A escolha dos melhores talentos
Ao longo do árduo caminho de criação da sua startup, você teve que encontrar as pessoas certas para fundar sua empresa junto com você. Vocês têm a ambição de resolver um problema, compartilham ideais e criaram uma cultura organizacional forte.
Mas agora é hora de ir além: conseguir as pessoas certas para ajudar a desenvolver as soluções propostas por sua startup. Comece se perguntando:
Por que os melhores talentos se interessariam por minha startup?
As pessoas mais capacitadas têm mais chances de serem contratadas por um número maior de startups e empresas. Então, como fazer sua startup se destacar nesse meio e ser escolhida pelos melhores candidatos?
Uma forma simples de responder isso é através do EVP (Employee Value Proposition), que representa toda a proposta de valor que você entrega ao funcionário, em troca do tempo, trabalho e expertise dele.
O EVP é uma combinação de fatores tangíveis e intangíveis que irão encantar candidatos e colaboradores, convencendo-os a escolherem sua startup e permanecerem lá.
Os tangíveis são mais fáceis de compreender porque estão presentes em qualquer vaga de trabalho. Representam a remuneração, férias, benefícios, participação nos resultados, etc. São fatores extremamente importantes e que já vão tornar sua startup competitiva no mercado.
Mas e os fatores intangíveis? As recompensas estão relacionadas a:
-
Forte cultura organizacional da sua startup que cria ambientes de trabalho agradáveis;
-
Apoio quanto ao bem-estar físico e emocional;
-
Forte propósito organizacional, enraizado nos funcionários;
-
Valorização e reconhecimento do trabalho dos colaboradores.
E vão além disso: cobrem os aspectos de como a startup gera oportunidades de desenvolvimento e traça planos de carreira, pratica a constante avaliação e feedbacks. Isto é, foca no desenvolvimento dos funcionários, pois são eles que fazem a sua startup crescer.
Para saber mais sobre como atrair os candidatos certos assista ao curso Startup Academy da Platzi, onde você aprenderá com os fundadores, os CEOs, os CROs e os COOs das principais startups brasileiras assuntos como recrutamento, cultura, fundraising, MVP e muito mais.