Programação básica: o que é e por que aprender?

A programação vem deixando de ser coisa de nerd, passando a ser essencial para quem deseja aprender e crescer no setor. Saber pelo menos programação básica tornou-se uma habilidade necessária para resolver problemas e com bastante demanda mesmo em cargos nem tão tecnológicos.

Contudo, é uma linguagem onde conversamos com as máquinas. Por isso, é necessário aprender diversas tecnologias para entender a programação e compreender os seus benefícios.

Ao longo deste conteúdo iremos explicar o que é programação básica, para que serve e quais são suas principais vantagens. 

Vamos lá?

O que é programação básica

A programação básica é um processo de escrita, testes e manutenções de programas de computadores. Esses programas são compostos por conjuntos de instruções que são determinados pelo programador, responsável por descrever as tarefas que a máquina vai realizar e atender às várias finalidades.

Tudo isso está ligado à história dos computadores, onde a primeira programadora foi uma mulher, responsável por escrever um código que possibilitasse a utilização da máquina analítica de Charles Babbage.

A máquina, de difícil comunicação, é considerada a mãe dos computadores eletrônicos da atualidade.

Como aprender programação básica para iniciantes?

Aprender a programar necessita de coisas simples, como conceitos básicos, lógicas de programação e algoritmos. São eles que irão criar os fundamentos para fazer com que os programas sejam mais estruturados e complexos.

Com a alta tecnologia, é possível realizar cursos por assinatura, aprendendo online, sem necessidade de deslocamento e gastos com transportes ou materiais extras.

Aqui na Platzi, o Curso de Programação Básica está gratuito! Nele, você pode aprender JavaScript, HTML e CSS começando pelo básico, de forma prática e efetiva.

Mas não pare nesse curso!

  • Escolha uma linguagem de programação (python ou java, por exemplo);
  • Pratique muito;
  • Tenha a lógica da programação em primeiro lugar;
  • Estude com amigos;
  • Crie projetos, como aqueles do curso, para exercitar o que está aprendendo.

4 vantagens de aprender programação básica

Ainda na dúvida sobre a programação básica? 

A seguir, conheça 4 vantagens importantes para quem deseja seguir nessa área e fazer carreira junto a tecnologia.

Estimula o raciocínio lógico e a criatividade

Ao aprender a linguagem da programação, o profissional passa a pensar de forma mais estruturada. 

Ações são designadas para serem cumpridas pelo computador, com base em códigos específicos, criados por sequências numéricas e alfanuméricas. 

Assim, o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico, crítico e criativo é estimulado e ativado.

Auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional

Saber programar auxilia na descoberta de potencialidades, estimulando as aptidões dos profissionais. Ou seja, eles se tornam mais engajados e entusiasmados para seguirem em busca dos muitos desafios. 

Futuramente, por conta das habilidades, ficará mais fácil conquistar destaque no tão concorrido mercado de trabalho.

Incentiva a organização 

Todo o aprendizado faz com que o programador organize os pensamentos e ações que serão tomadas durante as soluções dos desafios. Que podem envolver os projetos de criação de um game ou aplicativo, por exemplo. 

Tudo isso reflete na capacidade de organização geral, assim como no planejamento de tarefas e atividades.

Apoia no ensino das ciências humanas e exatas

As ciências humanas nos permitem conhecer toda a história da programação. Incluindo os primeiros computadores, softwares, códigos, algoritmos e muito mais, fazendo com que o profissional seja mais crítico sobre o assunto e entenda a realidade como um todo. 

Por outro lado, as exatas utilizam do raciocínio lógico, cálculos, números e testes, visando resolver problemas com a matemática para que resultados lógicos e precisos sejam alcançados.

Programação básica e preparo para o mercado de trabalho

Se preparar para o futuro é fundamental para conseguir evoluir na carreira e realizar todos os sonhos profissionais. Assim, é preciso considerar os avanços tecnológicos e pensar como fazer com que os serviços se tornem ainda mais automatizados.

Para atuar com programação básica, fique atento ao mercado de TI. 

Dê os primeiros passos, escolha uma linguagem, não pare de estudar e praticar, assista aulas, realize sempre cursos e capacitações e nunca para de se aperfeiçoar. 

O mercado muda a todo instante, e você precisa acompanhá-lo. A melhor forma de fazer isso é nunca parando de aprender, como diz o lema da Platzi!

Principais carreiras na área da programação

O programador é responsável por criar sistemas e programas por meio de códigos. Isso inclui aplicativos de mensagens, de relacionamento, jogos e até bandos digitais para uso de celulares. 

Além disso, esse profissional também pode criar softwares para computadores, notebooks e tablets. 

As principais carreiras para programadores são:

  • Programador Desktop: responsável por aplicar sistemas internos para relacionar apenas uma máquina em uma rede específica de computadores;
  • Programador Web: responsável pela programação de sistemas web e sites;
  • Programador Mobile: cria aplicativos para dispositivos móveis e celulares;
  • Programador de Jogos: desenvolve lógica e estratégias de um jogo digital, ou seja, cria jogos para plataformas digitais, videogames ou dispositivos móveis.

Agora que você já conhece mais sobre a profissão, é hora de escolher a melhor forma e começar a estudar. 

O futuro será ainda mais tecnológico, e quem se aperfeiçoar nesse meio certamente terá muito mais chance no mercado de trabalho.

Dê o primeiro passo com a Platzi, conheça o Curso grátis de Programação Web!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que