indicados pelos freelancers que já estão no mercado como pontos de atenção, ou principais preocupações:
A boa notícia? Tudo deixa de ser uma preocupação quando você se organiza. E é por isso que o curso de freelancer da Platzi já pensou em todos os detalhes e trouxe um kit completo de ferramentas focadas na sua organização, produtividade e qualidade de vida. Ou seja, a ideia é te apoiar para que nenhuma destas seja mesmo uma preocupação, afinal, profissional preparado está tranquilo para se concentrar no trabalho.
Comece agora mesmo o curso de Freelancer.