O que é lifelong learning? Entenda esse conceito!

Na área da educação, ouvimos falar cada dia mais sobre esse conceito importantíssimo. Mas, afinal de contas, o que é lifelong learning? O que essa premissa tem a ver com a educação e os cursos online?

Neste artigo, você vai entender o que é lifelong learning e qual é o histórico por trás desse conceito. Além disso, entenderá a relação dele com a educação online e quais as características de um lifelong learner.

O que é lifelong learning?

Lifelong learning significa “aprendizado ao longo de toda a vida” e parte do pressuposto de que nunca paramos de aprender, bem como de que nunca é cedo ou tarde para se desenvolver.

No livro “Lifelong learners — o poder do aprendizado contínuo”, o autor Conrado Schlochauer defende que aprender sempre é possível e desejável! Ele defende também um novo caminho e a construção das jornadas de aprendizagem a partir dessa perspectiva.

Segundo ele, grandes nomes, como Bill Gates, se valem desse conceito para permanecer em constante desenvolvimento.

Afinal, sem ser capaz de aprender sempre seria impossível gerar inovação tecnológica e acompanhar a velocidade de mudança que presenciamos no mercado (seja no mercado de bens de consumo, de tecnologia, de trabalho ou de educação). E, como sempre falamos aqui na Platzi, não inovar é ficar para trás!

Para além do trabalho

Nunca parar de aprender é fundamental para ser um profissional de sucesso hoje em dia, mas o lifelong learning vai muito além disso!

“Mas suas implicações vão além da questão do trabalho e passam pela nossa vivência como indivíduos. Precisaremos repensar o aprendizado para interagir melhor com um mundo de constante mudança social e cultural, inclusive pensando nas tendências de longevidade e de novas descobertas e possibilidades neurológicas e comportamentais.” (Conrado Schlochauer)

Como ser um lifelong learner

Nas palavras do próprio Conrado, “Não é preciso ser um Bill Gates para ser aprendiz ao longo da vida. O que precisamos é de uma boa estratégia e boas práticas”.

Vamos ver algumas delas?

1. Defina o que vai aprender

Segundo o autor, esse é o primeiro passo. Mas não interprete mal essa frase: isso não quer dizer que a única maneira de ser um lifelong learner é se afundar em um tema e se tornar o maior especialista nele.

Esse pode ser um dos caminhos, claro. Mas lembre-se que o mercado de trabalho e as empresas precisam tanto de especialistas, quanto de generalistas: ambos os perfis têm seus valores, seus prós e seus contras!

Infográfico sobre perfis de profissionais generalistas e especialistas, informação muito importante para quem quer entender o que é lifelong learning.

Quando falamos sobre definir o que vamos aprender, estamos falando de planejamento. Afinal, sem planejamento as chances de você se perder no meio de tanta informação que você pode acabar encontrando são muito altas!

Aqui na Platzi você pode se basear nas Formações criadas por nossos especialistas em educação para aprender grandes tópicos como programação, marketing, soft skills, inglês ou até mesmo negócios!

Além disso, você pode exercer a autonomia que o autor incentiva os lifelong learners a terem, criando sua própria trilha de aprendizagem!

2. Entenda qual o seu tipo de aprendizagem

É consenso hoje em dia que existem várias formas de aprendizagem e que cada um aprende de uma forma diferente. O lifelong learning também depende que você tenha autoconhecimento.

Podemos dividir os estilos de aprendizagem em quatro categorias principais: visual, auditiva, cinestésica e digital. Para saber mais sobre isso, você pode conferir a quarta aula do Curso de Estratégias para Aprender Online: Etapas e principais estilos de aprendizagem.

Além disso, cada um tem seu ritmo para aprender, e essa é mais uma das vantagens de estudar em uma plataforma como a Platzi: com ela, você pode aprender no seu ritmo e até estabelecer metas semanais para acompanhar de perto seu progresso e se manter estimulado!

3. Crie hábitos de aprendizagem

A construção de hábitos saudáveis de aprendizagem é fundamental para ser um lifelong learner. Isso porque a constância faz com que você aprenda cada vez mais facilmente e grave as informações com maior eficácia!

Assim, você nunca para de aprender e a aprendizagem se torna algo natural que você vivencia no seu dia a dia.

4. Estimule sua curiosidade

O conceito de lifelong learning depende de uma curiosidade aguçada! Essa característica é fundamental para se manter motivado a aprender sempre.

