Hábitos saudáveis: o que são e como adotar

Com muita frequência, nós nos perguntamos “por que é tão difícil mudar alguns hábitos não saudáveis”? Tenho certeza que em algum início de ano, você já deve ter feito aquelas famosas promessas de ano novo.

Provavelmente, você tinha as melhores intenções em começar o ano com o pé direito, buscando o que há de melhor em você. Nessas promessas, você quis perder peso, desenvolver o hábito da leitura, começar a exercitar-se na academia, melhorar os relacionamentos e, quem sabe, até mesmo encontrar um novo trabalho.

Todas essas promessas, mesmo que com ótimas intenções, não duraram 1 semana. E logo após esse banho de água fria, você provavelmente se sentiu muito mal. Começou a se questionar o motivo de ser tão difícil mudar ou criar hábitos saudáveis.

Um hábito pode ser definido como um comportamento repetido muitas vezes. O tempo todo fazemos ações que podem, ou não, se tornarem hábitos. Se essas ações forem repetidas inúmeras vezes, nossa mente entende que é preciso executar a tarefa com a maior automaticidade possível. Bingo!, esse é o momento em que hábitos são formados.

O que são hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis são aqueles comportamentos repetidos e automáticos que geram um resultado positivo para você. Seja porque eles ajudam no seu bem-estar físico ou emocional, na sua saúde mental, na sua produtividade ou mesmo a alcançar determinado objetivo.

Hábitos Saudáveis podem ser usados para melhorar o seu ambiente de trabalho, sua performance profissional, relacionamentos interpessoais, propósito de vida, além de lhe fazer ter uma vida mais plena.

Quais são os hábitos saudáveis?

Confira essa lista de exemplos de hábitos saudáveis para se inspirar:

  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Fazer exercícios físicos com regularidade;
  • Meditar diariamente;
  • Registrar detalhes do seu dia;
  • Caminhar com regularidade;
  • Mudar um pouco os trajetos diários;
  • Alongar-se algumas vezes ao longo do dia;
  • Alimentar-se bem.

Como criar hábitos saudáveis?

Se você deseja modificar um hábito, você precisa compreender que o seu comportamento precisa ser repensado ao invés de só pensar na força de vontade ou motivação. Então, agora que você já se inspirou com os hábitos saudáveis da lista de exemplos acima, é hora de colocar em prática algumas estratégias!

Não aposte em transformações radicais

Ao mesmo tempo, em que promessas são feitas no início de cada ano, você provavelmente tentou fazer uma transformação radical de um dia para o outro. Apesar do nosso calendário anual se transformar completamente das 23:59 do dia 31 de dezembro para 00:00 de 1 de janeiro, a realidade é que nossa mente não se transforma tão rapidamente, como em um piscar de olhos.

Ampulheta de vidro com areia vermelha, simbolizando que o tempo passa e os hábitos saudáveis que prometemos muitas vezes não são criados.

Um dos erros mais comuns sobre os hábitos é que pessoas tentam fazer transformações radicais em um curto espaço de tempo, ou então tentam fazer uma mudança tão radical, que ela não se sustenta por 1 semana.

As grandes mudanças acontecem gradativamente e de forma silenciosa, já diziam os sábios.

Se você deseja trabalhar nos hábitos, pense em estratégias pequenas. Um passo de cada vez. Dessa forma sua mente tem tempo para adotar esses novos hábitos sem que isso se torne algo cansativo e desgastante.

Confie no poder da rotina

Rotinas são muito mal vistas em nossa cultura. Sempre que algo cai na rotina, nós temos a tendência a achar isso negativo: rotina de trabalho, de relacionamento, de atividade física, entre outras. Entretanto, não é comum reclamar da rotina de comer uma pizza, dormir, escovar os dentes, viajar, etc.

Nesse breve exemplo, podemos observar algo interessante: a rotina em si não é ruim, o que não gostamos é de fazer algo com frequência que não nos dê prazer.

A rotina pode ser incorporada com elementos de prazer no nosso dia a dia. De fato, eu sou um grande advogado para você aprender a desenvolver rotinas que auxiliem a sua vida e facilite a adoção de hábitos positivos. Afinal de contas, hábitos são comportamentos repetidos inúmeras vezes, ou seja, em outras palavras, hábitos se tornam rotina.

Não desista tão fácil

Não é porque você já prometeu em 5 Reveillons seguidos que iria criar um hábito saudável e não criou, que você nunca poderá adotá-lo!

Provavelmente o que te faltou não foi vontade de mudar ou empolgação. Seu coração estava no lugar certo, você apenas não tinha as ferramentas necessárias para fazer a mudança acontecer e incorporar esse novo hábito saudável.

É por isso que hoje te convido a conferir meu Curso de Hábitos Saudáveis, onde eu te ensino estratégias que vão te guiar neste caminho de desenvolver, criar ou até mesmo modificar e melhorar seus hábitos saudáveis.

Nos vemos no curso!

Por Rudra Das.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que