Saiba mais sobre nosso Curso de Inglês Básico: Vocabulário e Expressões

É muito comum pensar que para aumentar o vocabulário em inglês, você precisa simplesmente decorar novas palavras. Mas será que só saber um monte de palavras realmente significa ter um bom vocabulário?

Nesse blogpost eu vou mostrar para você o que significa, de verdade, ter um bom vocabulário e como você pode, de maneira prática, chegar lá!

Como aumentar o vocabulário com qualidade?

Não podemos negar que o fato de que saber as palavras do idioma te ajuda na hora da conversação e que sem vocabulário é muito difícil ter uma comunicação assertiva. Mas você sabe o momento correto de utilizar todas essas palavras que você aprendeu?

É importante entender que só saber várias palavras prova que você tem uma excelente memória, mas não necessariamente um bom vocabulário. Ter um bom vocabulário em um idioma é, na verdade, ser capaz de conseguir utilizar todas as palavras do uso cotidiano de maneira natural e correta.

Saber todas as cores existentes não faz com que seu vocabulário seja bom, se você não souber, ou puder, utilizá-las dentro de uma conversa.

Também é importante lembrar que não só de palavras se faz uma ideia. Você também deve entender as construções gramaticais, e saber combinar as palavras de maneira natural. Isso te ajudará a se comunicar de maneira mais fluente, clara e coerente.

Mas então como eu posso unir os dois conceitos? Como aumentar o vocabulário em inglês sem ficar apenas decorando palavras? Abaixo você encontrará 3 dicas que te ajudarão a melhorar seu vocabulário em inglês de maneira prática:

Utilize dicionários inglês-inglês e dicionários visuais

Já sabemos que os dicionários nos ajudam a entender o significado das palavras, mas eles não servem somente para isso!

01.png

É importante consultar dicionários confiáveis, onde você não só aprenderá o significado da palavra, mas também a sua transcrição fonética e até a pronúncia correta. A maioria dos dicionários virtuais já conta com essa funcionalidade, e alguns já inclusive apresentam imagens.

O uso de associação por meio de imagens sempre foi muito utilizado no ensino de idiomas, com os famosos ‘flashcards’. Já que associar uma palavra com uma imagem ajuda na fixação do termo, trata-se de uma boa maneira de aumentar o vocabulário em inglês.

Lembre-se que o ideal é utilizar um dicionário inglês-inglês, não somente para evitar que sua mente fique traduzindo sempre a palavra, mas também para ajudar você a entender o real contexto que aquele termo pode ser utilizado.

Mantenha suas anotações em dia

Às vezes dá preguiça anotar as coisas novas que vamos aprendendo, eu sei! Mas é uma parte importante do processo de aprendizado e uma das mais simples técnicas para aumentar o vocabulário em inglês.

Fazer anotações não significa anotar absolutamente tudo o que você acaba de aprender. Você deve anotar o mais importante, de maneira resumida. E esse é o primeiro motivo pelo qual fazer anotações é tão importante, já que ajuda você a resumir o que você compreendeu e absorveu daquilo que escutou ou leu.

02.png

O segundo motivo é que anotar faz com que você preste mais atenção no que você está aprendendo, já que você precisa se esforçar um pouco mais do que se você só estivesse escutando. Se você está vendo um vídeo, por exemplo, pause, veja outra vez, quantas vezes forem necessárias para que você consiga fazer todas as suas anotações antes de seguir.

Minha dica é: anote livremente as novas palavras e expressões, seja em um caderno, no celular, no computador… Onde e como você se sentir melhor. O importante é sempre tentar fazer as suas próprias anotações, porque por mais interessante que seja ler as anotações de outras pessoas, o aprendizado real está em você aprender a sintetizar o conhecimento.

Aqui nos cursos da Platzi, você pode ficar sempre de olho nos comentários de outros estudantes e escrever suas descobertas também! É uma ótima maneira de não apenas fixar o novo vocabulário, mas também compartilhar e aprender em comunidade.

Utilize exemplos e ponha seu aprendizado em prática

Já falamos disso anteriormente. De nada adianta saber 5000 palavras em inglês se você não sabe como ou quando utilizá-las. Na teoria tudo parece mais fácil, mas é importante saber colocar o seu vocabulário em prática, e uma maneira de fazer isso é criando exemplos para as palavras e expressões novas que você está aprendendo.

03.png

Entender em que contextos utilizar uma palavra ou expressão fará com que a maneira que você se comunica seja mais fluída e natural. E é essa é a melhor maneira de aumentar o vocabulário em inglês!

Para isso, sempre que você aprender uma nova palavra você deve aplicá-la a um exemplo. Isso ajudará você a transformar esse novo vocabulário de uma memória de curto prazo a uma memória de longo prazo, já que você saberá o contexto em que utilizar essa nova palavra ou expressão em uma conversa.

Não precisa ser nada super extenso e complexo. Você pode criar uma frase simples e isso já te ajudará a tornar esse novo vocabulário “real” nas suas conversas cotidianas.

Também é legal que você se concentre em um vocabulário que realmente faça sentido. Se você aprende algo que raramente irá utilizar, pense duas vezes se vale a pena se esforçar tanto para ter isso em seu vocabulário.

Aumente o vocabulário em inglês com a Platzi!

Agora que você já sabe como absorver de maneira mais eficiente o novo vocabulário que você irá aprender, eu te convido a dar uma olhada no Curso de Inglês Intermediário: Vocabulários e Expressões.

Nele, você aprenderá novo vocabulário para se expressar melhor. Seja numa conversa sobre você mesmo e aquilo que está ao seu redor, seja para expressar suas opiniões e ideias, sentimentos e pensamentos. Você aprenderá algumas expressões úteis para o seu dia a dia, e também como fazer sugestões e falar dos seus planos para o futuro!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que