Para estimular sua curiosidade, pergunte-se sobre as coisas ao seu redor. Você já se perguntou, por exemplo, quais são as tecnologias responsáveis por te mostrar agora mesmo esse texto que está lendo? Como funciona o monitor, como ele recebe essa informação? Como funcionam os sites? E a internet?

Se você tem interesse em saber como tudo isso funciona, a aula Como funciona um computador é um bom começo!

Mas, caso esse não seja um tópico que desperte sua curiosidade, procure por algo que realmente te interesse e comece a se perguntar sobre esse assunto.

5. Invista em seu desenvolvimento

Muitas das informações que você procura e das coisas que você quer aprender você pode encontrar na internet, mas isso vai te fazer passar por uma série de dificuldades. Muitas vezes, as informações que você encontra no Google vão estar incompletas ou até mesmo trazer incoerências.

É por isso que, muitas vezes, é preciso investir em seu desenvolvimento. Isso vai tornar o seu caminho como lifelong learner mais simples!

Afinal, se os recursos e plataformas existem, por que não fazer uso deles? Utilize a internet ao seu favor selecionando as informações que consome de maneira criteriosa!

Plataformas de cursos online como a Platzi agrupam um conjunto de informações relevantes das mais diversas áreas. Assim, você garante que todo o conhecimento que está adquirindo vem de uma fonte confiável e não precisa ficar correndo atrás de um conhecimento espalhado pela Web.

Contexto por trás do conceito de lifelong learning

No final do século XX (1994) com a chegada da internet comercial o mundo como conhecíamos até então mudou. Não apenas por uma surpreendente quantidade de novas tecnologias que impactaram de forma inédita as empresas e governos, assim como causou mudanças no comportamento e hábitos de consumidores.

Neste “admirável novo mundo” que se instalou, que ficou conhecido como a “Nova Economia”,  foi exigido que as pessoas tivessem que adotar novos padrões de comportamento, uma maneira diferente de pensar as relações sociais e, sobretudo, de desenvolver uma capacidade especial para assimilar novos conhecimentos, competências e habilidades.

É neste cenário que a educação mundial ganhou uma dimensão única com a consolidação do ensino online.

Barreiras geográficas foram rompidas, recursos midiáticos (som, imagens e vídeos) foram viabilizados como ferramentas de aprendizagem frequente, interação entre alunos e professores em todos os lugares (de forma síncrona ou assíncrona) e escalabilidade do conhecimento permitido pela WEB, foram apenas alguns dos benefícios do ensino online.

Os avanços em menos de três décadas são impressionantes e já é um senso comum entre as organizações responsáveis por mensurar os impactos da educação, sobre a evolução e consolidação desta modalidade de ensino.

A educação online e o lifelong learning

Na chamada “Nova Economia” todos os profissionais, independente da área de atuação e formação, precisam lidar com abundância de informações, imprevisibilidade e busca constante por atualização. O conceito de lifelong learning, é um tema recorrente nos círculos educacionais e empresariais neste momento.

A pergunta que sempre faço é a seguinte: “É possível adotar o aprendizado para sempre sem o uso intensivo do ensino online?”. A resposta é muito simples: certamente não.

Acredito que educação presencial e online não necessariamente são excludentes. Até porque o ensino presencial cada vez mais faz uso do ensino online.

Como professor e consultor, preciso manter-me constantemente  atualizado e faço isso 90% por meio do ensino online atualmente. Me sinto extremamente privilegiado por viver este momento. E afirmo de forma categórica que não é possível adotar o lifelong learning sem o ensino online na nova economia.

Então, vamos aproveitar esta oportunidade? Aproveite esta oportunidade fazendo o Curso Estratégias para Aprender Online.

Postagens Relacionadas

Com a transformação digital e a importância da tecnologia no dia a dia, é cada vez mais comum se deparar com a necessidade de
Our Community comes first. Nossa Comunidade vem em primeiro lugar. Na Platzi English Academy vivemos e respiramos isso todos os dias. Quando falamos com
Quando estudamos sobre negócios e inovação, muito se fala sobre a importância do diferencial competitivo. Afinal de contas, ter um diferencial competitivo é se
“Describe your family members”. A maior parte das pessoas que estão aprendendo inglês já devem ter escutado essa frase. Isso porque falar sobre elementos