Aprenda como falar sobre família em inglês!

“Describe your family members”. A maior parte das pessoas que estão aprendendo inglês já devem ter escutado essa frase. Isso porque falar sobre elementos próximos da nossa vida cotidiana é uma ótima maneira de desenvolver suas habilidades em outro idioma. E você? Já sabe como falar sobre família em inglês?

Neste blogpost, a importância da língua inglesa é menos central que a importância da família. Não apenas no sentido figurado, mas no sentido literal, pois é o tema central do que queremos praticar com o Workshop de Inglês Básico A1: Descrição dos Membros da Família.

Mãe e filha caminhando juntas na beira do mar durante o por do sol e aprendendo como falar sobre família em inglês.

Aprender uma segunda língua e desenvolver o nível de inglês requer vários fatores: perseverança, disciplina e, claro, não podemos ignorar o apoio externo e interno que recebemos durante esse processo. O papel da família é muito importante para algumas pessoas, desde a questão financeira até a questão motivacional.

Esse é um dos motivos que faz com que seja importante aprender não apenas como nos apresentar, mas também como apresentar e falar sobre nossa família.

Como falar sobre família em inglês?

Se nosso objetivo é aprender a descrever nossas famílias, existem alguns passos importantes que podem nos ajudar.

1. Aprenda quem compõe uma família

Independentemente do tipo de família que temos: nuclear, monoparental, extensa, política, escolhida, etc., existem diferentes papéis dentro dela. Levando isso em consideração, no workshop você poderá explorar alguns dos papéis para poder falar sobre os membros de nossas famílias.

Vejamos alguns exemplos de frases que você pode escrever em inglês:

  • My family has 4 members: my mother, my father, my sister and I.
  • My sister’s girlfriend is Sam. Sam is 28 years old.
  • My uncle is married. His husband’s name is Steven.
  • My pets are part of my family too. I have one dog and one cat. They are very cute!
4 ilustrações utilizadas para aprender a falar de membros da família em inglês: um casal de homens, mãe e filha tirando uma foto juntas, dois irmãos se cumprimentando e primas passeando juntas.

2. Aprenda a descrever fisicamente as pessoas

Uma parte importante dos níveis básicos de inglês é aprender a usar adjetivos para descrever pessoas. Entre as características que podemos utilizar para essas descrições estão os adjetivos para falar das características físicas de uma pessoa: sua constituição física, cor do cabelo, cor dos olhos, entre outras.

Aqui, vamos além de saber como se diz avô em inglês e podemos incluir how he looks like!

  • My grandfather is short, has short white hair and has dark eyes.
  • My grandmother is short, has brown eyes and some wrinkles on her face.
Um casal de idosos que já são avô e avó descobrindo juntos como falar de sua família em inglês.

3. Aprenda a descrever as rotinas da família

Nesta seção, você pode explorar todas as atividades que são realizadas diariamente, e a frequência com que são realizadas também pode ser incluída.

As rotinas podem ser separadas em fases: manhã, tarde, noite. Também podemos separá-las por aquelas que são feitas de segunda a sexta, outras que são feitas nos finais de semana, aquelas que são feitas em casa ou no trabalho, entre outros tipos de separações.

O importante aqui é entender que rotinas fazem parte dos diversos usos do simple present.

  • Every day, I wake up at 7:00am. After that, I take a shower.
  • My sister gets home at 6:00pm because she finishes work at 5:00pm.
  • My parents usually walk the dog in the morning and in the evening.
  • My nephew goes to school from 8:30am to 2:00pm.
Mulher de cabelo branco colocando no forno uma torta enquanto aprende a falar de sua família no Workshop de Inglês.

4. Aprenda a falar sobre as tarefas domésticas

Nenhuma família pode se salvar das tarefas domésticas!

A partir disso, é muito importante aprender o vocabulário que nos permite comunicar nossas ideias nesse sentido. No workshop você poderá explorar várias tarefas que são realizadas em casa, independentemente do tipo de família que temos.

  • My brother and I always do the dishes in the afternoon.
  • My father sweeps the floor and after that, my mom mops it.
  • My sister takes out the garbage every Wednesday.
Vários utensílios usados nas tarefas domésticas, ilustrando um dos elementos que podem ser abordados enquanto aprendemos como falar sobre família em inglês.

5. Aprenda a usar conectores enquanto fala da sua família

Como última parte da tarefa para atingir os objetivos do workshop, você encontrará exercícios onde aprenderá a fazer parágrafos curtos, descrevendo alguns membros de sua família, suas características físicas… Você pode até mencionar tarefas domésticas e/ou ou parte de suas rotinas, se assim o desejar.

  • My grandmother is nice and kind.
  • My father works very hard but on the weekends, he rests.
  • Every afternoon I make my bed and I do the dishes.

O que mais você aprende falando de sua família?

Além disso, você encontrará exercícios adicionais para praticar alguns plurais irregulares e descrever o local onde eles estão.

Como você já pôde perceber, o Workshop de Inglês Básico A1: Descrição de Membros da Família é uma prática muito completa que nos permitirá desenvolver exercícios adicionais onde você consolidará o conhecimento das aulas sobre o vocabulário simples e comum relacionado às descrições físicas, rotinas e muito mais, para ter um desempenho básico dessa segunda linguagem.

Não se esqueça que, como mencionei no início, disciplina e perseverança são fundamentais para atingirmos nossos objetivos no aprendizado do inglês. Será de vital importância aplicar isso no nosso dia a dia para melhorar e alcançar nossos objetivos.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que